Jornal: desanimada com Hamilton, McLaren procura Pérez
16 set2012 - 09h57
Compartilhar
Desanimada com as negociações para renovar o contrato de Lewis Hamilton, a McLaren já fez contato com o mexicano Sergio Pérez, da Sauber, segundo o jornal inglês Daily Mail. O britânico tem vínculo até o fim do ano e está em negociações com a Mercedes.
A notícia das conversas entre a equipe alemã e Hamilton veio do ex-chefe de equipe Eddie Jordan, comentarista da emissora de televisão BBC, pouco antes do GP da Itália. Após ver o piloto vencer a etapa de Monza, o chefe da McLaren, Martin Whitmarsh, afirmou que não há "plano B" caso o campeão mundial de 2008 saia da equipe.
No entanto, a McLaren está ficando impaciente com a renovação de contrato e já teria procurado o mexicano para não ser surpreendida por uma resposta negativa de Hamilton, que deve decidir o futuro no próximo Grande Prêmio, em Cingapura.
Com a Sauber, Pérez conseguiu três pódios nesta temporada e esteve ligado a uma transferência para a Ferrari, mas o presidente da equipe italiana Luca di Montezemolo o considera muito jovem para lidar com a pressão e o descartou por enquanto.
Hamilton ganha 15 milhões de libras por temporada, aproximadamente R$ 49 milhões. Esse valor foi negociado antes da crise econômica mundial que fez a Fórmula 1 restringir os custos, e a McLaren quer reduzi-lo. Enquanto isso, a Mercedes acena com uma proposta de R$ 65 milhões anuais.
Além disso, o novo agente do britânico, Simon Fuller, está infeliz com a impossibilidade de acertar patrocínios pessoais para Hamilton, pois a McLaren tem cerca de 30 parceiros. Dificilmente o britânico conseguiria um acordo que não fosse caracterizado como conflito de interesses. Na Mercedes, ele teria mais liberdade.
O jornal espanhol AS afirmou que 16 dos 24 pilotos do grid da Fórmula 1 não têm contrato para o ano que vem. Os "reis do mercado" são o britânico Lewis Hamilton, da McLaren, e o alemão Michael Schumacher, da Mercedes. Apenas a Red Bull definiu a dupla de pilotos: Sebastian Vettel e Mark Webber. Os outros garantidos são Alonso (Ferrari), Button (McLaren), Raikkonen (Lotus), Rosberg (Mercedes), Maldonado (Williams) e De La Rosa (HRT). Veja quem pode movimentar o mercado:
Foto: Getty Images
Lewis Hamilton - McLarenA renovação de Hamilton é uma das mais difíceis. Segundo a imprensa inglesa, a Mercedes acena com um salário milionário, enquanto a McLaren se recusa a igualar as 15 milhões de libras (R$ 49 milhões) que ele ganha atualmente. A decisão deve ser tomada no GP de Cingapura, em 23 de setembro
Foto: Getty Images
Michael Schumacher - MercedesSchumacher já tem 43 anos. Chegou a indicar que poderia se aposentar pela segunda vez em uma conversa com Bernie Ecclestone, chefão da Fórmula 1, mas negou que a decisão esteja tomada. De acordo com o jornal alemão Bild, ele quer um contrato até 2013 e a liberdade de estendê-lo por mais um ano, se desejar
Foto: Getty Images
Felipe Massa - FerrariA renovação de Massa já esteve mais difícil, mas ainda está longe de estar concretizada. Boas atuações na Bélgica e na Itália animaram a Ferrari a mantê-lo ao lado de Fernando Alonso por mais uma temporada. O presidente Luca di Montezemolo descartou o jovem Sergio Pérez, que era o principal concorrente
Foto: Getty Images
Romain Grosjean - LotusO franco-suíço é rápido, conseguiu 76 pontos na temporada, mas se envolveu em muitos acidentes e foi suspenso de uma corrida, após causar um acidente que envolveu mais quatro pilotos na Bélgica. Foi a primeira punição desse tipo desde 1994
Foto: Getty Images
Sergio Pérez - SauberSe a Sauber não oferecer contrato a Pérez, alguém com certeza o fará. O mexicano é a maior revelação da temporada e levou a equipe suíça ao pódio três vezes. Esteve ligado a uma transferência para a Ferrari, mas o presidente dos italianos Luca di Montezemolo acha que ainda é muito cedo para colocar a pressão da equipe em seus ombros
Foto: Getty Images
Kamui Kobayashi - SauberO piloto que se destacou pela agressividade nas ultrapassagens não consegue andar no mesmo ritmo do companheiro. Kobayashi tem 30 pontos a menos que Pérez. Peter Sauber afirmou que não tem pressa para decidir a dupla do ano que vem
Foto: Getty Images
Bruno Senna - WilliamsMaldonado está confirmado para o ano que vem, mas Bruno Senna é muito mais constante. Embora o venezuelano tenha vencido uma corrida, o brasileiro pontuou sete vezes em 13 etapas e tem apenas quatro pontos a menos que o companheiro. Ele contribui com dinheiro da empresa OGX, de Eike Batista
Foto: Getty Images
Paul di Resta - Force IndiaO escocês foi colocado como um dos possíveis substitutos de Lewis Hamilton e é representado pela empresa de Jenson Button. Com 32 pontos, está em 13º lugar no mundial
Foto: Getty Images
Nico Hulkenberg - Force IndiaO alemão conseguiu um pódio pela Williams no GP do Brasil, em 2010, e foi quarto colocado na Bélgica. Segundo a imprensa alemã, é candidato à vaga de Felipe Massa
Foto: Getty Images
Daniel Ricciardo (à esq.) e Jean-Eric Vergne - Toro RossoA filial da Red Bull tem objetivo de formar pilotos para a equipe principal. Os dois, principalmente o australiano, eram considerados promissores, mas a direção austríaca está decepcionada. Foram apenas oito pontos de Vergne e quatro de Ricciardo. Correm risco
Foto: Getty Images
Heikki Kovalainen (à esq.) e Vitaly Petrov - LotusKovalainen está em alta e deve renovar contrato. Isso se as especulações da imprensa da Europa sobre uma possível ida para Ferrari e McLaren não se concretizarem. Já o russo Petrov pode ser interessante por causa da vontade de Bernie Ecclestone em realizar uma corrida na Rússia
Foto: AP
Charles Pic (à esq.) e Timo Glock - VirginMelhor que a HRT e pior que a Caterham, a única briga da Virgin é interna. Glock tem posições melhores que Pic, mas as renovações dependem mais da concorrência financeira com outros candidatos
Foto: Getty Images
Narain Karthikeyan - HRTA equipe espanhola espera capitalizar em cima do indiano no GP da Índia, que estreia nesta temporada, no final de outubro. Assim como a Virgin, a HRT precisa de verba e não deve hesitar se outro piloto aparecer com mais dinheiro