Grosjean admite erros, mas vê evolução e comemora contrato
18 dez2012 - 00h00
(atualizado em 18/7/2013 às 12h45)
Compartilhar
Após renovar nesta segunda-feira com a Lotus para a próxima temporada 2013 da Fórmula 1, o piloto francês Romain Grosjean comemorou sua evolução na categoria, mas admitiu ter errado e mostrou expectativa de seguir melhorando.
"Agora as minhas estatísticas mostram uma volta mais rápida, três pódios e o título da Corrida dos Campeões. Há um ano, eu não acreditaria nisso", declarou o piloto, que conquistou a Corrida dos Campeões no domingo.
A negociação de Grosjean com a Lotus foi arrastada. Irregular, o francês envolveu-se em diversos acidentes durante o ano, apesar de mostrar bom desempenho na temporada. O piloto admitiu os erros, mas afirmou que deve melhorar com eles.
"Tivemos resultados, fantásticos. Tiveram alguns erros marcantes, mas eles me ajudaram a evoluir. Agora precisamos analisar os erros, manter a velocidade e conquistar o que merecemos", comentou.
Grosjean comemorou a negociação. "Eu realmente gosto da atmosfera da equipe, nos conhecemos muito melhor agora. Podemos trabalhar juntos para evoluir. O apoio que eles demonstraram foi muito bom", finalizou.
Com dois terceiros lugares, no Bahrein e na Hungria, o francês de 26 anos foi o oitavo colocado no ranking de pilotos, conquistando 96 pontos ao longo da temporada.
O calendário 2012 da Fórmula 1 chegou ao fim no domingo, dia 25, com o tricampeonato do alemão Sebastian Vettel conquistado de maneira emocionante em Interlagos. No entanto, a maior categoria do automobilismo mundial promete ser bastante empolgante para a próxima temporada. Veja, a seguir, dez motivos para continuar ligado na F1:
Foto: Getty Images
Equilíbrio A temporada de 2012 foi emocionante: depois de ver sete vencedores diferentes nas sete primeiras corridas do calendário, o título só foi definido no Grande Prêmio de Interlagos, o último do ano. A expectativa para o ano que vem não pode ser diferente: mais um ano de fortes emoções e equilíbrio até o fim entre equipes como Red Bull, Ferrari, McLaren, Lotus e Mercedes
Foto: Getty Images
O retorno de MassaDepois de um péssimo início em 2012, Felipe Massa pontuou nas dez últimas corridas do ano e chegou a mostrar um ritmo mais forte que o de Fernando Alonso. O brasileiro, de contrato renovado com a Ferrari, entra com moral na nova temporada. Ele já falou até mesmo em conquistar o título, que lhe escapou em 2008
Foto: Getty Images
Hamilton na MercedesApós seis temporadas na McLaren, Lewis Hamilton mudou de casa. O arrojado piloto inglês deixou a escuderia britânica para substituir o heptacampeão Michael Schumacher na Mercedes. Irá Hamilton colocar a escuderia alemã no rol das candidatas ao título logo em seu ano de estreia?
Foto: Getty Images
Kimi: ele sabe o que fazDepois de dois anos fora da F1, Kimi Raikkonen retornou de maneira surpreendente: em alto nível, vencendo GP, colocando a Lotus entre as principais escuderias do grid e protagonizando momentos hilários - seja pelo chifrinho que recebeu de Vettel, por errar o caminho em Interlagos ou por reclamar com seu engenheiro em Abu Dhabi: "me deixe em paz, eu sei o que estou fazendo". O que Kimi terá reservado para 2013?
Foto: Getty Images
Vettel: garoto prodígio e caçador de recordesDepois de se tornar em 2012 o tricampeão de F1 mais novo da história, Sebastian Vettel vai em busca de mais recordes. Se vencer a temporada do ano que vem, se desgarrará de nomes como Ayrton Senna, Jack Brabham, Jackie Stewart, Nelson Piquet e Niki Lauda, que por três vezes venceram a categoria. Ele se igualaria a Alain Prost como tetra e ficaria atrás apenas do hepta Schumacher e do penta Fangio
Foto: Getty Images
A astúcia de Sergio Pérez Fã confesso de Chapolin Colorado, Sergio Pérez terá seu primeiro grande desafio na carreira. Após se destacar pela Sauber, o piloto mexicano estreará em 2013 pela McLaren, na vaga de Lewis Hamilton. Será que agora, em uma escuderia de prestígio e também sob pressão, Pérez conseguirá justificar o talento mostrado no time de Peter Sauber?
Foto: Getty Images
O novo mexicanoSe perdeu Sergio Perez para a McLaren, por outro lado a Sauber agiu rápido para continuar em alta com a torcida mexicana e oficializou a contratação de Estaban Gutierrez. Jovem promessa, o piloto de 21 anos chega à escuderia suíça credenciado pelo terceiro lugar da temporada da GP2
Foto: Getty Images
Ferrari sob pressãoA Ferrari iniciará a temporada 2013 com um jejum incômodo: quatro anos sem títulos na categoria. A última conquista da escuderia foi o Mundial de Construtores de 2008. Se levarmos em consideração um piloto campeão, o último título foi o de Kimi Raikkonen em 2007. No entanto, não será nada fácil para o time italiano: os ferraristas terão que superar nada menos do que a tricampeã Red Bull, do tricampeão Sebastian Vettel
Foto: Getty Images
CNHA FIA deve introduzir um sistema de punição por pontos na Fórmula 1 semelhante aos 20 pontos que os motoristas brasileiros devem evitar na CNH. Assim, diante de um determinado número de pontos (ainda a ser definido) acumulados pelos pilotos punidos, os "barbeiros" serão afastados por uma corrida. A medida, entretanto, ainda precisa de homologação. O ousado e às vezes desastrado Romain Grosjean que se cuide
Foto: Getty Images
Último ano dos motores aspiradosA Fórmula 1 alterará a partir de 2014 o tipo de motores dos carros que disputam a categoria. Portanto, a próxima temporada será a última dos equipamentos V8 aspirados de 2,2 L. Os novos motores serão V6 turbo de 1,6 L