Lotus lamenta problema no chassi, mas exalta carro "confiável"
12 mar2012 - 10h43
(atualizado às 11h42)
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O diretor técnico da Lotus, James Allison, reconheceu que problemas no chassi atrasaram a preparação da equipe nos testes em Barcelona. Os quatro dias de atividades perdidos na cidade espanhola foram um sério "contratempo" para a equipe de olho no Grande Prêmio da Austrália, prova que abre, em Melbourne, o próximo campeonato da Fórmula 1.
"Foi um verdadeiro contratempo. Nós perdemos quatro dias de testes - lamentou Allison. A Lotus teve problemas com o novo chassi do modelo E20 em 21 de fevereiro, durante a abertura da segunda semana de atividades da pré-temporada, em Barcelona. Com isso, a escuderia só voltou à ação na terceira semana de trabalhos, novamente no circuito catalão, em 1º de março.
"A coisa boa é que o nosso carro foi muito confiável desde o primeiro teste, então, a base do carro já era muito forte", elogiou Allison.
O último programa de testes em Barcelona teve quatro dias, três liderados pela Lotus: dois com o francês Romain Grosjean e um com o finlandês Kimi Raikkonen.
Anunciada como piloto de testes da Marussia na Fórmula 1, a espanhola María de Villota (centro) dá sequência a uma longa tradição de mulheres no automobilismo; relembre outros 19 casos de pilotos do sexo feminino que se destacaram em pistas de todo o mundo
Foto: Getty Images
Alli Owens (EUA)Nascida em setembro de 1988, Alexandra "Alli" Owens disputou a ARCA Series (categoria de acesso da Nascar) até 2010; a americana - que também tem um programa de rádio na Flórida - disputaria a Truck Series em 2011, mas ficou sem patrocínio
Foto: Getty Images
Bia Figueiredo (BRA)Principal mulher no automobilismo nacional, Bia Figueiredo se destacou correndo nos Estados Unidos, onde foi terceira colocada da Indy Lights em 2008 e onde disputou a Fórmula Indy em 2010 e 2011; neste ano, busca equipe para seguir na Indy
Foto: Getty Images
Christina Surer (SUI)Ex-mulher de Marc Surer (piloto da F1 entre 1979 e 1986), a suíça também chegou a posar para a revista Playboy; no automobilismo, passou por categorias de turismo como Ford Superseries, Copa Alfa 147 e Copa Ford Fiesta, correndo desde 2004 na Supercopa Seat Leon
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Danica Patrick (EUA)Grande nome feminino do automobilismo mundial na atualidade, Danica disputou a Fórmula Indy entre 2005 e 2011, com uma vitória (Motegi, em 2008) e um quinto lugar no campeonato de 2009; hoje, disputa a Nascar
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Desiré Wilson (AFS)A sul-africana disputou apenas um Grande Prêmio na Fórmula 1, o GP da Inglaterra de 1980 (sem se classificar), e ainda disputou três vezes as 24 Horas de Le Mans, entre 1982 e 1984 - em 1983, foi terceiro lugar na prova
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Divina Galica (GBR)Nascida em 1944, Divina Galica iniciou sua carreira esportiva no esqui, graças ao qual disputou as Olimpíadas de Inverno (1964, 1968 e 1972); na Fórmula 1, tentou disputar três provas entre 1976 e 1978, sem conseguir vaga no grid
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Giovanna Amati (ITA)Última mulher a conseguir uma vaga na Fórmula 1, Giovanna Amati disputou três GPs na temporada de 1992 pela Brabham, sem conseguir largar; depois, teve melhor sorte em categorias de turismo e na imprensa italiana
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Jutta Kleinschmidt (ALE)Nascida em 1962, Jutta Kleinschmidt é considerada um dos principais nomes da história do Rally Dakar; na competição, venceu a categoria carros em 2001, juntando-se a nomes como Jean-Louis Schlesser e Hiroshi Masuoka
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Katherine Legge (GBR)Sem ter brilhado na Fórmula 3 britânica, Katherine Legge conseguiu melhor sorte nos EUA, onde foi terceira na Atlantic Series (divisão de acesso da Fórmula Indy) em 2005 e conseguiu vaga na Indy em 2006 e 2007; depois de testar pela Minardi em 2005, voltou à Europa para a disputa da DTM
Foto: Getty Images
Kay Petre (CAN)Nascida no Canadá em 1903, mudou-se para a Inglaterra na década de 20; disputou três vezes as 24 Horas de Le Mans, com um 13º lugar em 1934, mas abandonou a carreira após um grave acidente em 1937
Foto: Getty Images
Lella Lombardi (ITA)Nenhuma mulher na história disputou tantas provas na Fórmula 1quanto Lella Lombardi, que alinhou no grid 12 vezes entre 1974 e 1976; responsável pela única pontuação feminina na história da categoria (somou meio ponto pelo sexto lugar no GP da Espanha de 1975 com a March), morreu de câncer em 1992
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María de Villota (ESP)Filha do ex-piloto Emílio de Villota (que, por sua vez, foi companheiro da sul-africana Desiré Wilson nas 24 Horas de Le Mans de 1982), María competiu na Fórmula Superliga em 2009 e testou pela Lotus Renault; em 2012, será piloto de testes da Marussia na Fórmula 1
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Maria Teresa de Filippis (ITA)Primeira mulher da história a disputar a Fórmula 1, a italiana, nascida em 1926, disputou cinco provas entre 1958 e 1959 e terminou apenas uma, com o décimo lugar no GP da Bélgica de 1958; optou por afastar-se das pistas após uma série de acidentes fatais no automobilismo, e só voltou a se envolver com a categoria em 1979, quando presidiu o Clube Internacional de Ex-Pilotos de Fórmula 1
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Michele Mouton (FRA)Ex-piloto de rali nas décadas de 70 e 80, venceu na categoria graças à persistência: após entrar com um carro próprio nas etapas da França do WRC de 1974 e 1975, foi conseguindo resultados até que chegou ao vice-campeonato mundial da categoria em 1982, com três vitórias no ano - inclusive no Brasil
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Milka Duno (VEN)A venezuelana competiu na Fórmula Indy entre 2007 e 2010, sem nunca conseguir brilhar, mas tem no currículo o vice-campeonato da American Le Mans Series de 2001; em 2012, deve disputar a ARCA Series, categoria da Nascar
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Pippa Mann (GBR)A simpática britânica já passou por categorias como Fórmula Renault, Renault World Series e Indy Lights, somando apenas uma vitória na carreira (etapa do Kentucky da Indy Lights, em 2010); no último ano, disputou duas provas da Fórmula Indy
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Sarah Fisher (EUA)A americana disputou a Fórmula Indy entre 1999 e 2010, com um início promissor (dois pódios entre 2000 e 2001) e um fim de trajetória mais apagado; desde 2008, é sócia de sua própria equipe na categoria
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Sheila van Damm (GBR)Esta simpática senhora foi um dos principais nomes do automobilismo europeu na década de 50, vencendo o Campeonato Europeu Feminino de Rali em 1954; após se aposentar das pistas, assumiu a presidência do Windmill Theatre em Londres entre 1960 e 1964, quando a casa encerrou suas atividades, e morreu em 1987
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Simona de Silvestro (SUI)Considerada uma piloto com potencial na Fórmula Indy, foi a terceira colocada na Atlantic Series de 2009; compete na Fórmula Indy desde 2010, com destaque na temporada de 2011: foi quarta em St. Petersburg e fez a volta mais rápida em São Paulo
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Vanina Ickx (BEL)Filha de Jacky Ickx, ex-piloto de Fórmula 1 (à direita), Vanina Ickx disputa categorias de turismo, como a DTM (2006 e 2007) e a GT1 (2011), sem resultados expressivos; desde 2001, é presença constante nas 24 Horas de Le Mans