PUBLICIDADE

"Maga da eletrônica" se torna 1ª mulher a receber troféu na F1

22 abr 2013 - 09h04
(atualizado às 09h04)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Engenheira eletrônica da Red Bull, Gill Jones recebeu troféu representando a equipe no Bahrein; vencedor da prova foi Sebastian Vettel</p>
Engenheira eletrônica da Red Bull, Gill Jones recebeu troféu representando a equipe no Bahrein; vencedor da prova foi Sebastian Vettel
Foto: Getty Images

Após a vitória de Sebastian Vettel no Grande Prêmio do Bahrein, Gill Jones subiu ao pódio para receber o troféu pela Red Bull. Segundo publica o jornal italiano La Stampa, a engenheira, considerada a “maga da eletrônica” da equipe austríaca, fez história ao se tornar a primeira mulher representante de um time a subir ao pódio da Fórmula 1.

Na Red Bull, Jones é responsável por todos os sistemas eletrônicos que comandam órgãos vitais dos carros como volante e acelerador, gestão de motor e do câmbio, Sistema de Recuperação de Energia Cinética (KERS) e sensores ligados à telemetria.

Nas palavras da funcionária, “as pessoas pensam que a eletrônica é simplesmente montada em um carro e que o seu funcionamento seja garantido, mas é difícil imaginar quanto trabalho está por trás disso”.

Graduada em engenharia eletrônica, ela começou na F1 na Jaguar e depois trabalhou também na Toyota e na Honda. A estreia pela Red Bull ocorreu no GP da China de 2005, como responsável pelo carro do austríaco Christian Klien.

Em 2009, após a chegada de Vettel à equipe, a Red Bull iniciou um ciclo vitorioso que culminou com a conquista dos últimos três Mundiais de Pilotos e de Construtores. A eletrônica tem importância nos títulos, sendo que o chefe do time, Christian Horner, classifica o trabalho de Jones como “extraordinário”. Segundo ele, “foi uma honra levá-la a subir ao pódio” no Bahrein.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade