PUBLICIDADE

Lenda da F1 exalta Alonso: percebo qualidade ao comparar com Massa

16 abr 2012 - 10h34
(atualizado às 10h37)
Compartilhar

Tricampeão da Fórmula 1, Niki Lauda não tem dúvidas: Fernando Alonso é o melhor piloto da atualidade. Em entrevista publicada no fim da tarde deste domingo pelo site do jornal espanhol El País, o austríaco exaltou o representante da Ferrari, dizendo que se dá conta "da qualidade de Alonso ao compará-lo com (Felipe) Massa e ver a diferença entre ambos".

» Conheça todos os carros apresentados para a temporada

Lauda, 63 anos, triunfou na F1 pela própria Ferrari, em 1975 e 1977. O ex-corredor, que ainda conquistou o título de 1984 a bordo da McLaren, afirmou que Alonso "é o melhor piloto que há hoje em dia" e o que "tem mais experiência".

O austríaco destacou que o espanhol, vencedor da categoria em 2005 e 2006, "segue sendo o melhor embora não tenha um carro que lhe permita mostrar isso". Segundo Lauda, a importância do piloto e do veículo divide-se em "50%" para cada parte e neste momento o protótipo da Ferrari "não funciona".

De qualquer forma, o tricampeão não se mostrou tão pessimista com o desenvolvimento do F2012, analisando que o modelo "é melhor que o do ano passado se o comparamos com aquilo que fizeram os demais".

Nesta temporada, o diretor técnico da Ferrari, Pat Fry, admitiu a insatisfação com o carro, considerado agressivo e uma revolução em relação aos anteriores da equipe, antes mesmo do Grande Prêmio da Austrália, o primeiro do ano. Passadas três etapas, as previsões se concretizaram e Massa é o único piloto que ainda não pontuou excluindo-se os representantes das escuderias pequenas da F1 - Caterham, Marussia e HRT.

Alonso, por sua vez, obteve uma surpreendente vitória na Malásia, onde a chuva mexeu com a ordem de forças da categoria, mas teve muitas dificuldades para repetir o desempenho na China. Assim, terminou a prova do último domingo na nona posição, quatro à frente do parceiro. O espanhol, que chegou a Xangai como o líder do campeonato, agora é o terceiro colocado da tabela com 37 pontos. Os ingleses Lewis Hamilton e Jenson Button, ambos da McLaren, lideram respectivamente com 45 e 43 unidades.

O próximo desafio da Ferrari é no GP do Bahrein, no circuito do Sakhir, no próximo fim de semana. O time projeta sensíveis atualizações em seu monoposto para competir na quinta prova da temporada, em Barcelona, em 13 de maio. Antes disso, haverá três dias de testes oficiais no circuito de Mugello, na Itália, entre os dias 1º e 3 de maio.

Lauda elogiou Alonso, classificando-o como "o melhor" piloto da Fórmula 1
Lauda elogiou Alonso, classificando-o como "o melhor" piloto da Fórmula 1
Foto: Reuters
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade