PUBLICIDADE

Saiba como Vettel poderá conquistar o tri na 100ª corrida da carreira

15 nov 2012 - 13h01
Compartilhar

Com um ótimo desempenho nas últimas cinco corridas - quatro vitórias e um terceiro lugar -, o alemão Sebastian Vettel tem condições de conquistar o tricampeonato mundial de Fórmula 1 neste próximo fim de semana, quando completará a 100ª corrida na carreira. O líder do Mundial chega ao GP dos Estados Unidos, que será disputado neste domingo, às 17h (de Brasília), no estreante circuito de Austin, com 10 pontos de vantagem sobre o vice-líder Fernando Alonso, da Ferrari, único piloto que ainda ameaça o título do alemão. O piloto da Red Bull depende de uma combinação de resultados para conquistar o tricampeonato de forma antecipada.

» De "reta curva" a sabão no banheiro; veja gafes de Galvão na F1

Após 18 de 20 provas disputadas, Vettel possui 255 pontos, dez a mais que Alonso. Para não depender do resultado da última etapa da temporada, que será disputada em São Paulo, no próximo dia 25, Vettel precisa marcar 15 pontos a mais que Fernando Alonso para garantir matematicamente a conquista do troféu nos Estados Unidos.

Como tem cinco vitórias contra três do piloto espanhol, Vettel pode se dar ao luxo de empatar em pontos com Alonso, que ainda assim conquistará o título por ter vencido mais corridas. Por isso, para ser campeão por antecipação, o alemão da Red Bull só precisa sair dos Estados Unidos com 25 pontos de diferença na tabela do Mundial. Se Vettel vencer a corrida, somando mais 25 pontos, e Alonso terminar em quinto lugar, colocação que vale apenas dez, o título estará confirmado.

Se Vettel chegar em segundo lugar, somará mais 18 pontos e precisá torcer para Alonso cruzar a linha de chegada no máximo com a nona colocação, somando apenas dois pontos. Se o piloto alemão terminar a corrida em terceiro, só conseguirá ser campeão por antecedência caso seu rival não marque pontos. O último lugar da zona de pontuação é a décima colocação, que dá ao piloto um ponto.

Caso Sebastian Vettel não consiga subir ao pódio no circuito de Austin, o título do Mundial de Pilotos de 2012 seguirá em aberto, independente do resultado de Fernando Alonso nos Estados Unidos.

Além do desejo de encerrar a disputa pelo título o quanto antes, Vettel tem um motivo a mais para querer ser campeão na etapa americana. No próximo fim de semana, em Austin, o piloto alemão fará sua largada de número 100 na Fórmula 1. Sua primeira prova também foi nos Estados Unidos, na temporada 2007, quando substituiu Robert Kubica na BMW-Sauber.

Red Bull também está próxima do tricampeonato mundial

Outro tricampeonato que está muito próximo de ser confirmado é o da Red Bull no Mundial de Construtores. A equipe tem 422 pontos conquistados na temporada, 82 de vantagem para a vice-líder Ferrari, que possui 340. A Red Bull irá assegurar mais um título se sair de Austin com uma vantagem de 43 pontos. Para garantir a taça sem depender dos resultados de Fernando Alonso e Felipe Massa, basta a dupla Vettel e Mark Webber chegarem na oitava e décima colocação.

Com cinco vitórias na temporada, Vettel poderá conquistar o tricampeonato nos Estados Unidos
Com cinco vitórias na temporada, Vettel poderá conquistar o tricampeonato nos Estados Unidos
Foto: AP
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade