PUBLICIDADE

Sauber lança carro em Jerez e confirma "bico de ornitorrinco"

6 fev 2012 - 08h11
(atualizado às 09h49)
Compartilhar

Mais um carro aumentou uma tendência observada para a temporada 2012 da Fórmula 1. Nesta segunda-feira, a Sauber apresentou seu novo modelo, o C31, com um degrau na parte frontal, que já vem sendo popularmente chamado na categoria de "bico de ornitorrinco".

» Confira a evolução dos carros da escuderia Ferrari desde 1950

» Carros, equipes e pilotos: saiba tudo sobre a temporada 2012 de F1

Em um lançamento discreto, a Sauber divulgou o veículo no circuito de Jerez de la Frontera, reunindo seus pilotos titulares, o japonês Kamui Kobayashi e o mexicano Sergio Pérez, além do reserva Esteban Gutiérrez , também do México. Os testes da pré-temporada da F1 começam no próprio autódromo nesta terça, quando o C31 fará sua estreia oficial.

A equipe com sede em Hinwil, na Suíça, foi a sexta a exibir seu carro para a temporada 2012. Antes, Lotus, Ferrari, Force India e Caterham também haviam confirmado a opção pelo "bico de ornitorrinco", novidade aerodinâmica surgida em função do novo regulamento da categoria, que exigiu uma extremidade da parte frontal dos carros mais baixa ao mesmo tempo em que manteve a altura do cockpit. Até agora, apenas a McLaren apostou em um monoposto convencional.

Em 29 de janeiro, Peter Sauber já havia adiantado que o novo modelo teria um degrau no bico, o qual o dirigente definiu como "quase inevitável por questões de aerodinâmica".

Para a próxima temporada, a escuderia manteve sua dupla titular de pilotos, que somou 44 pontos e obteve o sétimo lugar no último Mundial de Construtores.

Tentando melhorar aquele resultado, a equipe não contará mais com James Key, que anunciou na semana passada o seu desligamento depois de dois anos como diretor técnico do time.

Segundo Peter Sauber, o objetivo com o C31 é "terminar regularmente na zona de pontuação", que neste ano seguirá contemplando os dez primeiros colocados de cada Grande Prêmio.

O dirigente ainda elogiou Kobayashi e Pérez, dizendo que gosta de trabalhar com "pilotos jovens e talentosos". "Kamui vai para sua terceira temporada completa. No ano passado pedimos para ele assumir as responsabilidades da liderança com o time e ele cresceu nesse papel. Os dois pilotos têm um potencial imenso e vão trabalhar com os mesmos engenheiros de 2011 para continuar a evoluir", apontou. O japonês tem 25 anos e estreou na F1 em 2009, enquanto que o mexicano, 22, debutou em 2011.

Com informações da Gazeta Press

Titulares da Sauber, Kobayashi (à esq.) e Pérez posam ao lado do novo carro em Jerez
Titulares da Sauber, Kobayashi (à esq.) e Pérez posam ao lado do novo carro em Jerez
Foto: AP
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade