Kobayashi joga a toalha e admite que está fora da F1 em 2013
17 dez2012 - 19h51
(atualizado às 23h53)
Compartilhar
O piloto japonês Kamui Kobayashi admitiu, através de uma carta dirigida aos fãs divulgada nesta segunda-feira, que desistiu de participar do Mundial de Fórmula 1 em 2013, mas que espera poder ter uma vaga na categoria em 2014.
Kobayashi, que em 2012 competiu pela Sauber, lamentou não ter tido tempo suficiente para encontrar uma equipe competitiva para o ano que vem, mas ressaltou que confia atingir esse objetivo para a temporada seguinte.
Logo após o encerramento do campeonato deste ano, o piloto japonês iniciou uma "vaquinha" para obter o apoio financeiro necessário para seguir na F1. A iniciativa agradou a várias empresas de seu país, o que lhe permitiu acumular cerca de 8 milhões de euros.
"Tenho que admitir que isto (ficar fora) é muito triste. Lamento pelos torcedores e pelas empresas japonesas que me apoiaram. Mas ainda acredito que estarei de volta em 2014", escreve Kobayashi, que afirmou que o dinheiro acumulado será guardado.
O piloto, 26 anos, acrescentou que está estudando o que fará em 2013, mas destacou que não tem interesse em competir em outra categoria que não seja a Fórmula 1.
Kobayashi encerrou o Mundial de 2012 em 12º lugar, com 60 pontos. Seu melhor resultado foi a terceira posição no GP do Japão, única vez em que subiu ao pódio na carreira.
O calendário 2012 da Fórmula 1 chegou ao fim no domingo, dia 25, com o tricampeonato do alemão Sebastian Vettel conquistado de maneira emocionante em Interlagos. No entanto, a maior categoria do automobilismo mundial promete ser bastante empolgante para a próxima temporada. Veja, a seguir, dez motivos para continuar ligado na F1:
Foto: Getty Images
Equilíbrio A temporada de 2012 foi emocionante: depois de ver sete vencedores diferentes nas sete primeiras corridas do calendário, o título só foi definido no Grande Prêmio de Interlagos, o último do ano. A expectativa para o ano que vem não pode ser diferente: mais um ano de fortes emoções e equilíbrio até o fim entre equipes como Red Bull, Ferrari, McLaren, Lotus e Mercedes
Foto: Getty Images
O retorno de MassaDepois de um péssimo início em 2012, Felipe Massa pontuou nas dez últimas corridas do ano e chegou a mostrar um ritmo mais forte que o de Fernando Alonso. O brasileiro, de contrato renovado com a Ferrari, entra com moral na nova temporada. Ele já falou até mesmo em conquistar o título, que lhe escapou em 2008
Foto: Getty Images
Hamilton na MercedesApós seis temporadas na McLaren, Lewis Hamilton mudou de casa. O arrojado piloto inglês deixou a escuderia britânica para substituir o heptacampeão Michael Schumacher na Mercedes. Irá Hamilton colocar a escuderia alemã no rol das candidatas ao título logo em seu ano de estreia?
Foto: Getty Images
Kimi: ele sabe o que fazDepois de dois anos fora da F1, Kimi Raikkonen retornou de maneira surpreendente: em alto nível, vencendo GP, colocando a Lotus entre as principais escuderias do grid e protagonizando momentos hilários - seja pelo chifrinho que recebeu de Vettel, por errar o caminho em Interlagos ou por reclamar com seu engenheiro em Abu Dhabi: "me deixe em paz, eu sei o que estou fazendo". O que Kimi terá reservado para 2013?
Foto: Getty Images
Vettel: garoto prodígio e caçador de recordesDepois de se tornar em 2012 o tricampeão de F1 mais novo da história, Sebastian Vettel vai em busca de mais recordes. Se vencer a temporada do ano que vem, se desgarrará de nomes como Ayrton Senna, Jack Brabham, Jackie Stewart, Nelson Piquet e Niki Lauda, que por três vezes venceram a categoria. Ele se igualaria a Alain Prost como tetra e ficaria atrás apenas do hepta Schumacher e do penta Fangio
Foto: Getty Images
A astúcia de Sergio Pérez Fã confesso de Chapolin Colorado, Sergio Pérez terá seu primeiro grande desafio na carreira. Após se destacar pela Sauber, o piloto mexicano estreará em 2013 pela McLaren, na vaga de Lewis Hamilton. Será que agora, em uma escuderia de prestígio e também sob pressão, Pérez conseguirá justificar o talento mostrado no time de Peter Sauber?
Foto: Getty Images
O novo mexicanoSe perdeu Sergio Perez para a McLaren, por outro lado a Sauber agiu rápido para continuar em alta com a torcida mexicana e oficializou a contratação de Estaban Gutierrez. Jovem promessa, o piloto de 21 anos chega à escuderia suíça credenciado pelo terceiro lugar da temporada da GP2
Foto: Getty Images
Ferrari sob pressãoA Ferrari iniciará a temporada 2013 com um jejum incômodo: quatro anos sem títulos na categoria. A última conquista da escuderia foi o Mundial de Construtores de 2008. Se levarmos em consideração um piloto campeão, o último título foi o de Kimi Raikkonen em 2007. No entanto, não será nada fácil para o time italiano: os ferraristas terão que superar nada menos do que a tricampeã Red Bull, do tricampeão Sebastian Vettel
Foto: Getty Images
CNHA FIA deve introduzir um sistema de punição por pontos na Fórmula 1 semelhante aos 20 pontos que os motoristas brasileiros devem evitar na CNH. Assim, diante de um determinado número de pontos (ainda a ser definido) acumulados pelos pilotos punidos, os "barbeiros" serão afastados por uma corrida. A medida, entretanto, ainda precisa de homologação. O ousado e às vezes desastrado Romain Grosjean que se cuide
Foto: Getty Images
Último ano dos motores aspiradosA Fórmula 1 alterará a partir de 2014 o tipo de motores dos carros que disputam a categoria. Portanto, a próxima temporada será a última dos equipamentos V8 aspirados de 2,2 L. Os novos motores serão V6 turbo de 1,6 L