Massa pensou que seria demitido e se fortaleceu, dizem italianos
15 out2012 - 15h57
(atualizado às 16h44)
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De quase demitido, Felipe Massa reagiu e nesta terça-feira "assinará a renovação" de contrato com a Ferrari, segundo publica o jornal italiano La Stampa. Em reportagem veiculada em seu site nesta segunda, o diário esboça explicações sobre a reviravolta na temporada do brasileiro na Fórmula 1 e aponta que provavelmente o piloto se sentiu mais forte após não ser demitido - possibilidade na qual teria acreditado.
Em tom de ironia, o diário aponta que, em "três anos de escuro" nos quais não se destacou, Massa "se lamentou por problemas de tráfego, pneus, suspensões, guard-rails, retas e freios e de repente se lembra de como se dirige", elogiando o desempenho do piloto no Grande Prêmio da Coreia do Sul, no último domingo, no qual ficou na quarta posição.
O brasileiro, que marcou 25 pontos nas 11 primeiras corridas de 2012, reagiu a partir do GP da Bélgica, depois das férias de agosto, e é o segundo piloto da F1 que mais pontuou: soma 56 pontos nas últimas cinco corridas, contra 93 do alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, 55 do britânico Jenson Button, da McLaren, e 45 de seu companheiro de equipe, o espanhol Fernando Alonso.
Especulando sobre os motivos da reação, o jornal aponta uma razão psicológica e uma técnica. "A primeira: a Ferrari não o demitiu no fim de agosto, como talvez ele teria esperado (e merecido). Quando entendeu que ainda tinha uma chance, decidiu tentar se divertir", escreve o periódico.
O próprio piloto, depois do GP da Coreia, admitiu que não imaginava que "a Ferrari esperasse tanto para decidir" o nome do parceiro de Alonso para 2013 e assim passou a pensar que deveria dirigir como sabe e não pensar exageradamente no futuro - passando a sentir menos pressão.
"E depois há a explicação técnica: Massa guia bem quando 'sente' o carro. O F2012 no início do ano era um carro hostil que apenas Alonso sabia levar ao limite. As melhoras, se não transformaram-no em um míssil, pelo menos deixaram-no compreensível, e o piloto imediatamente se aproximou dos melhores. Até demais: ontem (domingo) em certos momentos era o mais veloz da pista e tirava o pé do acelerador para não terminar muito próximo ao companheiro de equipe", prossegue o jornal, em referência a Alonso, que luta pelo título mundial com Vettel e terminou a prova no terceiro lugar.
Assim como fez nesta segunda-feira a rede britânica BBC, o jornal La Stampa também dá como certa a renovação de contrato de Massa. O brasileiro, cujo vínculo com a Ferrari se encerra neste ano, tem reunião marcada com o presidente da montadora italiana, Luca di Montezemolo, nesta terça-feira em Maranello, sede da companhia.
"Teremos a chance de conversar sobre seu futuro e então eu tomarei uma decisão", disse Di Montezemolo sobre o encontro, em declarações publicadas nesta segunda no site oficial da Ferrari. O dirigente também se definiu "feliz por ver Massa de volta ao alto nível".
Faltando cinco Grandes Prêmios para o fim da temporada 2012 da Fórmula 1, Felipe Massa ainda não sabe onde correrá em 2013. O contrato do brasileiro com a Ferrari se encerra ao fim do campeonato atual e, enquanto ele trabalha nas pistas buscando a ampliação do vínculo, o Terra detalha oito motivos para a equipe italiana renová-lo. Confira a lista:
Foto: Getty Images
É o terceiro colocado pós-fériasApós um início ruim de temporada, marcando 25 pontos nas 11 primeiras corridas do ano, Massa reagiu e é o terceiro piloto que mais somou pontos depois das férias de agosto. Nos quatro GPs desde então, o brasileiro somou 44 pontos: foi quinto colocado na Bélgica, quarto na Itália, oitavo em Cingapura e segundo no Japão. No mesmo período, Sebastian Vettel teve 68 pontos, contra 55 de Jenson Button e 30 de Fernando Alonso
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É querido na FerrariEmpresariado por Nicolas Todt, filho do ex-chefe da Ferrari, Jean Todt, Massa é titular da equipe desde 2006. Ele é querido dentro do time e está bem integrado, mesmo porque tem origem italiana e fala a língua do país. Com 115 Grandes Prêmios disputados, o brasileiro é o segundo piloto que mais guiou pela escuderia, só atrás do alemão Michael Schumacher, que tem 180
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Conhece o modo de trabalho da FerrariA Ferrari não tem tradição em liberar a disputa interna entre seus pilotos, e Massa sabe bem disso. Em 2006 ele passou a trabalhar no meio da temporada para o alemão Michael Schumacher ser campeão mundial - o título acabaria com o espanhol Fernando Alonso, da Renault -, em 2007 trabalhou para o finlandês Kimi Raikkonen - que ganharia o troféu - e em 2010 trabalhou para o próprio Alonso - o alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, triunfaria
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Não representaria um "problema" para AlonsoChefe da Ferrari, Stefano Domenicali já admitiu que Alonso tem peso na escolha do companheiro para a temporada 2013. Recentemente, o espanhol, cujo contrato com o time vai até 2016, elogiou o atual parceiro e deu mostras de querer a permanência do colega. "Massa é previsível e Alonso gosta dele, então eu digo que uma mudança não vai acontecer", afirmou em setembro o austríaco Niki Lauda, tricampeão mundial, sobre o assunto
Foto: Getty Images
Não há nomes experientes disponíveis no mercadoMembro da Academia de Pilotos da Ferrari, Sergio Pérez assinou com a McLaren após o presidente da montadora italiana, Luca di Montezemolo, defini-lo como "inexperiente demais" para o carro vermelho. Com a ida de Lewis Hamilton para a Mercedes, não há grandes opções com experiência para acompanhar Alonso. Massa, 31 anos, estreou na F1 em 2002. Os pilotos especulados na Ferrari são Paul di Resta, 26, e Nico Hulkenberg, 25
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Sabe lidar com pressão da imprensa italianaA imprensa italiana acompanha a Ferrari como se fosse uma seleção nacional de futebol e cobra muito da equipe e de seus pilotos. No início do ano, Massa foi chamado de "inútil" pela revista Autosprint, enquanto que o jornal La Stampa apontou que o brasileiro só "desperdiçava gasolina" no carro. Apesar de massacrado, Massa não se abalou, deu mostras de reação e agora acumula cinco corridas seguidas na zona de pontos
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Tem alguns dos melhores números da F1Seis campeões mundiais competem na F1 atualmente e em algumas estatísticas são superados por Massa, que foi no máximo o segundo colocado da categoria em 2008. Entre os pilotos em atividade, o brasileiro é o sétimo que mais venceu corridas (11), o sétimo com mais pódios (34), o quinto com mais pole positions (15, à frente das oito de Button) e o quarto com mais voltas mais rápidas (14, contra 13 de Vettel, 11 de Hamilton e sete de Button)
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Seria apropriado para "guardar lugar" de VettelDi Montezemolo e Domenicali já elogiaram abertamente o bicampeão mundial Sebastian Vettel. Ele seria o sonho de consumo como parceiro de Alonso para 2015 ou até mesmo para 2014 (uma cláusula permitiria a saída antecipada da Red Bull embora o contrato do alemão só se encerre em 2014). Parece mais fácil manter um piloto já conhecido como Massa por um ou dois anos do que contratar um outro nome que permaneceria pouco tempo na Ferrari