PUBLICIDADE

Stock Car reedita Senna x Prost: "vai ser interessante"

18 mar 2015 - 13h06
(atualizado às 14h58)
Compartilhar
Exibir comentários

Diga rápido: qual foi a maior rivalidade da história do automobilismo mundial? Tudo bem... A resposta para esta pergunta pode variar de pessoa para pessoa, mas, com certeza, Senna x Prost precisa ser mencionada. O que Ayrton e Alain fizeram no fim da década de 1980 e no início dos anos 1990 marcou uma geração. Transformou o patamar de um esporte. Moldou boa parte da atual legião de fãs que a Fórmula 1 possui. E, não duvide, resiste até os dias de hoje.

Será impossível que algo parecido se repita daqui para frente em alguma categoria do automobilismo mundial? Possivelmente sim. Mas, aos mais saudosos, fica a dica: a parceria Senna/Prost será “reeditada” neste final de semana. E em uma pista brasileira. Simplesmente Bruno Senna (sobrinho de Ayrton) e Nicolas Prost (filho de Alain) correrão pela mesma equipe na especial prova de duplas que abrirá a temporada 2015 da Stock Car, neste domingo, em Goiânia.

Bruno Senna comemora chance de correr contra Prost:

Bruno e Nicolas (31 e 33 anos, respectivamente) representarão a equipe Prati-Donaduzzi no evento que, desde o ano passado, marca o início das disputas da principal categoria do automobilismo brasileiro. O sobrinho de Ayrton fará parceria com Antonio Pizzonia, enquanto o francês será companheiro de Júlio Campos. Senna e Prost, contudo, vestirão o mesmo macacão. E (aposto) esta última frase certamente causou nostalgia aos fãs de Fórmula 1.

Entre 1988 e 1989, Ayrton e Alain dividiram os boxes da McLaren. Cada um ganhou um título. Os dois eram tão grandes, porém, que não couberam na mesma equipe. Prost teve de ir para a Ferrari. Mas a rivalidade com o brasileiro só aumentou... Acidentes polêmicos nos GPs do Japão de 1989 e de 1990 foram o ápice de uma das disputas mais ferrenhas da história do esporte. As “pazes” foram feitas apenas em 1993, no pódio do GP da Austrália, mas a imagem que fica até hoje é a da rivalidade. Da busca para ver quem era o melhor.

<p>Ayrton Senna e Alain Prost travaram uma das maiores rivalidades da Fórmula 1</p>
Ayrton Senna e Alain Prost travaram uma das maiores rivalidades da Fórmula 1
Foto: Tony Feder / Getty Images

Algo que possa abalar a relação de Bruno com Nicolas neste fim de semana? Ao que parece, não. Prestes a correrem pela mesma equipe, os pupilos dos lendários pilotos da F1 tentam minimizar o que a combinação Senna + Prost sugere. “Vai ser muito interessante. Nós nunca tivemos a oportunidade de competir um contra o outro diretamente. Então esse vai ser um excelente momento para que nos conheçamos dentro das pistas”, disse Bruno, antes de brincar: “vai ser legal também para levar o relacionamento das famílias para frente”.

Nicolas também mostrou respeito e cortesia com relação ao brasileiro. “Claro que eu quero ser mais rápido que ele”, sorriu. “Mas não é nada especial. Eu quero ser mais rápido que todos, não só em relação a ele”, acrescentou o francês, que tinha somente 12 anos quando Ayrton morreu e que, por causa disto, não se lembra de muitos detalhes da rivalidade que hipnotizou a Fórmula 1 há mais de duas décadas.

<p>Bruno Senna e Nicolas Prost correrão pela mesma equipe em prova de duplas</p>
Bruno Senna e Nicolas Prost correrão pela mesma equipe em prova de duplas
Foto: MF2 / Divulgação

“O único ano do qual me recordo é o de 1993”, contou Nicolas. “Mas é só olhar o que acontece com Hamilton, Roserbg e Alonso atualmente. Imagino isto por 7 anos...”, brincou, antes de revelar suas maiores lembranças. “Eu conseguia perceber que o meu pai tinha muito respeito pelo Ayrton. O que guardei de mais importante na memória foi o último pódio deles juntos (na Austrália, em 1993, quando os dois se abraçaram e fizeram as pazes após o tetracampeonato mundial de Prost). Lembro-me de como estava o coração do meu pai depois do acidente do Ayrton. Ele estava muito triste, parecia que alguém da família dele tinha partido”, acrescentou.

<p>Bruno Senna, Nicolás Prost e Nelsinho Piquet: sobrenomes campeões persistem no automobilismo em nova geração</p>
Bruno Senna, Nicolás Prost e Nelsinho Piquet: sobrenomes campeões persistem no automobilismo em nova geração
Foto: Instagram / Reprodução

Curiosamente, depois de se “desencontrarem” em subcategorias no Mundial de Endurance, atualmente Bruno e Nicolas competem na mesma categoria: a Fórmula E. O herdeiro de Alain é, por sinal, o líder da competição, enquanto o brasileiro ocupa a 13ª posição. O talento do francês tem impressionado o brasileiro. “Ele está dando pau no Buemi (companheiro de equipe). Não tem como duvidar da capacidade dele. Os resultados falam por si próprios”, elogiou Bruno, que foi endossado por Júlio Campos.

O piloto paranaense, que fará dupla com Prost neste fim de semana pela Stock, exaltou a capacidade que o francês teve de se adaptar ao bólido da categoria brasileira. “Ele é mais pesado e freia muito menos que os carros de outras categorias. Mas o que me deixou bastante intrigado foi que, logo nas duas primeiras voltas, o Nico já virou muito próximo aos outros pilotos que estão acostumados a correr de Stock. Fiquei muito impressionado com a velocidade dele. E ele é um cara muito tranquilo, sossegado, não está com pressa de fazer nada”, detalhou.

<p>Bruno Senna e Nicolas Prost mant&ecirc;m boa rela&ccedil;&atilde;o fora das pistas</p>
Bruno Senna e Nicolas Prost mantêm boa relação fora das pistas
Foto: Miguel Costa Jr./MF2 / Divulgação

Na reedição de uma das parcerias mais intensas da história do automobilismo, quem levará a melhor? Senna ou Prost? Faça as suas apostas...

Teste: se você fosse uma equipe de F1, qual seria? Teste: se você fosse uma equipe de F1, qual seria?

Ferrari? McLaren? Red Bull? Responda questões e descubra ao final do teste qual equipe tem mais similaridade com o seu perfil

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade