Caterham "aposenta" Trulli e anuncia Petrov para 2012
17 fev2012 - 08h28
(atualizado às 08h55)
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A Caterham anunciou nesta sexta-feira a troca do experiente italiano Jarno Trulli, 37 anos, pelo russo Vitaly Petrov para a temporada de 2012 da Fórmula 1. Desta forma, a equipe será representada por Petrov e pelo finlandês Heikki Kovalainen a partir do GP inaugural, no dia 18 de março, em Melbourne, na Austrália. Já Trulli fica sem um assento na categoria pela primeira vez desde sua estreia pela Minardi, em 1997.
A possibilidade de o russo assumir um dos assentos da escuderia malaia era especulada há várias semanas, mesmo com o veterano Trulli sob contrato. Petrov havia ficado sem vaga na F1 após sua ex-equipe, a Renault (atual Lotus), fechar com o finlandês Kimi Raikkonen o francês Romain Grosjean para a temporada de 2012.
Após a confirmação da vaga na Caterham, Petrov se disse feliz e declarou que o time cresceu, não é mais um novato e se candidata a ser uma "força séria" no futuro da categoria. O russo, 27 anos, também afirmou que se manteve treinando durante o período de indefinição da vaga, e está pronto para os primeiros contatos com o carro de 2012.
Trulli, por sua vez, agradeceu a oportunidade dada a ele pela Caterham em duas temporadas, e se disse "orgulhoso" por ter sido parte da escuderia. Desde 1970, a F1 não começava uma temporada sem nenhum italiano no grid.
A pintura toda branca da HRT de Pedro de la Rosa (foto) nos testes de Jerez de la Frontera em 2012 deram sequência a uma "tradição extra-oficial" na Fórmula 1: ao longo das pré-temporadas, equipes exibem carros que não são levados às pistas, com pinturas "limpas" e pilotos que não correm na temporada. Relembre casos:
Foto: Getty Images
Em 1995, Eddie Irvine pilotou uma Jordan nos testes de Estoril, em Portugal, bem diferente daquela que iria às pistas: o bico azulado (foto) foi substituído por um em branco e verde, no modelo 195 que também foi pilotado por Rubens Barrichello
Foto: Getty Images
A Sauber C14 pilotada pelo austríaco Karl Wendlinger nos testes de Estoril em 1995 também foi visualmente diferente da que correu nas provas do ano; com o patrocínio da Red Bull, o carro do time suíço conseguiu um pódio na Itália, com um terceiro lugar
Foto: Getty Images
Este é um dos raros registros da Honda RA099, testado na Espanha em fevereiro de 1999; o carro construído pela Dallara e pilotado por Jos Verstappen era uma tentativa da montadora de voltar à F1, mas o projeto foi adiado após a morte de do projetista Harvey Postlethwaite
Foto: Getty Images
Em fevereiro de 2001, Jean Alesi levou a Prost AP04 às pistas da Catalunha, ainda todo azul e apenas com a identificação do carro na lateral; com poucos patrocínios na pintura, o modelo da equipe francesa contou com cinco pilotos ao longo do ano, e somou apenas quatro pontos - todos com Alesi
Foto: Getty Images
O R202 marcou o retorno da Renault à Fórmula 1 em 2002, ocupando a vaga que era da Benetton até 2001; nos testes da Catalunha, o modelo do time francês - identificado especialmente pelos detalhes em amarelo - era pilotado por Jenson Button (15)
Foto: Getty Images
Outro nome que tomou conta do carro da Renault para a volta à Fórmula 1 foi o italiano Jarno Trulli (14); o carro que sucedeu o Benetton B201 foi às pistas pintado de azul e amarelo, e somou 23 pontos
Foto: Getty Images
Em janeiro de 2003, Justin Wilson pilotou a Minardi no Circuito de Valência com um chassi basicamente pintado de preto; ao longo do ano, o carro apresentou duas pinturas diferentes, com detalhes em branco e verde, mas sem somar pontos
Foto: Getty Images
Em Jerez de la Frontera, Jenson Button testou o BAR 007 para a temporada de 2005; o carro apareceu na Espanha basicamente pintado de preto, mas correu com uma pintura em branco, vermelho, marrom e preto, cores do patrocinador
Foto: Getty Images
Em fevereiro de 2005, a Jordan - praticamente livre de patrocínios - testou no Circuito de Silverstone com o português Tiago Monteiro; o carro ganhou detalhes pretos no ano, mas os desempenhos foram fracos, apenas com destaque o terceiro e o quarto lugares no esvaziado GP dos EUA
Foto: Getty Images
Após a temporada de 2005, nos testes em Barcelona, Mark Webber levou a Williams FW27 à pista toda pintada de azul-marinho; os detalhes em branco, que dividiam o chassi, ficaram restritos aos patrocínios
Foto: Getty Images
Na pré-temporada de 2006, em Jerez de la Frontera, Nick Heidfeld pilotou pela primeira vez a BMW-Sauber toda branca, em detrimento do carro azul que a Sauber exibia até o fim de 2005; em seu primeiro ano, o time conseguiu dois pódios
Foto: Getty Images
Também em 2006, antes da temporada, a McLaren apresentou o MP4-21 com a pintura laranja, utilizada em outras ocasiões como forma de homenagear os carros que o time utilizava até o princípio da década de 70; nos testes, o time convocou três pilotos
Foto: Getty Images
Os testes da McLaren lançaram mão de pelo menos três pilotos: Pedro de la Rosa, Juan Pablo Montoya (foto) e Gary Paffett. Ao longo da temporada, o espanhol substituiu o colombiano, que deixou a Fórmula 1
Foto: Getty Images
Do trio que trabalhou pela McLaren na pré-temporada de 2006, em Jerez de la Frontera, apenas Gary Paffett (foto) não correu como titular; naquele ano, ele dividiu o posto de piloto de testes com Pedro de la Rosa e Lewis Hamilton
Foto: Getty Images
Ainda na movimentada pré-temporada de 2006, em Jerez, Nico Rosberg estreou como titular da Williams; o carro era mais uma vez azul-marinho, deixando os detalhes brancos para os patrocinadores
Foto: Getty Images
A Toro Rosso foi pela primeira vez à pista em 2006, na pré-temporada em Jerez de la Frontera; com Vitantonio Liuzzi (foto) e Scott Speed a bordo, o time apresentou uma pintura com detalhes em dourado, bem diferente do que se viu nas pistas ao longo do ano
Foto: Getty Images
A equipe-satélite da Red Bull, baseada em Faenza (Itália), entrou em ação para ocupar a vaga da tradicional Minardi; a pintura azul-marinho e dourada ganhou a pintura de um touro vermelho na lateral
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Em 2007, antes do início da temporada, a Honda mais uma vez escondeu sua futura pintura por trás de um carro todo preto; com Rubens Barrichello ao volante (foto), o time acabaria mostrando sua inédita pintura ecológica mais tarde, com um globo terrestre no carro
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O carro da Honda, o RA107, não contava com patrocinadores; ao longo da temporada, o desempenho da equipe foi fraco, com míseros seis pontos
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Na pré-temporada em Valência, o time deu de presente um teste para o americano Marco Andretti, neto de Mario Andretti e filho de Michael Andretti (ambos com passagem pela Fórmula 1); Marco era destaque da Andretti-Green na IRL
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O time japonês esteve entre os que mais utilizaram pilotos na pré-temporada de 2007; além de Jenson Button, Rubens Barrichello (os titulares) e Marco Andretti, a Honda ainda pôs em ação os reservas Christian Klien (foto) e James Rossiter
Foto: Getty Images
Os diversos testes, porém, não resultaram em bons desempenhos; a escuderia terminou o ano com o oitavo lugar entre os construtores
Foto: Getty Images
Em novembro de 2007, a Force India realizou seus primeiros testes na vaga da Midland/Spyker; o time utilizou uma pintura em grená e branco nos treinos realizados no Circuito de Valência
Foto: Getty Images
Os trabalhos da Force India após a temporada de 2007 foram realizados com pilotos como Adrian Sutil (foto) e Roldan Rodrigues; o carro correu com uma pintura em branco, dourado e vermelho, e passou o ano na rabeira - antes de, nos anos seguintes, subir ao pelotão intermediário
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Para a temporada de 2011, a Williams apostou nos testes com Rubens Barrichello (foto) e Pastor Maldonado, chegando a liderar sessões com o azulado FW33; em pista, porém, o carro com detalhes brancos foi uma decepção, e o brasileiro deixou a categoria