PUBLICIDADE

Jornal: Ferrari tem "plano B" e faz reunião de emergência na Itália

20 mar 2012 - 09h23
Compartilhar

O desempenho discreto no Grande Prêmio da Austrália preocupou tanto a Ferrari que o presidente da montadora, Luca di Montezemolo, teria convocado uma reunião de emergência em Maranello, sede da companhia, no norte da Itália. A informação foi publicada nesta terça-feira pelo diário esportivo espanhol As, que aponta que tanto o chefe da equipe, Stefano Domenicali, quanto o diretor técnico, Pat Fry, viajaram ao país europeu em caráter de "urgência" para "acelerar o desenvolvimento do carro" F2012.

» Conheça todos os carros apresentados para a temporada

Segundo o As, Domenicali e Fry "devem escutar os gritos do chefe da Ferrari (Di Montezemolo) depois de comprovar que todos os temores eram corretos". O jornal aponta que ambos não se dirigiram imediatamente de Melbourne a Kuala Lumpur, onde já está, por exemplo, o piloto espanhol Fernando Alonso.

Após os testes da pré-temporada, o diretor técnico da escuderia já havia adiantado que seria impossível lutar pelo pódio no Grande Prêmio da Austrália. A prova que abriu a temporada da F1 no último fim de semana mostrou um cenário ainda pior: Alonso largou na 12ª colocação e terminou a prova na quinta, enquanto que o brasileiro Felipe Massa começou no 16º lugar e abandonou a corrida 11 voltas do fim, quando ocupava o 13º e se chocou com o compatriota Bruno Senna, da Williams.

Em Maranello, ainda de acordo com o jornal, o presidente da montadora espera os funcionários para discutir a rápida execução de um "plano B". Para o GP da Malásia, que acontecerá no próximo domingo no circuito de Sepang, o carro será idêntico ao utilizado em Melbourne, visto que apenas uma semana separa os dois eventos.

Porém, já estaria sendo preparada uma modificação no veículo para o GP da China, que ocorrerá em Xangai em 15 de abril. Fala-se que a atualização incluiria uma "mudança radical na parte traseira do monoposto e na colocação de escapes para tentar a aproximação aos melhores" times do Mundial.

Em entrevista recente ao As, a Ferrari negou que tivesse pedido à Federação Internacional de Automobilismo (FIA) um "crash test" para um novo chassi que seria fabricado pela equipe. Esse rumor ganhou força na imprensa italiana, que aponta que a equipe pensa em "novo conceito" de carro.

De acordo com o jornal, há gente no próprio time que considera um erro a mudança tão radical na fabricação do F2012 na comparação com os modelos anteriores, visto que em 2011 Alonso ganhou uma corrida (na Inglaterra) apesar da grande vantagem da Red Bull na temporada, imposta muito em função do domínio do engenheiro Adrian Newey quanto à técnica dos difusores soprados.

O equipamento foi proibido para este ano, o que dificultou a vida da escuderia atual bicampeã de construtores - ela ocupou o segundo lugar na Austrália com o alemão Sebastian Vettel, sendo batida com certa tranquilidade pela McLaren do inglês Jenson Button.

Chefe da Ferrari, Domenicali teria sido convocado para reunião com Di Montezemolo em Maranello
Chefe da Ferrari, Domenicali teria sido convocado para reunião com Di Montezemolo em Maranello
Foto: Reuters
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade