PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Massa monopoliza os sonhos brasileiros na Fórmula 1

11 mar 2013 - 16h28
(atualizado às 16h49)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Felipe Massa buscar&aacute; obter resultados melhores na nova temporada</p>
Felipe Massa buscará obter resultados melhores na nova temporada
Foto: Mauro Pimentel / Terra

O Brasil só contará nesta temporada com um representante no Mundial de Fórmula 1, Felipe Massa, depois que a escuderia Marussia optou por substituir na última hora o jovem Luiz Razia pelo francês Jules Bianchi, por conta de problemas com patrocinadores.

Por conta desta decisão, Massa será o único brasileiro no grid de largada da nova temporada neste domingo, no circuito de Albert Park, em Melbourne. O País perdeu um representante, já que em 2012 foram dois, com Bruno Senna, que viu o finlandês Valtteri Bottas substituí-lo na Williams.

A permanência de Massa na Ferrari esteve em dúvida durante muitos meses e se especulou o interesse da escuderia por outros pilotos, especialmente o mexicano Sergio Pérez, que acabou indo parar na McLaren.

Apesar dos decepcionantes resultados do brasileiro nas duas últimas temporadas, a Ferrari anunciou em outubro a renovação do contrato de Massa, que seguirá contando com o espanhol Fernando Alonso como companheiro. "Estou muito contente com este acordo. A Ferrari é a minha família esportiva e na F1 sempre pilotei motores fabricados em Maranello", disse ele na época.

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://www.terra.com.br/esportes/infograficos/carro-mais-bonito-duelo/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://www.terra.com.br/esportes/infograficos/carro-mais-bonito-duelo/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;

Massa, que em abril completará 32 anos, terminou na sétima colocação geral no ano passado, sendo que Alonso ficou em segundo e brigou pelo título com o alemão Sebastian Vettel (da Red Bull) até a última volta em Interlagos.

Este foi inclusive um passo para trás em relação às temporadas de 2010 e 2011, em que havia finalizado na sexta posição, um lugar já considerado decepcionante para uma escuderia como a Ferrari.

Houve um momento chave na vida esportiva de Massa, o acidente que sofreu em 2009 durante os treinos classificatórios do GP da Hungria, em Budapeste, que o afastou do restante da temporada.

<p>Felpe Massa ser&aacute; o &uacute;nico brasileiro na temporada 2013 da F&oacute;rmula 1</p>
Felpe Massa será o único brasileiro na temporada 2013 da Fórmula 1
Foto: Mauro Pimentel / Terra

O piloto se recuperou totalmente, mas os resultados não foram os mesmos em relação ao que conseguia antes, sendo que foi vice-campeão em 2008, terceiro em 2006 e quarto em 2007.

Na Ferrari, apesar deste menor rendimento, a confiança em Massa prossegue, assim como a esperança de que possa voltar aos melhores dias. "Massa já demonstrou ser competitivo de novo em alto nível. Sempre o apoiamos nos momentos difíceis", explicou o diretor esportivo da equipe, Stefano Domenicalil.

Desde a estreia na Austrália, em 2002, Massa conseguiu 11 vitórias na Fórmula 1, mas a última ocorreu somente em 2008, quando ganhou em Interlagos diante da torcida brasileira. Em 2012, o melhor resultado foi um segundo lugar no Japão.

Nos treinos da pré-temporada, Massa teve o pior desempenho na segunda semana de provas, mas na primeira foi o mais rápido. Já na terceira e última conseguiu a quarta melhor performance.

A Ferrari, com o novo F138, parte como uma das três equipes mais fortes e com mais aspirações para a temporada, junto a Red Bull e McLaren. O Brasil segue com a prova de Interlagos, que continua como a última do campeonato. Ela ocorre em 24 de novembro, em São Paulo.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade