Com brasileiros na briga, Caterham promete decisão em breve
16 dez2012 - 08h16
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A Caterham só confirmou o francês Charles Pic para a próxima temporada da Fórmula 1 e promete divulgar o nome do outro piloto em breve. Os brasileiros Bruno Senna e Luiz Razia aparecem como possíveis candidatos a essa vaga, assim como o finlandês Heikki Kovalainen e o russo Vitaly Petrov - representantes da equipe em 2012. Uma alternativa seria o holandês Giedo van der Garde, reserva da escuderia neste ano.
Chefe da Caterham, Cyril Abiteboul concedeu entrevista ao site oficial da F1 afirmou que "há diferentes opções" para ser parceiro de Pic. "Uma opção é alguém com o qual ele pode aprender e usar como ponto de referência", disse, com referência ao francês.
"Outra opção, mais radical, é aceitar o fato de que 2013 é um ano de transição que usaremos para continuar a construir o time antes de um período de estabilidade maior em 2014, quando um monte de outras coisas no pacote mudará. Ambos os tipos de candidatos estão aí, e estamos próximos de tomar uma decisão", completou o dirigente, que em novembro passado assumiu o posto de Tony Fernandes, que deixou a função para se concentrar no trabalho dentro do departamento de carros de rua da marca inglesa.
Abiteboul, que teve passagem anterior pela Renault, tem 35 anos e é o chefe mais jovem da F1. Ele se referia ao ano de 2014 porque é quando os motores da F1, atualmente V8 com 2,4 litros de capacidade, serão trocados por modelos V6 turbos 1,6 litro.
Pic, que estreou na categoria neste ano pela Marussia, foi elogiado pelo diretor como um piloto com o futuro "empolgante". "Nos circuitos em que já havia corrido ele foi forte e isso nos conta que em 2013 será ainda mais rápido. Acreditamos que Charles continuará a se desenvolver conosco e que vamos continuar a transformá-lo em uma das superestrelas do futuro", afirmou.
Nesta quarta-feira, a Williams confirmou a saída de Bruno Senna da equipe, que em 2013 terá como pilotos o finlandês Valtteri Bottas e o venezuelano Pastor Maldonado. Agradecendo a escuderia, o brasileiro disse que já esperava a decisão e analisou que sai como um piloto melhor do que entrou, com mais experiência. Ele prometeu anunciar os planos em breve, mas enquanto isso não acontece o Terra indica algumas opções de trabalho para Bruno Senna no ano que vem. Veja:
Foto: Getty Images
No início de novembro, as especulações já eram fortes de que Bottas seria promovido de reserva a Williams. Na ocasião, a assessoria de Bruno Senna admitiu que ele estudava outras opções na Fórmula 1 e que a melhor fora da Williams seria a Force India. A equipe indiana não anunciou nenhum piloto para 2013, mas deve manter o britânico Paul di Resta (foto) e tem ao menos uma vaga em aberto
Foto: Getty Images
A prioridade de Bruno Senna é permanecer na Fórmula 1 e para isso ele poderia levar um bom patrocínio à Caterham, na qual já foi especulado pela revista britânica Autosport. A escuderia contratou o francês Charles Pic para 2013 e não divulgou ainda o futuro dos atuais titulares, o russo Vitaly Petrov (foto) e o finlandês Heikki Kovalainen. A Marussia e a HRT também têm vagas em aberto, mas estão muito abaixo das concorrentes e esse destino é improvável para o brasileiro
Foto: Getty Images
Caso fique sem vaga de titular em uma escuderia respeitável da F1, Bruno Senna poderia voltar a ser piloto de testes, como já foi em 2011 na Lotus Renault. A opção de retornar como testador não é muito normal na categoria, mas Nico Hulkenberg foi reserva da Force India em 2011 após deixar a mesma Williams. Com um bom desempenho em 2012 como titular dos indianos, o alemão foi contratado pela Sauber para 2013
Foto: Getty Images
O brasileiro poderia seguir a carreira também na Le Mans Series. Em 2009, após não conseguir a vaga na F1 na Honda (que seria vendida e viraria a Brawn GP), ele participou das 24 Horas de Le Mans pela equipe francesa Oreca. Ao final, ocupou o 41º lugar com um AIM YS5.5 5.5 L V10. Seus parceiros eram o monegasco Stéphane Ortelli e o português Tiago Monteiro
Foto: AFP
Também em 2009, Bruno Senna chegou a negociar com a equipe AMG-Mercedes para participar do DTM (Campeonato Alemão de Turismo), mas acabou não acertando a transferência. A história de pilotos que competiram no DTM e na F1 já foi escrita por Paul di Resta (foto), que venceu o campeonato de turismo pela mesma Mercedes em 2010, mesmo ano no qual era reserva da Force India - desde então, o britânico é titular da equipe indiana
Foto: AFP
Uma alternativa para Bruno Senna em 2013 seria seguir o caminho de Nelsinho Piquet, ex-titular da Renault na F1 que compete na Nascar, na categoria Camping World Truck Series, desde 2011. Em dezembro do ano passado, quando ainda não havia acertado contrato para defender a Williams, o sobrinho de Ayrton Senna cogitou uma mudança para a Nascar, segundo publicou na época o site italiano Italiaracing
Foto: Getty Images
Saindo da principal categoria de monopostos do mundo, sempre existe a hipótese de se manter nesse tipo de veículos e tentar a sorte na Fórmula Indy, como fez Rubens Barrichello. Essa opção, no entanto, é muito improvável: Bruno Senna já reconheceu que a mãe, Viviane Senna, não gostaria de vê-lo em provas de circuitos ovais, normalmente muito velozes e perigosos
Foto: Getty Images
Em 2012, Rubens Barrichello estreou na Stock Car, categoria bastante recorrente para brasileiros ex-pilotos de Fórmula 1 da qual Bruno Senna também poderia participar. Atualmente, nomes como Luciano Burti, Antônio Pizzonia e Ricardo Zonta disputam o campeonato nacional