PUBLICIDADE

Após Mercedes, FIA questiona Ferrari sobre teste ilegal

1 jun 2013 - 12h34
(atualizado às 17h29)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Ferrari teria realizado teste ilegal segundo a FIA</p>
Ferrari teria realizado teste ilegal segundo a FIA
Foto: Getty Images

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA), que já tinha questionado a Mercedes sobre supostas violações nos regulamentos de testes da Fórmula 1, agora voltou as atenções para a Mercedes. O organismo regulador informou em comunicado que pediu às equipes que respondam às questões "em observância às regras judiciais e disciplinares".

Ambas teriam participado de testes com pneus para a Pirelli, única fornecedora na atual temporada, apesar da proibição deste tipo de procedimento pelas escuderias.

O desdobramento foi uma reviravolta irônica na polêmica que tomou conta da Fórmula 1 desde o GP de Mônaco, no domingo passado, dado que a Ferrari havia protestado à FIA a respeito do teste da Mercedes.

Um porta-voz da FIA disse que foi solicitado às duas equipes que respondam a uma lista de perguntas e que elas ainda não foram convocadas para nenhuma audiência formal ou tribunal, o que pode levar à aplicação de sanções pesadas.

A Ferrari acrescentou o protesto a um já registrado pela campeã Red Bull depois do vazamento da notícia de que a Mercedes fez testes com os pilotos Nico Rosberg e Lewis Hamilton em carros atuais na Espanha neste mês.

O chefe da Red Bull, Christian Horner, insinuou que a Mercedes obteve uma vantagem ilegal no teste de mil quilômetros em Barcelona, realizado de forma "sorrateira" e sem o conhecimento de outros.

Na sequência, surgiram relatos na mídia de que a Ferrari também conduziu testes para a Pirelli, embora com um carro de 2011 e realizado pela linha comercial Corse Clienti, ao invés do carro de F1, algumas semanas antes. A Pirelli confirmou que a Mercedes não foi a única que testou para a marca nesta temporada, mas não mencionou a Ferrari publicamente como a outra envolvida.

O teste da Ferrari foi considerado legal por ter usado um carro de 2011, mas a ação da FIA indicou uma interpretação diferente das regras.

O artigo 22.1, de 2013, veta o teste com "carros que correspondem substancialmente aos regulamentos técnicos atuais da Fórmula 1, além daqueles do ano anterior ou subsequente".

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade