PUBLICIDADE

Sauber tira Hulkenberg da Force India e anuncia piloto para 2013

31 out 2012 - 07h24
(atualizado às 07h57)
Compartilhar

Confirmando as especulações que rondavam o paddock da Fórmula 1, Nico Hulkenberg trocará a Force India pela Sauber a partir da temporada 2013. A equipe suíça confirmou a contratação do alemão na manhã desta quarta-feira e justificou a escolha citando os "persuasivos desempenhos" do piloto desde a conquista da GP2, em 2009.

» De "reta curva" a sabão no banheiro; veja gafes de Galvão na F1

"Temos observado Nico por algum tempo", disse a chefe do time suíço, a indiana Monisha Kaltenborn, que herdou o comando de Peter Sauber em 11 de outubro. Hulkenberg, 25 anos, estreou na F1 um ano após triunfar na GP2 e, na Williams, era parceiro do brasileiro Rubens Barrichello quando cravou a pole position para o Grande Prêmio do Brasil de 2010 "apesar das condições externas desafiadores", conforme ressaltou Kaltenborn. O treino classificatório em Interlagos em 2010 foi disputado sob chuva.

De fora da Williams cedendo o lugar para o venezuelano Pastor Maldonado, Hulkenberg passou uma temporada como reserva da Force India e assumiu a condição de titular da equipe em 2012.

Neste ano, ele é o 11º colocado do Mundial de Pilotos com 49 pontos, contra 44 do companheiro de time, o britânico Paul di Resta, e teve como melhor resultado a quarta posição no GP da Bélgica. Segundo a revista britânica Autosport, o alemão esteve ligado à vaga do brasileiro Felipe Massa na Ferrari, mas acabou acertando com a Sauber - o tempo de contrato não foi divulgado.

"Ele claramente mostrou que pode agarrar a chance se ela aparecer e tenho certeza de que se encaixará muito bem aqui", completou Kaltenborn.

Em comunicado publicado em seu site oficial nesta quarta, a Sauber promete divulgar o outro piloto para 2013 em "uma data mais tardia". A escuderia perdeu o mexicano Sérgio Pérez, contratado pela McLaren para o ano que vem, e ainda não assegurou o futuro do japonês Kamui Kobayashi. Uma opção para titular seria o também mexicano Esteben Gutiérrez, atualmente reserva da equipe, cuja principal patrocinadora é a empresa de telecomunicações Telmex, com sede na Cidade do México.

Definindo a Sauber como "um time certeiro e muito competitivo", Hulkenberg se disse ansioso para começar a trabalhar com os novos colegas. "É uma equipe na qual jovens pilotos tiveram performances excepcionais repetidamente", afirmou ele, que pilotará por uma escuderia pela qual, além de Pérez, o finlandês Kimi Raikkonen e o brasileiro Felipe Massa iniciaram suas carreiras na F1.

"Tenho certeza de que juntos podemos atingir muitas coisas", prosseguiu o alemão, que projetou que até chegar 2013 "permanecerá totalmente focado no trabalho pela Force India", à qual agradeceu pela oportunidade de ter voltado a pilotar como titular na categoria.

No último fim de semana, durante o GP da Índia, o chefe da equipe indiana, Vijay Mallya, afirmou ter interesse em manter tanto Di Resta quanto Hulkenberg para 2013. Ele admitiu ainda a possibilidade de estudar o alemão Adrian Sutil como um possível substituto caso Hulkenberg deixasse a equipe. Sutil defendeu o time entre 2008 e 2011.

Hulkenberg, 25 anos, foi campeão da GP2 em 2009 e defendeu Williams e Force India na F1
Hulkenberg, 25 anos, foi campeão da GP2 em 2009 e defendeu Williams e Force India na F1
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade