PUBLICIDADE

Sauber muda pintura e lança carro cinza para 2013

2 fev 2013 - 09h09
(atualizado às 10h13)
Compartilhar
Exibir comentários

A Sauber proporcionou uma mudança significativa na pintura de seu carro para a temporada 2013 da Fórmula 1. A equipe suíça apresentou o novo modelo, batizado de C32, na manhã deste sábado. O destaque ficou por conta do cinza escuro que domina o veículo, enquanto que o do ano passado era predominantemente branco. 

Pilotos Nico Hulkenberg e Esteban Gutiérrez retiram capa para apresentar novo carro da Sauber
Pilotos Nico Hulkenberg e Esteban Gutiérrez retiram capa para apresentar novo carro da Sauber
Foto: AFP

» Site elege carros mais feios da F1 e inclui Ferrari de Alonso

» Confira as mulheres que agitaram o mundo da velocidade em 2012

A apresentação do C32 foi realizada na fábrica da Sauber, em Hinwil, na Suíça, e foi transmitida ao vivo pela conta oficial da escuderia no YouTube. Em cerimônia rápida, que durou cerca de 15 minutos, a chefe de equipe, Monisha Kaltenborn, foi a primeira a subir ao palco para responder às perguntas do apresentador. Ela disse que o modelo é uma evolução do C31 de 2012, que tinha "boas qualidades" e "algumas fraquezas" nas quais os engenheiros trabalharam para melhorar. O regulamento técnico das duas temporadas é bastante semelhante, e a equipe utilizará motores da Ferrari pelo quarto ano seguido. 

A Sauber encerrou a última temporada na sexta posição do Mundial de Construtores com 126 pontos, tendo obtido três pódios com o mexicano Sergio Pérez e um com o japonês Kamui Kobayashi. Ambos os pilotos não estarão no cockpit em 2013 - Pérez se transferiu à McLaren e Kobayashi não renovou o contrato -, sendo substituídos pelo alemão Nico Hulkenberg e pelo mexicano Esteban Gutiérrez.

Após a entrevista de Kaltenborn, Hulkenberg e Gutiérrez foram chamados ao palco para retirar a capa que cobria o C32. Como principais novidades, o carro tem o cinza escuro como predonimante e apresenta sidepods mais finos - os quais o alemão disse, sorrindo, esperar que dê resultado. "Parece bom para mim", afirmou Hulkenberg, 25 anos, que disputará seu terceiro campeonato na F1 depois de defender Williams e Force India.

O veículo também não exibe mais com o degrau no bico, popularmente conhecido como "bico de ornitorrinco", que virou tendência na categoria devido ao regulamento que em 2012 limitou a altura da parte frontal a 55 cm. Para este ano, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) permitiu a utilização de um painel - apelidado de "vanity panel", ou "painel da vaidade" - para cobrir esse degrau e tornar os carros mais agradáveis visualmente. 

Gutiérrez definiu-se "muito empolgado e ansioso" para testar o carro pela primeira vez. O mexicano 21 anos, já era reserva da Sauber e foi promovido a titular. Ele estreará na F1 após ser terceiro colocado da última temporada da GP2.

Depois da Lotus, da McLaren, da Ferrari e da Force India, a Sauber foi a quinta escuderia da F1 a exibir o carro para a nova temporada. Ao contrário do time suíço, as equipes que já haviam apresentado seus carros mantiveram o esquema de cores do ano passado. 

Na sequência, Red Bull (3 de fevereiro), Mercedes, Toro Rosso (4 de fevereiro), Caterham, Marussia (5 de fevereiro) e Williams (19 de fevereiro) farão os lançamentos de seus novos veículos. 

O C32 tem estreia marcada para entre 5 e 8 de fevereiro, quando os testes da pré-temporada da F1 começam em Jerez de la Frontera; depois, as escuderias ainda trabalharão de 19 a 22 de fevereiro em Barcelona e de 28 de fevereiro a 3 de março em Barcelona.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade