Britânico vence disputa com Razia e estreia na F1 pela Marussia
18 dez2012 - 09h13
(atualizado às 12h48)
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O britânico Max Chilton será uma das novidades na Fórmula 1 em 2013. O piloto, 21 anos, foi confirmado nesta terça-feira como titular da Marussia na próxima temporada da categoria, na qual será o companheiro do alemão Timo Glock.
A vaga na Marussia era de interesse do brasileiro Luiz Razia. O piloto, 23 anos e vice-campeão da GP2 nesta temporada, já havia divulgado que negociava com a equipe, com a Force India e com a Caterham em busca de uma vaga para estrear na F1.
Agora, das 11 equipes da categoria, nove já oficializaram suas duplas titulares (Red Bull, Ferrari, McLaren, Lotus, Mercedes, Sauber, Williams, Toro Rosso e Marussia). A HRT, com problemas financeiros, anunciou que fecha as portas e só uma improvável venda manteria a escuderia no grid.
A Force India tem duas vagas em aberto, mas uma deve ser do britânico Paul di Resta; a Caterham tem apenas uma, visto que já confirmou o francês Charles Pic como titular. Além de Razia, o outro brasileiro na briga por um cockpit é Bruno Senna, ex-Williams.
O anúncio relativo a Chilton não surpreende. Ele era reserva da Marussia e sua promoção já era esperada após a saída de Pic. O britânico foi quarto colocado da GP2 neste ano pela equipe Carlin. Ele somou duas vitórias e 169 pontos na temporada, contra 247 do campeão, o italiano Davide Valsecchi, da DAMS.
"É difícil colocar em palavras o que estou sentindo hoje (terça-feira), com o anúncio de que correrei pela Marussia em 2013", disse Chilton. "Isso vem no final de um ano fantástico. Minhas poles e as vitórias na GP2, além do meu bom desempenho nos testes para jovens pilotos em Abu Dhabi, deram toda a confiança na minha capacidade para competir em alto nível no automobilismo", completou.
O calendário 2012 da Fórmula 1 chegou ao fim no domingo, dia 25, com o tricampeonato do alemão Sebastian Vettel conquistado de maneira emocionante em Interlagos. No entanto, a maior categoria do automobilismo mundial promete ser bastante empolgante para a próxima temporada. Veja, a seguir, dez motivos para continuar ligado na F1:
Foto: Getty Images
Equilíbrio A temporada de 2012 foi emocionante: depois de ver sete vencedores diferentes nas sete primeiras corridas do calendário, o título só foi definido no Grande Prêmio de Interlagos, o último do ano. A expectativa para o ano que vem não pode ser diferente: mais um ano de fortes emoções e equilíbrio até o fim entre equipes como Red Bull, Ferrari, McLaren, Lotus e Mercedes
Foto: Getty Images
O retorno de MassaDepois de um péssimo início em 2012, Felipe Massa pontuou nas dez últimas corridas do ano e chegou a mostrar um ritmo mais forte que o de Fernando Alonso. O brasileiro, de contrato renovado com a Ferrari, entra com moral na nova temporada. Ele já falou até mesmo em conquistar o título, que lhe escapou em 2008
Foto: Getty Images
Hamilton na MercedesApós seis temporadas na McLaren, Lewis Hamilton mudou de casa. O arrojado piloto inglês deixou a escuderia britânica para substituir o heptacampeão Michael Schumacher na Mercedes. Irá Hamilton colocar a escuderia alemã no rol das candidatas ao título logo em seu ano de estreia?
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Kimi: ele sabe o que fazDepois de dois anos fora da F1, Kimi Raikkonen retornou de maneira surpreendente: em alto nível, vencendo GP, colocando a Lotus entre as principais escuderias do grid e protagonizando momentos hilários - seja pelo chifrinho que recebeu de Vettel, por errar o caminho em Interlagos ou por reclamar com seu engenheiro em Abu Dhabi: "me deixe em paz, eu sei o que estou fazendo". O que Kimi terá reservado para 2013?
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Vettel: garoto prodígio e caçador de recordesDepois de se tornar em 2012 o tricampeão de F1 mais novo da história, Sebastian Vettel vai em busca de mais recordes. Se vencer a temporada do ano que vem, se desgarrará de nomes como Ayrton Senna, Jack Brabham, Jackie Stewart, Nelson Piquet e Niki Lauda, que por três vezes venceram a categoria. Ele se igualaria a Alain Prost como tetra e ficaria atrás apenas do hepta Schumacher e do penta Fangio
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A astúcia de Sergio Pérez Fã confesso de Chapolin Colorado, Sergio Pérez terá seu primeiro grande desafio na carreira. Após se destacar pela Sauber, o piloto mexicano estreará em 2013 pela McLaren, na vaga de Lewis Hamilton. Será que agora, em uma escuderia de prestígio e também sob pressão, Pérez conseguirá justificar o talento mostrado no time de Peter Sauber?
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O novo mexicanoSe perdeu Sergio Perez para a McLaren, por outro lado a Sauber agiu rápido para continuar em alta com a torcida mexicana e oficializou a contratação de Estaban Gutierrez. Jovem promessa, o piloto de 21 anos chega à escuderia suíça credenciado pelo terceiro lugar da temporada da GP2
Foto: Getty Images
Ferrari sob pressãoA Ferrari iniciará a temporada 2013 com um jejum incômodo: quatro anos sem títulos na categoria. A última conquista da escuderia foi o Mundial de Construtores de 2008. Se levarmos em consideração um piloto campeão, o último título foi o de Kimi Raikkonen em 2007. No entanto, não será nada fácil para o time italiano: os ferraristas terão que superar nada menos do que a tricampeã Red Bull, do tricampeão Sebastian Vettel
Foto: Getty Images
CNHA FIA deve introduzir um sistema de punição por pontos na Fórmula 1 semelhante aos 20 pontos que os motoristas brasileiros devem evitar na CNH. Assim, diante de um determinado número de pontos (ainda a ser definido) acumulados pelos pilotos punidos, os "barbeiros" serão afastados por uma corrida. A medida, entretanto, ainda precisa de homologação. O ousado e às vezes desastrado Romain Grosjean que se cuide
Foto: Getty Images
Último ano dos motores aspiradosA Fórmula 1 alterará a partir de 2014 o tipo de motores dos carros que disputam a categoria. Portanto, a próxima temporada será a última dos equipamentos V8 aspirados de 2,2 L. Os novos motores serão V6 turbo de 1,6 L