PUBLICIDADE

Webber celebra vitória em prova com "jogadas de xadrez"

27 mai 2012 - 14h22
Compartilhar

A instabilidade climática e o comportamento dos pneus supermacios, utilizados pela primeira vez na temporada, aumentaram as variáveis do Grande Prêmio de Mônaco. Ganhador da prova deste domingo, o australiano Mark Webber (Red Bull) celebrou o triunfo e comparou a tomada de decisões ao longo da prova a um jogo de xadrez.

Webber comemora a vitória no Grande Prêmio de Mônaco, o mais glamouroso da Fórmula 1
Webber comemora a vitória no Grande Prêmio de Mônaco, o mais glamouroso da Fórmula 1
Foto: Getty Images

» Veja o resultado final do GP de Mônaco de Fórmula 1

» Alonso assume liderança; veja classificação do Mundial

"Estou me sentindo incrível. Foi uma corrida muito interessante. Estava razoavelmente simples no começo, construindo a vantagem com os supermacios e administrando a diferença para o Nico. Ficamos com um pouco de vantagem em relação aos outros", descreveu o australiano.

O alemão Nico Rosberg (Mercedes), então segundo colocado, foi o primeiro a parar nos boxes entre os principais candidatos à vitória, na 28ª volta. Com ameaça de chuva, os pilotos tentaram esperar ao máximo para uma possível troca para os compostos para pista molhada, o que não aconteceu.

"O clima estava ameaçando no momento da janela de pit-stop. Nós não sabíamos se continuávamos um pouco mais para colocar os pneus intermediários. O Nico se antecipou e então alguns pilotos tiveram que reagir à sua jogada de xadrez", declarou Webber.

Depois de largar apenas na 10ª colocação do grid, o alemão Sebastian Vettel (Red Bull) apostou em uma estratégia diferenciada e começou com pneus macios ao invés dos supermacios. Assim, chegou a liderar e parou apenas na 46ª volta, mas não conseguiu abrir vantagem suficiente para retornar dos boxes na liderança.

"A segunda parte da corrida foi muito estranha, estava difícil aquecer os pneus macios. O Seb permaneceu com os pneus, que não estavam se desgastando tanto, e entrou na corrida pela estratégia. Eu achei que estava ficando interessante e não queria que o Seb conseguisse os 20 segundos mágicos para parar e voltar na liderança", explicou.

A esperada chuva veio apenas na 66ª volta. Desta forma, os carros se aproximaram uns dos outros, mas não houve qualquer mudança entre os primeiros colocados, com Mark Webber cruzando a linha de chegada à frente de Rosberg e do espanhol Fernando Alonso (Ferrari), novo líder do Mundial, com 76 pontos.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade