PUBLICIDADE

Sauber assume ex-BMW e deve comandar 13ª equipe da F1 2010

27 nov 2009 - 09h31
(atualizado às 10h11)
Compartilhar

A BMW informou, por meio de um comunicado distribuído nesta sexta-feira, que vendeu a equipe de Fórmula 1 da empresa para o ex-parceiro Peter Sauber. Desta forma, o novo proprietário deve comandar a 13ª equipe do grid da temporada 2010.

O acordo entre as duas partes agora só depende da Federação Internacional de Automobilismo, já que a venda só será concretizada depois de a nova escuderia ser confirmada no grid.

A BMW ainda informou que a negociação com o grupo de investimentos Qadbak, anunciada pouco depois da decisão da empresa deixar a Fórmula 1, não chegou a um final. Desta forma, o controle total da equipe ficará a cargo de Peter Sauber.

"Estamos felizes com este desfecho. Isto preenche os requisitos para ter uma equipe de sucesso no futuro. Nosso relacionamento com Peter Sauber sempre foi excelente e marcada por respeito total. Gostaria de expressar nosso 'muito obrigado' a Peter Sauber e à equipe pela cooperação nos últimos anos" disse Klaus Draeger, membro da comissão de executivos da BMW.

O novo proprietário também se mostrou muito satisfeito com o retorno ao cargo máximo. Sauber comandou a equipe homônima entre os anos de 1993 e 2005, quando a BMW assumiu o controle e deu nome à escuderia.

"Estou aliviado porque achamos esta solução. Isto significa que poderemos manter a base de Hinwil e grande parte dos trabalhos. Estou convencido de que a nova equipe tem um ótimo futuro na F1, cujas transformações atuais beneficiarão os novos times. Nosso time aqui é muito competente e motivado, então espero enfrentar este desafio com eles. Gostaria de agradecer à BMW pelos quatro anos de sucesso que tiveram", afirmou Sauber.

Até o momento, 12 equipes, entre elas as novatas Manor, USF1, Campos e Lotus (já tinha participado da categoria), estão confirmadas para a temporada 2010. A desistência da Toyota abriu espaço para a Sauber, que deve ser confirmada para o grid ter os 26 carros idealizados pelo chefe Bernie Ecclestone.

Uma ameaça à equipe é a notícia veiculada nesta sexta-feira de que o russo Zoran Stefanovic poderia comprar o espólio da Toyota e fundar a Stefan Grand Prix. Caso a negociação fosse confirmada, a FIA teria de fazer uma opção entre a Sauber e esta nova equipe.

Com informações da agência Lancepress.

Peter Sauber assume comando da ex-BMW
Peter Sauber assume comando da ex-BMW
Foto: Getty Images
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade