PUBLICIDADE

Italianos criticam Massa e Alonso na Malásia: "domingo de horrores"

24 mar 2013 - 10h58
(atualizado às 11h04)
Compartilhar
Exibir comentários

“Desilusão” e “fracasso” foram palavras utilizadas pela imprensa italiana para definir o desempenho da Ferrari no Grande Prêmio da Malásia de Fórmula 1. Após largar na segunda posição com Felipe Massa e na terceira com Fernando Alonso, a equipe somou apenas dez pontos – pelo quinto lugar do brasileiro. O jornal La Gazzetta dello Sport não perdoou ambos os pilotos da equipe, criticando-os pelo “domingo de horrores” em Sepang.

“Os pilotos da Ferrari faltaram”, publica Umberto Zapelloni, vice-presidente do jornal, em seu blog de automobilismo no site do diário. “A Ferrari perdeu uma grande ocasião, Massa não soube aproveitá-la e Alonso fez uma estupidez”.

O espanhol ultrapassou o brasileiro na largada e assumiu a segunda posição, mas tocou a traseira da Red Bull do alemão Sebastian Vettel. Com a asa dianteira avariada, Alonso poderia ter parado nos boxes ao fim da primeira volta, mas preferiu seguir na corrida. A asa, porém, quebrou-se completamente logo na abertura da segunda volta, o que obrigou o piloto a abandonar.

Depois da etapa, o espanhol disse que acreditava que o equipamento fosse suportar até o “terceiro ou quarto giro”, quando trocaria os pneus intermediários pelos de pista seca. Apesar do resultado, o piloto classificou essa decisão como “certa”, dizendo que valia a pena correr esse risco para tentar vencer. O chefe ferrarista, Stefano Domenicali, mostrou outra opinião: ele afirmou que o time correu "um risco inútil" ao não antecipar o pit stop para trocar a asa.

“Alonso errou na segunda curva tocando Vettel e tentou continuar na corrida com a asa solta”, analisa o jornal. “Erro grave. De condução e de presunção, com a cumplicidade do box, que não o obrigou a entrar imediatamente, confiando em seu feeling. Mas neste domingo de horrores não foi bem também Massa, que partiu muito mal e teve também a tentação de fechar na direita Alonso, que estava na caça de Vettel. Se você se qualifica na frente de seu companheiro e depois larga assim não serve para nada”, completa.

Também crítico, o jornal Corriere dello Sport fala em “desilusão” na Ferrari, criticando a “estratégia errada” tomada pela equipe com Alonso e afirmando que “Massa limita os danos com a quinta posição, mas paga pela feia largada”.

“Dia negro para a Ferrari”, escreve o jornal La Stampa, que classifica o desempenho de Massa como “incolor, sobretudo com o circuito molhado”, no início da prova, quando o piloto reconheceu ter sofrido com a alta degradação dos pneus intermediários. “Alonso perde a testa”, completa o diário, avaliando que o espanhol cometeu “um erro de presunção tão grande quanto incompreensível”.

“Desilusão vermelha”, titula o TuttoSport. “Desastre”, publica o Corriere della Sera. “Para Alonso é o momento de refletir”, veicula o jornal La Repubblica.

F1: dê uma volta virtual no circuito de Sepang na Malásia:

Guia Fórmula 1
Guia Fórmula 1
Foto: AFP

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade