Fórmula 1

 
 

Esportes » Automobilismo » Automobilismo

 Rosberg é o mais rápido da semana em Jerez; B. Senna bate Maldonado
10 de fevereiro de 2012 15h53 atualizado às 15h54

Alemão Nico Rosberg chegou a fritar os pneus, mas liderou testes de Jerez com o carro antigo da Mercedes. Foto: EFE

Alemão Nico Rosberg chegou a fritar os pneus, mas liderou testes de Jerez com o carro antigo da Mercedes
Foto: EFE

A primeira semana de testes da pré-temporada da Fórmula 1 em 2012 terminou com um carro de 2011 na frente. A bordo da Mercedes antiga, o alemão Nico Rosberg fez o melhor tempo dos trabalhos realizados de 7 a 10 de fevereiro no circuito espanhol. Entre os brasileiros, Felipe Massa, da Ferrari, foi mais lento que o espanhol Fernando Alonso; já Bruno Senna conseguiu ser mais veloz que o venezuelano Pastor Maldonado.

» Batalha de carros "feios" marca início dos testes; conheça modelos
» Confira a evolução dos carros da escuderia Ferrari desde 1950

A Mercedes, que optou por estrear o novo carro somente nos testes de Barcelona, entre 21 e 24 de fevereiro, teve dois dos três melhores pilotos em Jerez. Rosberg fez 1min17s613 e liderou o pelotão, enquanto que o também alemão Michael Schumacher figurou na terceira posição com 1min18s561.

Das 11 escuderias que foram à pista em Jerez, apenas a Mercedes e a Hispania não utilizaram os equipamentos de 2012. Considerando-se somente os resultados dos modelos que serão usados na próxima temporada, o melhor foi o francês Romain Grosjean, da Lotus, que anotou 1min18s419.

Nas disputas internas das equipes dos brasileiros, Alonso levou a melhor sobre Massa ao marcar 1min18s877 nesta sexta-feira, o suficiente para colocar o espanhol no quarto posto. O paulista terminou na 18ª posição geral da semana de trabalhos com 1min21s060, tempo que havia obtido na última quarta.

Bruno Senna, por sua vez, melhorou seu desempenho no último dia de testes para fechar na 15ª colocação no comparativo de todos os pilotos, com 1min20s132. O outro corredor da Williams, o venezuelano Pastor Maldonado havia conseguido 1min21s197 na quarta (19º no geral).

Entre as equipes de ponta, destaque para o australiano Mark Webber, que superou por pouco mais de um décimo de segundo o tempo do alemão Sebastian Vettel. Os representantes da Red Bull foram respectivamente os quinto e sexto mais rápidos na Espanha, seguidos pelo inglês Lewis Hamilton, que viu seu parceiro de McLaren, o inglês Jenson Button, figurar no 17º posto.

No top 10 dos testes em Jerez houve espaço também para os dois estreantes da Toro Rosso. O australiano Daniel Ricciardo e o francês Jean-Éric Vergne andaram em um ritmo muito próximo, respectivamente nas oitava e nona posições. Ao final, o finlandês Kimi Raikkonen, que abriu as atividades na terça-feira sendo o piloto mais veloz, terminou a semana como o décimo.

Vale lembrar que a comparação entre os corredores não é perfeita. Conforme analisou a Ferrari durante a semana, "como sempre é muito difícil avaliar os tempos por causa de todos os fatores desconhecidos, como a quantidade de combustível e o tipo de pneus usados". Segundo explicou o ex-piloto da Williams Rubens Barrichello ao SporTV na última quinta-feira, o tanque de um F1 tem 150 kg e a cada 10 kg a menos de gasolina o carro ganha aproximadamente quatro décimos de segundo em rendimento. "Você tem quase 4 s para brincar de um lado para o outro (nos testes)", apontou o brasileiro.

No total, 23 pilotos entraram em ação em Jerez, sendo dois reservas: o francês Jules Bianchi, da Force India, e o holandês Giedo van der Garde, da Caterham. A HRT só trabalhou nos dois primeiros dias, sempre com o espanhol Pedro de la Rosa. Já a Mercedes abriu mão da quarta jornada.

As equipes voltam a se reunir para mais testes entre 21 e 24 de fevereiro e entre 1º e 4 de março, ambos em Barcelona. O Grande Prêmio da Austrália abre o próximo campeonato em 16 de março, com os treinos livres. A corrida acontece dois dias depois.

Confira os melhores tempos de cada piloto na semana de testes em Jerez de la Frontera:

1. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1min17s613
2. Romain Grosjean (FRA/Lotus) - 1min18s419
3. Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1min18s561
4. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1min18s877
5. Mark Webber (AUS/Red Bull) - 1min19s184
6. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 1min19s297
7. Lewis Hamilton (ING/McLaren) - 1min19s464
8. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso) - 1min19s587
9. Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso) - 1min19s597
10. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) - 1min19s670
11. Sergio Perez (MEX/Sauber) - 1min19s770
12. Paul di Resta (ESC/Force India) - 1min19s772
13. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber) - 1min19s834s
14. Nico Hulkenberg (ALE/Force India) - 1min19s977
15. Bruno Senna (BRA/Williams) - 1min20s132s
16. Jules Bianchi (FRA/Force India) - 1min20s221
17. Jenson Button (ING/McLaren) - 1min20s688
18. Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1min21s060
19. Pastor Maldonado (VEN/Williams) - 1min21s197
20. Heikki Kovalainen (FIN/Caterham) - 1min21s518
21. Jarno Trulli (ITA/Caterham) - 1min22s198
22. Giedo van der Garde (HOL/Caterham) - 1min23s324
23. Pedro de la Rosa (ESP/HRT) - 1min23s468

Terra
  1. Os testes da pré-temporada da Fórmula 1 foram abertos nesta semana em Jerez de la Frontera. De 7 a 10 de fevereiro, os pilotos puderam experimentar pela primeira vez oficialmente os modelos fabricados para a temporada 2012. Dentro e fora da pista, belas e curiosas imagens foram feitas no circuito espanhol, como nesta foto, em que um funcionário da Toro Rosso mostra certo espanto diante do tamanho do touro (símbolo da equipe) estampado no motorhome da escuderia

    Reuters
    Foto: Reuters

  2. Ídolo local, o espanhol Fernando Alonso, bicampeão mundial, tira foto com uma fã

    EFE
    Foto: EFE

  3. Francês Jules Bianchi bate a traseira da Force India contra a barreira de pneus nos testes de quinta-feira

    AFP
    Foto: AFP

  4. Piloto reserva lamenta acidente; equipe não conseguiria consertar o veículo a tempo de retornar à pista, perdendo todas as atividades daquele dia

    Reuters
    Foto: Reuters

  5. Australiano Mark Webber deixa boxes da Red Bull diante das arquibancadas praticamente vazias do autódromo

    Getty Images
    Foto: Getty Images

  6. Bruno Senna corre a bordo da Williams; brasileiro estreou pela equipe nas atividades na Espanha

    Getty Images
    Foto: Getty Images

  7. Inglês Jenson Button pilota para a McLaren durante os testes

    Getty Images
    Foto: Getty Images

  8. Fotógrafo faz jogo de sombras aproveitando o reflexo do sol e o modelo prateado da McLaren de Button

    Getty Images
    Foto: Getty Images

  9. Chefe da Red Bull, Christian Horner acompanha trabalhos do pitlane

    Getty Images
    Foto: Getty Images

  10. Escocês Paul di Resta corre com a Force India sob o sol de Jerez

    Getty Images
    Foto: Getty Images

  11. Alonso acena para o público enquanto se mostra bem protegido do frio no inverno espanhol com gorro e casaco; cidade teve temperatura abaixo de 0ºC na sexta-feira

    Getty Images
    Foto: Getty Images

  12. Reflexo dos raios solares é observada na Ferrari do piloto espanhol

    Getty Images
    Foto: Getty Images

  13. Funcionários da Ferrari se preparam para receber o carro de Alonso nos boxes de Jerez

    Getty Images
    Foto: Getty Images

  14. Logotipo da marca italiana é refletido nos boxes de Jerez

    Getty Images
    Foto: Getty Images

  15. Funcionário da Ferrari exibe placa com uma indicação de caminho no pit

    Reuters
    Foto: Reuters

  16. Diretor técnico da Toro Rosso, Giorgio Ascanelli passa instruções ao australiano Daniel Ricciardo, que aguardava de dentro do cockpit para entrar em ação

    Getty Images
    Foto: Getty Images

  17. Engenheiro de corrida de Sebastian Vettel na Red Bull, Guillaume Rocquelin faz anotações

    Getty Images
    Foto: Getty Images

  18. Lewis Hamilton pilota para a McLaren em Jerez

    Foto: AP

  19. Hamilton experimenta novo carro da McLaren diante de pouco público nas arquibancadas

    EFE
    Foto: EFE

  20. Pai do piloto da Mercedes Nico Rosberg, finlandês Keke Rosberg anda de moto em Jerez; Keke foi campeão da F1 em 1982 pela Williams

    Getty Images
    Foto: Getty Images

  21. Finlandês Heikki Kovalainen faz cara de tédio enquanto aguarda nos boxes da Caterham

    Getty Images
    Foto: Getty Images

  22. Inscrição "circuito de Jerez" é vista em detalhe

    Getty Images
    Foto: Getty Images

  23. Novo logotipo da equipe Lotus (ex-Lotus Renault) é observado em Jerez

    Getty Images
    Foto: Getty Images

  24. Andaime de sinalização regula entrada no pitlane do circuito espanhol

    Getty Images
    Foto: Getty Images

  25. Venezuelano Pastor Maldonado pilota novo modelo da Williams, o FW34

    Getty Images
    Foto: Getty Images

  26. Mecânicos da McLaren trabalham para recolocar o carro de Button nos boxes

    Foto: AP

  27. Mecânico da Toro Rosso faz indicação com uma placa no pitlane

    Getty Images
    Foto: Getty Images

  28. Visão do paddock de Jerez mostra os motorhomes de Red Bull e Toro Rosso estacionados

    Getty Images
    Foto: Getty Images

  29. Mercedes de Nico Rosberg quase desaparece no circuito de Jerez em meio às sombras

    Getty Images
    Foto: Getty Images

  30. Mexicano Sergio Pérez leva a mão à cabeça enquanto conversa com funcionário da Sauber

    EFE
    Foto: EFE

  31. Placa com o nome Lewis, do piloto da McLaren, destaca-se em meio à sombra

    Getty Images
    Foto: Getty Images

  32. Pistola pneumática é jogada no chão do pitlane em Jerez

    Getty Images
    Foto: Getty Images

  33. Mecânicos jogam água no pneu da Pirelli

    Getty Images
    Foto: Getty Images

  34. Daniel Ricciardo deixa boxes da Toro Rosso

    Getty Images
    Foto: Getty Images

  35. Jovem Ricciardo, 22 anos, diverte-se enquanto caminha no autódromo

    Getty Images
    Foto: Getty Images

  36. Nico Rosberg frita os pneus de sua Mercedes na pista espanhola

    EFE
    Foto: EFE

  37. Alemão Michael Schumacher caminha pelo paddock em Jerez

    Reuters
    Foto: Reuters

  38. Sergio Perez pilota para a Sauber em Jerez

    Getty Images
    Foto: Getty Images

  39. Placa mostra o traçado do circuito palco da abertura da pré-temporada de testes da Fórmula 1 em 2012

    Getty Images
    Foto: Getty Images

  40. Italiano Jarno Trulli deixa os boxes a bordo de sua Caterham

    Getty Images
    Foto: Getty Images

  41. Piloto reserva da Caterham, holandês Giedo Van Der Garde passeia pela caixa de brita

    Getty Images
    Foto: Getty Images

  42. Francês Jean-Éric Vergne anda a bordo de sua Toro Rosso pelos boxes cheios de marca de pneus em Jerez

    Getty Images
    Foto: Getty Images

  43. Repórteres se reúnem para saber mais sobre Vergne, um dos novatos da temporada 2012 da categoria

    Getty Images
    Foto: Getty Images

  44. Imagem mostra em detalhes o novo capacete de Sebastian Vettel, que leva a inscrição "2012" e o nome das cidades onde acontecerão as corridas da temporada

    Getty Images
    Foto: Getty Images

  45. Sorrindo, Vettel corre pelo paddock de Jerez de la Frontera

    EFE
    Foto: EFE

  46. Atual bicampeão mundial pilota para a Red Bull próximo de uma placa com a indicação de 100 km/h na pista espanhola

    Foto: AP

  47. Vettel deixa os boxes da escuderia austríaca

    Getty Images
    Foto: Getty Images

  48. Sol ilumina volta dada por Mark Webber durante os testes

    Foto: AP

  49. Mecânicos da Red Bull colocam o monoposto de Webber de volta para os boxes do autódromo

    Getty Images
    Foto: Getty Images

  50. Com a balaclava, australiano se prepara antes de entrar em ação em Jerez

    Getty Images
    Foto: Getty Images

/automobilismo/formula1/foto/0,,00.html