2 eventos ao vivo

"Rival" de Bruno Senna, finlandês confia em ser titular da Williams

25 nov 2012
09h21
atualizado às 09h59

A Finlândia está longe de ser uma potência esportiva, mas quando o assunto é Fórmula 1 o país é uma autoridade no assunto. Berço de três campeões mundiais (Kimi Raikkonen, Mika Hakkinen e Keke Rosberg), a nação pode ter mais um representante na categoria em 2013: Valtteri Bottas, 23 anos.

» De "reta curva" a sabão no banheiro; veja gafes de Galvão na F1

O jovem é concorrente direto de Bruno Senna na briga por vaga na Williams e tem grandes chances de deixar o "rival" sem espaço no time britânico. Segundo publica neste fim de semana a revista alemã Auto Motor und Sport, o finlandês já acertou o acordo para passar de reserva a titular da escuderia ao lado do venezuelano Pastor Maldonado, em decisão que seria anunciada na próxima semana.

Neste ano, Bottas teve a chance, estabelecida por contrato, de pilotar o carro do brasileiro em 15 dos primeiros treinos livres das 20 etapas da Fórmula 1, realizados às sextas-feiras. "Espero mais do que isso em 2013. Meu objetivo é ser titular da Williams", disse Bottas.

A divisão do comando do carro rendeu algumas queixas de Bruno Senna na última sexta-feira, após os treinos em Interlagos. "Para ser bem sincero, durante o decorrer do ano percebi o quanto a falta do treino estava segurando minha performance, especialmente nas classificações", disse o brasileiro, que largará no 11º lugar na prova deste domingo.

Fã de Mika Hakkinen, bicampeão mundial pela McLaren em 1998 e 1999 e seu grande herói, Bottas conta com um importante aliado para realizar o sonho que alimenta desde o tempo em que corria de kart em sua terra natal, Nastola, município de 15.066 habitantes no interior finlandês.

Bottas é agenciado pela empresa do próprio Hakkinen e também do austríaco Toto Wolff, sócio de Frank Williams no comando da escuderia britânica. Isso, entretanto, ainda não lhe rendeu informações privilegiadas sobre a data da definição sobre quem deve ser o companheiro de Maldonado.

"Só espero que saia até o fim deste ano. Isso dará mais tranquilidade para pensar em 2013", afirmou Bottas, que durante a entrevista foi interrompido por um funcionário da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para assinar um pôster para Bernie Ecclestone, chefão da Fórmula 1.

Apesar da pouca idade, Bottas mostra maturidade e confiança de que terá seu assento na Williams. Campeão da GP3 em 2011, o "rival" de Bruno Senna não cogita ir a outro time.

Finlandês Valtteri Bottas, 23 anos, é reserva da Williams e pode herdar vaga de Bruno Senna na equipe
Finlandês Valtteri Bottas, 23 anos, é reserva da Williams e pode herdar vaga de Bruno Senna na equipe
Foto: Reuters
Fonte: Lancepress!
publicidade