PUBLICIDADE

Massa faz boa corrida, mas cede posição a Alonso e segue sem pódios

9 set 2012 - 10h38
(atualizado às 15h34)
Compartilhar

Após ter conseguido a melhor qualificação na temporada com o terceiro melhor tempo no sábado, Felipe Massa começou o GP da Itália pulando para a segunda posição, ultrapassando Jenson Button, e dividindo a primeira curva com Lewis Hamilton. No início, conseguiu acompanhar bem e manteve o mesmo ritmo do líder. O brasileiro teve sorte com o abandono de Button, mas no final cedeu a posição ao companheiro Fernando Alonso para conseguir mais pontos e facilitar a briga do espanhol pelo título do Mundial.

» Confira o resultado final do Grande Prêmio da Itália

» Com vitória em Monza, Hamilton assume vice-liderança; veja classificação

Com Hamilton vencendo a corrida de ponta a ponta, o brasileiro terminou em quarto lugar e não conseguiu ir ao pódio, fato que não ocorre desde o GP da Coreia do Sul de 2010.

Massa começou muito bem a corrida. Largando em terceiro, o brasileiro pulou para a segunda posição na largada, acompanhou o ritmo de Hamilton e até conseguiu abrir dois segundos para Button. Porém, perdeu um pouco de ritmo e na volta 16 o inglês encurtou a distância para 1s260. Assim, na hora em que fez a parada nos boxes, Massa perdeu a posição para o piloto da rival McLaren.

Depois da parada para a troca de pneus, Massa caiu novamente para o terceiro lugar e não conseguiu repetir o bom desempenho com os pneus médios. "O consumo de pneus foi muito grande, tanto é que os traseiros estavam mortos (desgastados)", disse ele após a corrida, à TV Globo. O brasileiro teve a sorte de reassumir a segunda posição quando Button abandonou na volta 34. O piloto da McLaren foi obrigado a parar o carro após problemas de alimentação de combustível.

Quando assumiu a segunda posição, o terceiro era o alemão Vettel, porém, Alonso o ultrapassou e não demorou muito para o líder do Mundial deixar o brasileiro para trás também. Fato que aconteceu na volta 40, quando Massa recebeu a mensagem da Ferrari dizendo para "poupar os pneus" e que o espanhol estava se aproximando rapidamente: "Fernando está a 0s9 atrás de você e ele irá abrir a asa (móvel)". Após o recado, Massa caiu para a terceira posição.

Mesmo fazendo uma corrida consistente e figurando no pelotão da frente todo o tempo, Massa não conseguiu voltar ao pódio, pois o mexicano Sergio Pérez o ultrapassou próximo do final da corrida, e não quebrou o incomodo tabu.

Com o resultado, o brasileiro igualou o quarto lugar conquistado no GP de Silverstone, melhor resultado nesta temporada. No Mundial, Massa se isolou na décima posição, com 47 pontos.

Massa terminou em quarto lugar no GP de Monza
Massa terminou em quarto lugar no GP de Monza
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade