PUBLICIDADE

Lotus, Ferrari e Force India admitem mudanças em pneus

1 jul 2013 - 14h23
Compartilhar

Os problemas com pneus Pirelli no GP de Silverstone deste final de semana foram a gota d’água para três equipes que ainda defendiam a manutenção dos atuais compostos da Pirelli. Priorizando a segurança dos pilotos, Ferrari, Lotus e Force India não irão mais se opor caso a fornecedora italiana tente novamente mudar a composição dos pneus.

"É uma posição completamente diferente do que tínhamos anteriormente, porque não havia um elemento de segurança antes. Quando surge a preocupação com a segurança, não vamos arriscar o bem-estar das pessoas por um ponto técnico", declara o diretor da Force India, Bob Fernley, ao site do jornal inglês Autosport.

A opinião vai de encontro com o chefe da equipe, Vijay Mallya. Mesmo com a nova posição da Force India, o dirigente acredita que seus pilotos ainda não sofreram com os mesmos problemas que os outros. Apesar disso, ele aceita uma mudança mesmo não sendo totalmente favorável, evitando tomar postura "irresponsável".

Enquanto isso, Eric Boullier finalmente cedeu à pressão e aceita mudanças nos pneus Pirelli. Antes, a Lotus era uma das equipes que melhor lidava com o desgaste dos compostos e se mostrava irredutível à alteração.

"Precisamos trabalhar com a Pirelli e encontrar soluções. A segurança é a principal preocupação", relata o chefe da equipe inglesa. "Para mim, é importante seguir em frente e resolver o problema. Isso é algo bastante preocupante para todos nós", completa Stefano Domenicali, chefe da Ferrari.Projetista da Red Bull critica demora de equipes em aceitar mudança

Desde o início da temporada, a Red Bull é uma das equipes que mais defende a mudança na composição dos pneus da Pirelli. Desde então, a causa ganhou mais adeptos e só não teve êxito graças à reluta de três equipes à sugestão da fornecedora em mudar a estrutura de seus compostos a partir do GP do Canadá: Ferrari, Lotus e Force India.

Após os problemas do final de semana em Silverstone, as escuderias finalmente decidiram aceitar uma provável nova proposta de mudança da Pirelli. O projetista da Red Bull, Adrian Newey, critica a demora em aceitarem o fato.

"Ficou claro que houve uma série de falhas de pneus preocupantes ao longo do ano. A Pirelli surgiu com uma solução para isso, uma construção diferente e que foi oferecida inicialmente para Montreal. Mas duas ou três equipes vetaram porque achavam que isso poderia favorecer outras escuderias", relata.

"Como resultado desta falta de visão, a F1 acabou se colocando em uma posição preocupante, principalmente com relação à segurança dos pilotos. Se tivéssemos usado os pneus com uma construção diferente, essas falhas de catastróficas não teriam acontecido", conclui.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade