PUBLICIDADE

Massa é eliminado no Q1 em Silverstone

5 jul 2014 - 11h12
(atualizado às 11h32)
Compartilhar

O brasileiro Felipe Massa foi eliminado ainda na primeira parte do treino classificatório para o Grande Prêmio da Inglaterra de Fórmula 1. Pole position do GP da Áustria, o piloto da Williams anotou apenas o 18º tempo do Q1 em Silverstone, prejudicado pela chuva e por um acidente nos segundos finais da atividade, e não avançou.

Massa andou a 1min45s695, tempo estabelecido ainda com os pneus intermediários. A marca foi superada porque seus adversários deixaram os boxes com compostos para pista seca. Quando o brasileiro tentou fazer o mesmo, a precipitação aumentou e uma bandeira amarela causada por acidente de Adrian Sutil impediu que ele melhorasse seu tempo.

A classificação em Silverstone começou sob garoa e com a pista ainda úmida da chuva que atingiu o circuito anteriormente no dia. Os pilotos saíram dos boxes com pneus intermediários, mas a possibilidade de a precipitação ganhar forças fez com que a pista ficasse cheia já nos primeiros minutos da atividade.

Felipe Massa e Valtteri Bottas, pilotos da Williams, foram os últimos pilotos a marcar tempo no Q1, e se inseriram entre os primeiros colocados. Mas a pista secou e nos minutos finais os carros começaram a ser equipados com pneus slick, o que fez os tempos caírem drasticamente e obrigou todos os competidores a deixarem os boxes novamente para melhorar suas marcas.

Os segundos finais foram agitados, já que quase todos os pilotos foram à pista simultaneamente. Quem saiu por último dos boxes, acabou se dando mal. A precipitação em Silverstone aumentou e fez com que os compostos de pista seca não fossem mais úteis. Para piorar, Adrian Sutil bateu e causou bandeira amarela, o que impossibilitou a melhora de marcas.

Massa ficou em 18º, eliminado ao lado de seu companheiro na equipe Williams, o finlandês Valtteri Bottas, 17º. Os carros da Ferrari também ficaram fora da segunda fase do treino. Fernando Alonso rodou em sua última tentativa de marcar volta rápida e acabou em 19º, à frente de Kimi Raikkonen. Marcus Ericsson e Kamui Kobayashi, da Caterham, ficaram com as últimas posições.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade