Quarto dos treinos, Alonso muda discurso: "não descarto 1ª fila"
16 mar2012 - 09h22
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A Ferrari começa o Mundial cercada pela desconfiança depois de exibir um rendimento abaixo do esperado durante a pré-temporada. A despeito do clima de incerteza, o espanhol Fernando Alonso diz acreditar na possibilidade de largar na primeira fila do grid do Grande Prêmio da Austrália depois de participar bem dos treinos livres desta sexta-feira.
"Não descarto estar na primeira fila. O carro é muito bom para uma volta e respondeu bem a todas as mudanças que fizemos. Espero que seja uma qualificação com partes secas e partes úmidas. Fomos bem assim", declarou o espanhol - a previsão é que a tomada classificatória seja realizada com pista seca.
"Geralmente, é difícil tirar conclusões na sexta-feira e hoje mais do que nunca, devido às poucas voltas que completamos com pista seca, mas foi a mesma coisa para todos. Os testes importantes que precisávamos fazer nós fizemos, com resultados positivos ou como esperávemos que fossem. Vamos chegar com o melhor que temos para a qualificação. Faltou comparar os dois tipos de pneus, o que tentaremos fazer amanhã", disse.
O melhor tempo dos treinos livres desta sexta-feira foi estabelecido pelo britânico Jenson Button (McLaren) na primeira sessão, com pista seca: 1min27s560. Superado também pelo inglês Lewis Hamilton (McLaren) e pelo alemão Michael Schumacher (Mercedes), Alonso registrou a quarta melhor marca da jornada, com 1min28s360, em um dia marcado pela instabilidade climática. Já o outro piloto da Ferrari, o brasileiro Felipe Massa, perdeu o controle do carro no primeiro treino e fechou o dia na 18ª posição.
"O bom foi que pudemos testar no molhado, algo que não tive chance de fazer na pré-temporada", prosseguiu Alonso. "Pude checar que o carro funciona, já que temos muitas peças novas quando começa o campeonato: você estreia motor, câmbio, Kers (Sistema de Recuperação de Energia Cinética)... São coisas que parecem normais, mas é a primeira vez que usamos. As sensações foram boas e o carro se comportou bem. Não tivemos problemas com os pneus intermediários e nem com os de pista seca".
Alonso ainda falou sobre o desempenho de Schumacher, que estabeleceu o melhor tempo da segunda sessão, cuja maior parte foi realizada com o circuito molhado, ao superar o compatriota Nico Hulkenberg (Force India) com o cronômetro já zerado. Para o espanhol, ainda que o resultado do treino livre não seja suficiente para fazer previsões, o rendimento do veterano é um sinal de evolução da Mercedes.
"Eu acho que eles vão ir bem, porque a Mercedes fez uma pré-temporada séria, tentando não chamar a atenção excessivamente, mas sabendo que tinham um bom potencial", apostou o ferrarista. "Mas a classificação está um pouco misturada. Não acho que a Red Bull vá ficar em 10º e que Heikki Kovalainen seja o sétimo. Temos que esperar até amanhã (sábado), mas com certeza a Mercedes deu um passo adiante".
O finlandês Kovalainen, da Caterham, se destacou na segunda sessão ao ocupar o oitavo posto, dois à frente do alemão Sebastian Vettel, da Red Bull. Otimista para o treino classificatório, Alonso havia sofrido com os problemas da Ferrari na pré-temporada. Depois do último dia de testes, em 4 de março em Barcelona, o diretor-técnico da escuderia italiana, Pat Fry, disse que não esperava ver o carro vermelho brigando pelo pódio no GP da Austrália.
Ao longo das últimas décadas, muitos foram os pilotos que testaram carros na Fórmula 1, seja como terceiro piloto, seja como convidado para dar apenas algumas voltas. Poucos foram aproveitados, enquanto muitos deixaram a categoria sem serem "promovidos". Relembre nomes e passagens dos pilotos que não foram aproveitados pela Fórmula 1 nas últimas décadas (as fotos não correspondem em todos os casos ao momento exato do teste na categoria):
Foto: Getty Images
Adam Carroll (GBR): BAR (2004), BAR (2005)
Foto: Getty Images
Adrián Vallés (ESP): Spyker (2006), Spyker (2007)
Foto: Getty Images
Al Unser Jr. (EUA): Williams (1991)
Foto: Getty Images
Alexander Rossi (EUA): BMW-Sauber (2009), Team Lotus (2011)
Foto: Getty Images
Alexandre Prémat (FRA): Spyker (2006)
Foto: Getty Images
Álvaro Parente (POR): Renault (2008)
Foto: Getty Images
Andre Lotterer (ALE): Jaguar (2001), Jaguar (2002)
Foto: Getty Images
Andrea Piccini (ITA): Minardi (2001)
Foto: Getty Images
Andreas Zuber (EAU): Honda (2007), Super Aguri (2007)
Foto: Getty Images
Andy Priaulx (GBR): Williams (2005)
Foto: Getty Images
Andy Soucek (ESP): Toyota (2006), Williams (2009)
Foto: Getty Images
Augusto Farfus (BRA): BMW-Sauber (2007)
Foto: Getty Images
Bas Leinders (BEL): Jordan (2004), Minardi (2004)
Foto: Getty Images
Bertrand Baguette (BEL): Renault (2009), BMW-Sauber (2009)
Foto: Getty Images
Björn Wirdheim (SUE): Jordan (2003), BAR (2003), Jaguar (2004)
Foto: Getty Images
Borja García (ESP): Toyota (2005)
Foto: Getty Images
Brendon Hartley (NZL): Toro Rosso (2008), Red Bull (2008), Toro Rosso (2009), Toro Rosso (2010), Red Bull (2010)
Foto: Getty Images
Bruno Junqueira (BRA): Williams (1999), Williams (2000)