PUBLICIDADE

Renault divulga imagens de motor para temporada 2014 da F1

25 fev 2013 - 19h52
(atualizado às 19h59)
Compartilhar
Exibir comentários

Nesta segunda-feira, a Renault divulgou as primeira imagens do motor que vai usar a partir do Mundial de 2014 de Fórmula 1. A peça já foi testada no dinamômetro da fábrica da montadora, em Viry-Chatillon, subúrbio de Paris, mas só será utilizado nos circuitos a partir do ano que vem.

<p>Afastado da Fórmula 1 desde 2011, Adrian Sutil voltou a pilotar para a Force India nesta quinta-feira, durante os treinos coletivos da categoria em Barcelona. O alemão disputa a última vaga disponível na F1 com o francês Jules Bianchi, que utilizará o novo carro nesta sexta. Veja mais fotos dos treinos:</p>
Afastado da Fórmula 1 desde 2011, Adrian Sutil voltou a pilotar para a Force India nesta quinta-feira, durante os treinos coletivos da categoria em Barcelona. O alemão disputa a última vaga disponível na F1 com o francês Jules Bianchi, que utilizará o novo carro nesta sexta. Veja mais fotos dos treinos:
Foto: Getty Images

O novo propulsor é um V6 de 1,6 litro turbo, que vai substituir o V8 de 2,4 litros, padrão atual da maior categoria do automobilismo mundial. Jean-Michel Janilier, chefe da divisão esportiva da Renault, frisou que os novos motores, mais econômicos e tecnologicamente avançados, podem atrair os antigos entusiastas da F1.

"Será uma ferramenta melhor de comunicação que os atuais motores V8. Podemos trazer alguns fãs de volta à F1", destacou.

Um dos pontos mais polêmicos em relação à troca de propulsores diz respeito ao barulho dos carros que, segundo os críticos, poderia diminuir, mas Rob White, diretor-técnico da Renault, não acredita que esse fato vai ocorrer.

"A F1 ainda vai continuar bastante barulhenta. Ainda será um evento muito violento. É possível ver nos testes, mesmo com trocas de marchas relativamente lentas e com pouca potência, a mudança das marchas continua rápida e agressiva. E a grande coisa vermelha atrás do motor, na frente da caixa de marchas (o sistema de recuperação de energia) também será responsável por algum espetáculo", garantiu.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade