"Velho", Massa é 2º maior ferrarista e se aproxima de marca de Schumacher
17 out2012 - 07h59
(atualizado às 10h38)
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Ao renovar o contrato até o fim da temporada 2013, Felipe Massa se confirmou como um "velho" piloto da Ferrari, conforme define a própria escuderia italiana. Segundo automobilista que mais guiou o carro vermelho na história da Fórmula 1, o brasileiro está a 64 Grandes Prêmios de igualar o recorde do alemão Michael Schumacher e pode fazê-lo caso prolongue o vínculo com a equipe mais uma vez - até 2015. Os números são do site Stats F1.
Segundo texto publicado nesta terça-feira no site oficial da Ferrari, "não foi necessário muito tempo para se chegar a um acordo sobre a renovação do contrato" com Massa, o que ocorreu na manhã do mesmo dia, em uma reunião "afetuosa" com o presidente da montadora italiana, Luca di Montezemolo, em Maranello.
"A Ferrari conhece Felipe desde quando era pouco mais do que um garoto e ele cresceu esportivamente em Maranello, tanto que já começa a ser um dos mais 'velhos' da equipe na pista", aponta o texto.
O paulista, 31 anos, estreou como titular da equipe italiana em 2006, assumindo o posto do compatriota Rubens Barrichello como parceiro do alemão Michael Schumacher. Massa, porém, já era ligado à Ferrari antes - em 2003 foi piloto de testes da equipe e em 2002 iniciou a carreira na F1 pela Sauber, equipada com motores italianos. O empresário do brasileiro é o francês Nicolas Todt, filho de Jean Todt, chefe ferrarista entre 1993 e 2007.
Desde então, Massa participou de 116 Grandes Prêmios a bordo do carro vermelho, sendo o segundo piloto na história da F1 que mais pilotou o veículo. O primeiro é o alemão Michael Schumacher, com 180, e o terceiro é Barrichello, com 102. Atualmente o outro piloto da Ferrari, Fernando Alonso, soma 54 etapas desde que deixou a Renault, em 2009, e é o 12º da lista - ele tem contrato assinado até 2016.
Massa ainda tem mais quatro etapas para disputar até o fim da atual temporada, com os GPs de Índia, Abu Dhabi, Estados Unidos e Brasil. Com o contrato renovado por mais uma temporada, ele já assegura pelo menos outras 20 provas, conforme estabelece o calendário de 2013 divulgado pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA).
O piloto, portanto, deve terminar o ano que vem com 140 corridas pela Ferrari, a 40 do recorde de Schumacher, e necessitaria de uma nova renovação do vínculo por duas temporadas para igualar a marca. Vontade de continuar não falta para o brasileiro, que em 2012, em meio à indefinição do futuro, descartou prolongar a carreira na F1 caso fosse obrigado a guiar por uma "equipe pequena".
"A Ferrari é uma família esportiva e sempre corri na Fórmula 1 guiando com motores construídos em Maranello: não consigo me ver no volante de um monoposto com outros propulsores!", disse nesta terça-feira.
Confira os 12 pilotos que mais guiaram pela Ferrari na história da Fórmula 1:
1º - Michael Schumacher (ALE): 180 Grandes Prêmios 2º - Felipe Massa (BRA): 116 Grandes Prêmios 3º - Rubens Barrichello (BRA): 102 Grandes Prêmios 4º - Gerhard Berger (AUT): 96 Grandes Prêmios 5º - Michele Alboreto (ITA): 80 Grandes Prêmios 6º - Jean Alesi (FRA): 79 Grandes Prêmios 7º - Clay Regazzoni (SUI): 73 Grandes Prêmios 8º - Gilles Villeneuve (CAN): 66 Grandes Prêmios 9º - Eddie Irvine (GBR): 65 Grandes Prêmios 10º - Niki Lauda (AUT): 57 Grandes Prêmios 11º - Jacky Icks (BEL): 55 Grandes Prêmios 12º - Fernando Alonso (ESP): 54 Grandes Prêmios
Após uma longa novela, a Ferrari anunciou a renovação do contrato de Felipe Massa para o ano que vem. Assim, o brasileiro vai completar um período de oito anos na equipe de Maranello. Em 2006, seu primeiro ano, era considerado um "irmão" por Michael Schumacher. Foi vice-campeão em 2008, sofreu um sério acidente no ano seguinte e desde então se tornou coadjuvante de Fernando Alonso. Relembre a carreira de Massa na equipe italiana:
Foto: Getty Images
EstreiaApós três temporadas na Sauber, Felipe Massa foi escolhido para substituir Rubens Barrichello na Ferrari. Com apenas 24 anos, conseguiu o segundo lugar no grid do GP do Bahrein de 2006, mas terminou em apenas nono lugar e não marcou pontos
Foto: Getty Images
Primeiro pódioQuatro corridas depois, Massa subiu ao pódio pela primeira vez na carreira e na Ferrari. Em Nurburgring, no GP da Europa de 2006, ficou em terceiro lugar, atrás apenas de Fernando Alonso, campeão daquela temporada, e Michael Schumacher
Foto: Getty Images
Fim de jejumMassa conseguiu a primeira vitória de um brasileiro em Interlagos após um jejum de 12 anos. Ele fez a pole position e terminou a corrida com 18s de vantagem para o campeão Fernando Alonso. Este GP do Brasil de 2006 também marcou a primeira aposentadoria de Michael Schumacher, que voltou a correr em 2010
Foto: Getty Images
AjudaAgora, Massa tinha um novo parceiro: Kimi Raikkonen, o rápido finlandês que venceu sete corridas em 2005 e foi vice-campeão duas vezes. Em 2007, o brasileiro conseguiu dez pódios, mas chegou na última etapa, em Interlagos, sem chances de título. Poderia ter vencido, mas cedeu a primeira colocação a Raikkonen, que acabou campeão da temporada
Foto: Getty Images
RodouMassa brigou seriamente pelo título em 2008. Chegou à nona etapa, em Silverstone, com três vitórias, um segundo e um terceiro lugar. Largando em nono, o brasileiro não conseguiu lidar direito com a pista molhada e rodou. Terminou em 13º e perdeu pontos importantes
Foto: Getty Images
MangueiraMassa também foi atrapalhado pela Ferrari em 2008. Em Cingapura, a equipe liberou o brasileiro dos boxes com a mangueira de combustível presa ao carro. O piloto liderava a corrida com tranquilidade, mas precisou parar por alguns segundos para os mecânicos retirarem o equipamento. Antes, no GP da Hungria, ele havia abandonado com problemas no motor
Foto: Getty Images
Na última voltaApesar dos problemas, Massa cruzou a linha de chegada da última corrida do ano de 2008 como campeão. Ele venceu o chuvoso GP do Brasil e estava empatando em pontos com Lewis Hamilton. Levaria vantagem no número de vitórias: 6 a 5. No entanto, os pneus para pista seca de Timo Glock não resistiram à McLaren, e Hamilton conseguiu a ultrapassagem na Subida dos Boxes. Com o quinto lugar, garantiu o título por um ponto de vantagem
Foto: Getty Images
A molaNa maluca temporada 2009 da Fórmula 1, Massa não tinha conseguido grandes resultados até o GP da Hungria. No treino classificatório em Hungaroring, uma mola se desprendeu do carro de Rubens Barrichello e acertou o rosto do brasileiro da Ferrari. Ele sofreu um corte de oito centímetros, passou por cirurgia e perdeu o restante da temporada
Foto: Getty Images
Volta com pódioMassa voltou a correr em 2010 em uma nova Ferrari, agora liderada pelo bicampeão mundial Fernando Alonso. O espanhol venceu a primeira corrida na nova equipe, no Bahrein, seguido pelo brasileiro, segundo colocado
Foto: Getty Images
"Faster than you"Exatamente um ano depois do acidente na Hungria, Massa liderou o GP da Alemanha por 49 voltas antes de ceder, por ordem da Ferrari, a primeira colocação para Fernando Alonso. O jogo de equipe escancarado causou constrangimento à equipe italiana, multa de R$ 172 mil, um julgamento no Conselho Mundial de Esporte a Motor da FIA e o fim da última chance em muito tempo de vitória do brasileiro na Fórmula 1
Foto: Getty Images
Último pódioO 33º pódio de Felipe Massa foi na Coreia do Sul, antepenúltima etapa de 2010. Largou em sexto lugar na estreia do circuito de Yeongam e chegou na terceira posição. Ele só voltaria a terminar entre os três primeiros dois anos depois
Foto: Getty Images
CoadjuvanteMassa foi coadjuvante da temporada 2011, que consagrou o bicampeonato de Sebastian Vettel. Se foi constante e pontuou em 15 das 19 etapas, não conseguiu passar do quinto lugar em nenhuma delas e terminou o Mundial de Pilotos em sexto
Foto: Getty Images
DesanimadoA temporada 2012 começou com o futuro de Massa em xeque. O campeonato anterior não animava a Ferrari a renovar o seu contrato, que terminaria ao fim do ano. As primeiras corridas de seu sétimo ano em Maranello não ajudaram. Em cinco provas, conseguiu apenas dois pontos com o nono lugar no Bahrein
Foto: Getty Images
Escudeiro dócilMassa mostrou poder de recuperação após as férias da categoria. Foi quinto lugar na Bélgica, quarto na Itália e oitavo em Cingapura, após cair para a última colocação nas primeiras voltas. Ganhou apoio de Alonso e foi chamado de "escudeiro dócil" pela imprensa espanhola
Foto: Getty Images
A voltaDois anos e 35 corridas depois, Massa voltou ao pódio. No GP do Japão, em Suzuka, ele largou em décimo, aproveitou duas batidas na largada e o bom trabalho de pit stops da Ferrari para terminar a corrida em segundo
Foto: Reuters
GarantidoA Ferrari queria ter certeza que a recuperação de Massa era duradora. A confirmação veio na Coreia do Sul. O brasileiro poderia mais uma vez subir ao pódio. Estava em quarto, era mais rápido que Alonso, mas obedeceu às ordens da equipe e "tirou o pé" para não ameaçar o espanhol. Com os 12 pontos, chegou a 58 nas cinco etapas depois das férias de verão. Apenas Vettel marcou mais nesse período. Foi o suficiente para a renovação