PUBLICIDADE

FIA investiga violação em motores da Red Bull, mas não pune pilotos

22 jul 2012 - 08h25
(atualizado às 12h09)
Compartilhar

A FIA, orgão máximo da principal categoria de automobilismo do mundo, investigou a equipe Red Bull por uma possível quebra do regulamento técnico da Fórmula 1 para o GP da Alemanha. Neste domingo, o delegado técnico da categoria, Jo Bauer, emitiu um comunicado acusando o time de estar manipulando o mapeamento dos motores dos carros de Sebastian Vettel e Mark Webber de forma ilegal.

» Confira o resultado final do Grande Prêmio da Alemanha

» Alonso abre 34 pontos na liderança do Mundial de Pilotos; veja a classificação

» Mortes, corrupção e orgia; veja traumas que chocaram a Fórmula 1

Segundo a FIA, reduzir o torque na faixa média de rotação do motor causa um benefício aerodinâmico irregular, já que, com o acelerador aberto por mais tempo, o escapamento solta gases na parte traseira do carro, que ganha força aerodinâmica, algo que não é permitido. Por isso, a entidade fez a denúncia aos comissários da corrida, que investigaram os carros.

"Examinando a base do mapa de torque dos carros número 1 e 2 (Vettel e Webber), tornou-se evidente que o torque máximo na faixa média de rotação é significamente menor do que o visto em outas corridas", declarou Bauer. "Em minha opinião, isso é uma quebra do artigo 5.5.3 do regulamento técnico 2012 da F1", afirmou.

Uma das principais mudanças de regulamento da Fórmula 1 para esta temporada foi o banimento do difusor soprado, que acrescentava força aerodinâmica aos carros. Segundo a FIA, se confirmada, essa violação no mapeamento dos motores das Red Bulls seria uma forma da equipe contornar essa mudança do regulamento.

A FIA já investigou os carros neste domingo e não encontrou nada que infringisse o regulamento. Dessa forma, as Red Bulls largarão das posições conquistadas após o treino classificatório do sábado: Vettel em segundo, e Webber, após ser punido pela troca de câmbio, em oitavo.

A Red Bull teria reduzido o torque do motor, acrescentando força aerodinâmica aos carros
A Red Bull teria reduzido o torque do motor, acrescentando força aerodinâmica aos carros
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade