PUBLICIDADE

Lotus lança o E21, carro que vai utilizar no Mundial de 2013 da F-1

28 jan 2013 - 21h04
(atualizado às 21h05)
Compartilhar

Nesta segunda-feira, a Lotus apresentou seu novo carro para a temporada 2013. O modelo, batizado de ‘E21’, foi mostrado ao mundo por meio de uma transmissão ao vivo pelo Youtube e também pela emissora britânica Sky Sports. A breve cerimônia, que durou apenas 15 minutos, foi realizada na sede da equipe, em Enstone (ING).

No aspecto estético, o bólido traz novos detalhes na cor vermelha e, levando em conta a parte aerodinâmica, o E21 vai manter o tradicional degrau no bico, como já se havia visto no modelo anterior, o E20.

O carro também trouxe modificações nos defletores laterais, se aproximando do RB8, modelo da Red Bull Racing usado em 2012, e na parte traseira. O projeto é assinado por James Allison, Martin Tolliday e Dirk de Beer.

"Posso lhe assegurar que fizemos muita coisa. O time inteiro colocou seu coração e sua alma nisso por algum tempo. Será um carro animador", disse Allison, diretor-técnico da Lotus. "As regras de 2013 são muito, muito parecidas com as de 2012, de modo que você pode esperar uma série de semelhanças familiares (com o carro do ano passado). Mas o diabo está no detalhe e, neste carro, ele acrescenta uma porção significativa de performance", frisou o engenheiro.

Algumas imagens do novo carro da Lotus vazaram na internet horas antes do evento de apresentação. Assim, Kimi Raikkonen e Romain Grosjean, pilotos da equipe, praticamente só cumpriram uma formalidade ao retirarem o pano que cobria a recém-lançada máquina. Antes do lançamento, a Lotus divulgou uma imagem curiosa, trazendo a frase "I’m sexy and I know it" ("sou sexy e sei disso", em tradução literal).

O objetivo do time britânico para a próxima temporada da Fórmula 1 é brigar com as equipes maiores e conquistar grandes resultados. Éric Boullier, diretor da equipe, destacou esse ponto.

"Temos um coquetel poderoso para o próximo campeonato. Nosso plano ambicioso de nos transformar numa das principais equipes de F1 está se realizando e agora temos de aproveitar isso com pódios regulares e sólidos. Estamos com fome. Enstone sabe como ganhar campeonatos", admitiu.

Nos dias 5 e 6 de fevereiro, no circuito de Jerez de la Frontera, na Espanha, o franco-suíço Romain Grosjean será o primeiro piloto a testar o novo carro. Logo depois, nos dias 7 e 8, o finlandês campeão Mundial, Kimi Raikkonen, será o responsável por testar o bólido.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade