PUBLICIDADE

Rosberg domina e vence GP da Austrália; Massa abandona

16 mar 2014 - 04h41
(atualizado às 10h54)
Compartilhar
Exibir comentários

A primeira etapa da temporada 2014 da Fórmula 1 teve um vencedor alemão. Entretanto, o tetracampeão Sebastian Vettel não foi o germânico no pódio: Nico Rosberg, da Mercedes, assumiu a ponta logo na largada neste domingo e manteve a primeira colocação até a bandeirada final para vencer o Grande Prêmio da Austrália.

Nico Rosberg lidera o Grande Prêmio da Austrália
Nico Rosberg lidera o Grande Prêmio da Austrália
Foto: Getty Images

Na pista, o segundo lugar ficou com um piloto da casa, Daniel Ricciardo. Mas o excesso de consumo de combustível na Red Bull provocou punição ao australiano, desclassificado da prova. Assim, o pódio virtual - já que Ricciardo fez a festa com a torcida pela colocação na pista - teve dois pilotos da McLaren: o dinamarquês Kevin Magnussen, segundo, e Jenson Button em terceiro. Fernando Alonso herdou o quatro lugar.  Veja a classificação do Mundial de Pilotos e Construtores.

A prova foi marcada por problemas mecânicos e por acidente logo na primeira curva, quando o japonês Kamui Kobayashi acertou sua Caterham na Williams de Felipe Massa e tirou ambos da prova. O brasileiro, que fazia sua estreia na escuderia, se irritou e pediu punição ao colega asiático. A FIA, no entanto, aceitou a explicação de problemas nos freios apontada por Kobayashi.

A corrida teve um início problemático, já que os pilotos precisaram fazer uma segunda volta de apresentação. Quando enfim houve a largada, Rosberg se saiu bem e passou da terceira posição à primeira. O começo foi ruim para Massa, que se envolveu na batida com Kobayashi e foi jogado para fora da pista.

Felipe Massa deixa sua Williams após sofrer batida do japonês Kamui Kobayashi
Felipe Massa deixa sua Williams após sofrer batida do japonês Kamui Kobayashi
Foto: Reuters

Além do brasileiro e do japonês, outros dois pilotos abandonaram logo na primeira volta. Tetracampeão da Fórmula 1, Sebastian Vettel sentiu problemas em sua Red Bull ainda na volta da apresentação e teve que deixar a disputa. O britânico Lewis Hamilton também teve problemas mecânicos e deu adeus ao GP.

Enquanto Rosberg liderava, Valtteri Bottas, que largou em 15º, pisou forte e levou sua Williams a disputar melhores posições. O finlandês, entretanto, cometeu erro quando tentava se aproximar do quinto colocado Fernando Alonso e estourou seu pneu junto ao muro. O escandinavo precisou parar para repor a peça e conseguiu retornar à prova.

O pelotão da frente conseguia se manter estável. Atrás de Rosberg, Daniel Ricciardo e Kevin Magnussen estavam distantes do alemão, mas buscando a presença no pódio. Isto porque o ferrarista Alonso buscava reduzir a diferença, enquanto lidava também com a presença Jenson Button.

Nada, porém, preocupava Rosberg, que fazia sua prova tranquilo na liderança. O alemão conseguiu abrir mais de vinte segundos de vantagem na ponta e caminhou tranquilo para sua quarta vitória de Fórmula 1 em sua carreira. 

Confira o resultado do Grande Prêmio da Austrália de Fórmula 1:

Posição Piloto País Equipe Tempo
1 Nico Rosberg ALE Mercedes  
2 Kevin Magnussen DIN McLaren +26s777
3 Jenson Button GBR McLaren +30s027
4 Fernando Alonso ESP Ferrari +35s284
5 Valtteri Bottas FIN Williams +47s639
6 Nico Hulkenberg ALE Force India +50s718
7 Kimi Raikkonen FIN Ferrari +57s675
8 Jean-Éric Vergne FRA Toro Rosso +1min00s441
9 Daniil Kvyat RUS Toro Rosso +1min03s585
10 Sergio Perez MEX Force India +1min25s916
11 Adrian Sutil ALE Sauber +1 volta
12 Esteban Gutierrez MEX Sauber +1 volta
13 Max Chilton GBR Marussia +2 voltas
14 Jules Bianchi FRA Marussia +8 voltas
Abandono Pastor Maldonado VEN Lotus  
Abandono Marcus Ericsson SUE Caterham  
Abandono Romain Grosjean FRA Lotus  
Abandono Lewis Hamilton GBR Mercedes  
Abandono Sebastian Vettel ALE Red Bull  
Abandono Felipe Massa BRA Williams  
Abandono Kamui Kobayashi JAP Caterham  
Desclassificado Daniel Ricciardo AUS Red Bull +24s525

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade