PUBLICIDADE

No seco, Rosberg bate Hamilton e faz a pole no Japão; Massa sai em 5º

26 set 2015 - 04h29
Compartilhar
Exibir comentários

O alemão Nico Rosberg deu um importante passo para se manter na briga pelo título do Mundial 2015 de Fórmula 1. Na madrugada deste sábado, o piloto da Mercedes aproveitou a trégua que a chuva deu neste final de semana em Suzuka para fazer a pole position do GP do Japão, com o tempo de 1min32s584, 0s076 à frente do segundo colocado no treino classificatório, seu companheiro de equipe, o britânico Lewis Hamilton.

Rosberg, que já havia sido o mais rápido no terceiro treino livre no circuito de Suzuka, conquistou sua segunda pole na temporada – a outra foi no GP da Espanha – e a 17ª de sua carreira. Com os pneus macios neste sábado sem chuva, o alemão só não liderou o Q1, que teve Hamilton na ponta.

Williams e Ferrari vão se misturar na segunda e terceira filas. O finlandês Valtteri Bottas e o alemão Sebastian Vettel largarão do terceiro e quarto lugares, enquanto o brasileiro Felipe Massa e o também finlandês Kimi Raikkonen sairão da quinta e sexta colocações, respectivamente.

Completando o grupo dos dez primeiros estão Daniel Ricciardo, Romain Grosjean, Sergio Pérez e Daniil Kvyat. Esse último perdeu o controle de sua Red Bull e bateu na proteção de pneus a 36 segundos para o fim do treino, provocando a bandeira vermelha, que encerrou as atividades. Ele terá o carro reconstruído para a corrida de domingo.

O brasileiro Felipe Nasr mostrou um fraco desempenho de sua Sauber e sequer avançou do Q1. Ele largará da 18ª posição. Já a McLaren, dos motores Honda, decepcionou a torcida da casa, com Fernando Alonso e Jenson Button saindo do 15º e 16º lugares, respectivamente.

A corrida em Suzuka, a 14ª etapa do Mundial 2015 de Fórmula 1, acontecerá na madrugada deste domingo, a partir das 02h00 (de Brasília).

O treino -

Q1: As Mercedes impuseram o melhor ritmo logo de cara na primeira parte da disputa pela pole position, com Hamilton e Rosberg na primeira e segunda colocações, respectivamente. Raikkonen, Bottas e Grosjean completaram o grupo dos cinco melhores.

Massa terminou com o décimo tempo. Já o brasileiro Felipe Nasr foi apenas o 18º e acabou eliminado, assim como Button, Ericsson, Stevens e Rossi. O jovem holandês Max Verstappen cravou a oitava melhor marca, mas o motor de sua Toro Rosso morreu nos instantes finais do exercício e o piloto de 17 anos ficou de fora da briga.

Q2: Assim como ocorreu no Q1, as Mercedes foram as mais rápidas, mas desta vez com Rosberg na liderança. Raikkonen colocou a Ferrari na terceira posição, entre as prateadas e as Williams de Massa e Bottas. Vettel, Ricciardo, Pérez, Kvyat e Grosjean fecharam o grupo dos dez classificados ao Q3, respectivamente. Hulkenberg, Sainz, Maldonado e Alonso foram eliminados da disputa.

Q3: Nos últimos 11 minutos de treino, Rosberg cravou o melhor tempo já em sua primeira volta, batendo o companheiro Hamilton, que veio logo atrás, apenas 0s076 mais lento. Bottas, Vettel, Massa e Raikkonen completam a segunda e terceira filas.

Destaque para o acidente de Kvyat, que bateu na proteção de pneus a 36 segundos para o fim do exercício, provocando a bandeira vermelha, que encerrou o treino.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade