PUBLICIDADE

Massa repete Alonso e critica imposição da FIA sobre uso do rádio

18 set 2014 - 13h20
Compartilhar

Assim como fez o espanhol Fernando Alonso, Felipe Massa também criticou as medidas restritivas da comunicação via rádio entre equipes e pilotos de Fórmula 1. O intuito da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) é reforçar o artigo 20.1, que manda os corredores guiarem os carros sozinhos. As ordens deverão ser cumpridas imediatamente e obedecidas no GP de Cingapura, no Circuito de Marina Bay, neste final de semana.

Para o brasileiro da Williams, caso a regra seja mantida, o atrito será grande na reunião desta sexta-feira em que serão reunidos pilotos e dirigentes da entidade que rege a modalidade: "Se continuar assim, vamos ter uma grande luta amanhã na reunião dos pilotos".

Vice-campeão em 2008, Massa também chamou atenção para a segurança dos pilotos dentro dos carros. Segundo ele, a comunicação com a equipe é importante na prevenção de acidentes: "Existe um monte de outras coisas que você precisar fazer dentro do carro, que talvez se não fizer pode aumentar demais a temperatura dos freios traseiros, porque fica muito alta, então você pode ter fogo no carro. E aí provocar um acidente. Nós temos uma unidade de energia muito complicada no carro, e isso não está relacionado com o piloto".

Com as novas regras, os pilotos não terão acesso a uma série de informações que influenciam suas estratégias durante a corrida, como dados referentes ao tempo das voltas dos adversários e o nível de combustível no tanque.

Como explicação, Massa diz que talvez os dirigentes da FIA estejam sendo influenciados por antigos pilotos de Fórmula 1: "Não é a melhor hora para fazer isso. Talvez, eles tenham feito isso porque estão conversando demais com os antigos pilotos. Em algumas áreas, eu acho que é bom. Se a equipe te diz para não usar tanto os pneus na curva 5, porque você está perdendo em relação ao seu companheiro de equipe, tudo bem. Não há problema".

Ainda de acordo com o piloto da equipe de Grove, as novas regras só irão desequilibrar ainda mais o campeonato: "A equipe que será beneficiada com isso é a Mercedes, pois eles já estão vencendo o campeonato".

A primeira sessão de treinos livres para o GP de Cingapura está marcada para esta sexta-feira, às 7 horas (de Brasília). A prova ocorrerá no domingo, às 9 horas.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade