PUBLICIDADE

Raikkonen lidera último dia em Jerez; Massa tem melhor tempo da semana

8 fev 2013 - 14h40
(atualizado às 15h06)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Raikkonen fez o segundo melhor tempo da semana em Jerez</p>
Raikkonen fez o segundo melhor tempo da semana em Jerez
Foto: Getty Images

O finlandês Kimi Raikkonen foi o piloto mais rápido desta sexta-feira, último dos quatro dias de treinos coletivos da Fórmula 1 em Jerez de la Frontera. O tempo marcado pelo representante da Lotus, de 1min18s148, foi o segundo melhor da semana, sendo batido apenas pelo do brasileiro Felipe Massa, que havia cravado 1min17s879 na quinta. 

Nos dois primeiros dias de trabalhos no circuito espanhol, o britânico Jenson Button, da McLaren, e o francês Romain Grosjean, da Lotus, haviam liderado respectivamente com as marcas de 1min18s861 e 1min18s218. A comparação dos tempos é prejudicado pelas diferenças nas condições da pista de uma sessão à outra, pela quantidade de combustível nos carros e pelo modelo dos pneus, que podem variar.  

Nesta sexta, o francês Jules Bianchi seguiu Raikkonen de perto e ficou com a segunda colocação ao marcar 1min18s175. Membro da Academia de Pilotos da Ferrari e reserva da Force India na última temporada, Bianchi treina com a própria equipe indiana e busca uma vaga de titular no time, que ainda não anunciou o parceiro do britânico Paul di Resta.

O terceiro lugar foi do alemão Sebastian Vettel, que havia terminado no topo da tabela de tempos nesta manhã com 1min18s565. O piloto da Red Bull não melhorou essa marca à tarde. Ele foi seguido pelo mexicano Esteban Gutiérrez, da Sauber; pelo francês Jean-Éric Vergne, da Toro Rosso; pelo britânico Lewis Hamilton, da Mercedes; e pelo mexicano Sergio Pérez, da McLaren.

No oitavo lugar apareceu o finlandês Valtteri Bottas, da Williams. A equipe inglesa ainda trabalhou em Jerez com o carro de 2012, o FW34, sendo que só lançará o novo para as sessões de Barcelona. O espanhol Pedro de la Rosa, que teve problemas com um princípio de incêndio na Ferrari nesta manhã, voltou à pista à tarde até fechar o dia no nono lugar. 

Único brasileiro na sessão, Luiz Razia figurou no 11º lugar com a Marussia, atrás do francês Charles Pic, da Caterham, e à frente de Di Resta. Após sofrer com um problema no exaustor da Force India na quinta, o britânico ocupou a vaga de Bianchi na parte final da sessão, trabalhando por pouco menos de duas horas.

O circuito de Jerez recebeu a primeira série de treinos oficiais da pré-temporada da Fórmula 1. Agora, as equipes se preparam para trabalhar duas vezes em Barcelona: de 19 a 22 de fevereiro e de 28 de fevereiro a 3 de março. O campeonato será aberto no Grande Prêmio da Austrália, em Melbourne, em 17 de março.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade