Fórmula 1

publicidade
24 de março de 2011 • 13h43 • atualizado às 14h57

Primeira vitória de Senna no GP do Brasil completa 20 anos

Senna comemora vitória no GP do Brasil
Foto: Getty Images
 

Assim como ficou marcada a carreira, Ayrton Senna conquistou a sua primeira vitória no GP do Brasil de Fórmula 1 com muita dificuldade e superação há 20 anos. O brasileiro, então bicampeão da categoria, cruzou a linha de chegada em Interlagos pela primeira vez em 24 de março de 1991, trazendo lágrimas e euforia aos 70 mil torcedores que lotavam as arquibancadas.

Com o céu nublado, a chuva não demorou a chegar ao circuito de Interlagos, que tinha Senna na pole-position. Seguido de perto por Nigel Mansell (Williams), o brasileiro conduziu a McLaren sem dificuldades no início da corrida, até que perdeu as terceira e quinta marchas. Foi aí que o drama do piloto brasileiro começou.

Correndo sem duas marchas, Senna teria que ganhar a corrida "no braço" e o fez. Ameaçado pela Williams de Riccardo Patrese, o brasileiro ainda perdeu a quarta marcha e conseguiu conduzir a McLaren, apenas com a sexta marcha, até a linha de chegada. Eufórico e com dores, Senna não conteve as lágrimas e precisou de ajuda para sair do carro.

Mesmo com fortes câimbras nos braços, Senna subiu ao pódio e ergueu o troféu com muita dificuldade, levando ao delírio os torcedores que o acompanhavam no circuito de Interlagos.

Sem cerimônia, o brasileiro tomou o tradicional banho de champanhe e arrematou a primeira vitória do ano de 1991, que lhe renderia pela terceira vez o título mundial de F1.

Em comemoração aos 20 anos da vitória histórica de Senna, começa nesta quinta a venda do DVD do documentário que conta a trajetória do brasileiro. Senna. O brasileiro. O herói. O campeão está disponível em DVD e Blu-ray. A edição simples custa R$ 39,90 e a versão com booklet e luva, R$ 44,90.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva