PUBLICIDADE

"Velho", Massa é 2º maior ferrarista e se aproxima de marca de Schumacher

17 out 2012 - 07h59
(atualizado às 10h38)
Compartilhar

Ao renovar o contrato até o fim da temporada 2013, Felipe Massa se confirmou como um "velho" piloto da Ferrari, conforme define a própria escuderia italiana. Segundo automobilista que mais guiou o carro vermelho na história da Fórmula 1, o brasileiro está a 64 Grandes Prêmios de igualar o recorde do alemão Michael Schumacher e pode fazê-lo caso prolongue o vínculo com a equipe mais uma vez - até 2015. Os números são do site Stats F1.

» Vettel lidera; confira classificação atualizada do Mundial

» Massa é 4º; veja resultado do GP da Coreia do Sul

» Com grid girls e famosas, veja 100 fotos de mulheres na F1

Segundo texto publicado nesta terça-feira no site oficial da Ferrari, "não foi necessário muito tempo para se chegar a um acordo sobre a renovação do contrato" com Massa, o que ocorreu na manhã do mesmo dia, em uma reunião "afetuosa" com o presidente da montadora italiana, Luca di Montezemolo, em Maranello.

"A Ferrari conhece Felipe desde quando era pouco mais do que um garoto e ele cresceu esportivamente em Maranello, tanto que já começa a ser um dos mais 'velhos' da equipe na pista", aponta o texto.

O paulista, 31 anos, estreou como titular da equipe italiana em 2006, assumindo o posto do compatriota Rubens Barrichello como parceiro do alemão Michael Schumacher. Massa, porém, já era ligado à Ferrari antes - em 2003 foi piloto de testes da equipe e em 2002 iniciou a carreira na F1 pela Sauber, equipada com motores italianos. O empresário do brasileiro é o francês Nicolas Todt, filho de Jean Todt, chefe ferrarista entre 1993 e 2007.

Desde então, Massa participou de 116 Grandes Prêmios a bordo do carro vermelho, sendo o segundo piloto na história da F1 que mais pilotou o veículo. O primeiro é o alemão Michael Schumacher, com 180, e o terceiro é Barrichello, com 102. Atualmente o outro piloto da Ferrari, Fernando Alonso, soma 54 etapas desde que deixou a Renault, em 2009, e é o 12º da lista - ele tem contrato assinado até 2016.

Massa ainda tem mais quatro etapas para disputar até o fim da atual temporada, com os GPs de Índia, Abu Dhabi, Estados Unidos e Brasil. Com o contrato renovado por mais uma temporada, ele já assegura pelo menos outras 20 provas, conforme estabelece o calendário de 2013 divulgado pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

O piloto, portanto, deve terminar o ano que vem com 140 corridas pela Ferrari, a 40 do recorde de Schumacher, e necessitaria de uma nova renovação do vínculo por duas temporadas para igualar a marca. Vontade de continuar não falta para o brasileiro, que em 2012, em meio à indefinição do futuro, descartou prolongar a carreira na F1 caso fosse obrigado a guiar por uma "equipe pequena".

"A Ferrari é uma família esportiva e sempre corri na Fórmula 1 guiando com motores construídos em Maranello: não consigo me ver no volante de um monoposto com outros propulsores!", disse nesta terça-feira.

Confira os 12 pilotos que mais guiaram pela Ferrari na história da Fórmula 1:

1º - Michael Schumacher (ALE): 180 Grandes Prêmios
2º - Felipe Massa (BRA): 116 Grandes Prêmios
3º - Rubens Barrichello (BRA): 102 Grandes Prêmios
4º - Gerhard Berger (AUT): 96 Grandes Prêmios
5º - Michele Alboreto (ITA): 80 Grandes Prêmios
6º - Jean Alesi (FRA): 79 Grandes Prêmios
7º - Clay Regazzoni (SUI): 73 Grandes Prêmios
8º - Gilles Villeneuve (CAN): 66 Grandes Prêmios
9º - Eddie Irvine (GBR): 65 Grandes Prêmios
10º - Niki Lauda (AUT): 57 Grandes Prêmios
11º - Jacky Icks (BEL): 55 Grandes Prêmios
12º - Fernando Alonso (ESP): 54 Grandes Prêmios

Ex-parceiro de Schumacher, Massa é titular da Ferrari desde a temporada de 2006
Ex-parceiro de Schumacher, Massa é titular da Ferrari desde a temporada de 2006
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade