2 eventos ao vivo

Schumacher dá vexame e perde vaga no Q2 para equipe nanica

21 abr 2012
08h29
atualizado às 10h09

O alemão Michael Schumacher foi a grande decepção do treino classificatório para o Grande Prêmio do Bahrein, na manhã deste sábado. Mesmo pilotando o carro que conseguiu com Nico Rosberg a pole position e a vitória na corrida da China, no último fim de semana, o heptacampeão mundial ficou fora da sessão logo na primeira etapa, o Q1, obtendo o 18º lugar no qualificatório.

Schumacher foi eliminado precocemente quando o cronômetro do Q1 já estava zerado. Isso aconteceu graças ao finlandês Heikki Kovalainen, que marcou 1min34s852 a bordo da Caterham, conseguindo a 17ª posição. O tempo foi levemente melhor que o do alemão (1min34s865).

Schumacher havia feito uma única volta rápida na sessão com os pneus médios, preferindo poupar os macios para as etapas mais agudas do treino classificatório. Imagens mostraram pequenos erros no giro do piloto, que justificou a eliminação precoce, segundo informações da TV Globo, citando um problema técnico na asa traseira do carro.

O inglês Lewis Hamilton, da McLaren, utilizou a mesma tática de Schumacher e também correu risco de cair no Q1. O tempo do piloto com pneus macios foi de 1min34s814, suficiente para colocá-lo no 16º posto, o penúltimo que dá vaga ao Q2. Após seguir vivo na disputa, Hamilton melhoraria até conseguir a segunda posição no grid, atrás somente do alemão Sebastian Vettel, da Red Bull.

A primeira parte do qualificatório foi liderada pelo mexicano Sergio Perez, da Sauber, que cravou 1min33s814 com pneus macios. O brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, foi o sétimo colocado, enquanto que Bruno Senna, da Williams, foi o oitavo. Ambos utilizaram os compostos mais rápidos entre os disponíveis no GP do Bahrein e parariam no Q2, largando respectivamente nos 14º e 15º lugares da prova.

Ao final, Schumacher diminuiu um pouco o mau desempenho e poderá iniciar a prova na 17ª posição graças à punição dada ao venezuelano Pastor Maldonado, que saiu do 17º para o 22º lugar por ter trocado o câmbio da Williams.

Schumacher cometeu erros e, sem utilizar pneus macios, ficou atrás de Kovalainen, da Caterham
Schumacher cometeu erros e, sem utilizar pneus macios, ficou atrás de Kovalainen, da Caterham
Foto: AFP
Fonte: Terra

compartilhe

publicidade
publicidade