Título em 2010 consagra Vettel como "destruidor de recordes"
14 nov2010 - 14h39
(atualizado às 15h46)
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O alemão Sebastian Vettel, considerado um diamante bruto da Fórmula 1, justificou sua reputação ao se tornar o mais jovem campeão do mundo da história deste esporte neste domingo em Abu Dhabi, em sua terceira temporada na modalidade.
Aos 23 anos, quatro meses e 11 dias, o alemão supera o recorde de idade do britânico Lewis Hamilton, campeão em 2008 aos 23 anos, 10 meses e 26 dias, que havia por sua vez arrebatado o recorde de precocidade ao espanhol Fernando Alonso, coroado em 2005 com 24 anos, 1 mês e 27 dias.
Nada assombroso para este jovem nascido em 1987 em Heppenheim, perto do circuito de Fórmula 1 de Hockenheim, que subiu na modalidade mais cedo que os adversários.
Depois de estreia tardia no karting aos oito anos (Fernando Alonso começou aos dois), Vettel começou a gostar de corrida. Terceiro na primeiera temporada de Fórmula BMW na Alemanha (2003), ganhou 18 das 20 corridas das quais participou no ano seguinte, subindo ao pódio em todas elas e marcando 388 pontos dos 400 possíveis.
"É o melhor piloto que já passou pela Fórmula BMW", afirma Mario Theissen, ex-patrão da escuderia BMW-Sauber.
Vettel fez o primeiro teste em Fórmula 1 aos 18 anos. Eleito terceiro piloto da BMW-Sauber em 2006, substituiu no ano seguinte Robert Kubica em Indianápolis, em seguida a uma lesão do polonês no Canadá.
Já na Toro Rosso em meados de 2007, bateu um novo recorde de precocidade no Japão, tendo sido o mais jovem a liderar uma corrida, antes de um acidente com o australiano Mark Webber, seu atual companheiro na Red Bull.
Em 2008, conseguiu a pole position e a vitória mais precoce da história da Fórmula 1 no Grande Prêmio da Itália.
Em 2009, Vettel - apelidado "Seb" ou "Vitello" (bezerro) - partiu para a Red Bull, equipe-mãe da Toro Rosso, precisando de apenas três corridas para oferecer a primeira vitória da história à nova casa, mas terminou em segundo lugar no Mundial, atrás de Jenson Button (Brawn GP).
"É um rapaz que gosta de ganhar, nada mais. O dinheiro, a imprensa, o glamour não interessam a ele. Só quer a vitória. Tem isso dentro dele, a agressividade dos campeões. Isso é o o que o faz diferente", explicou Eduard Castillo, um mecânico da Toro Rosso ao jornal espanhol La Vanguardia.
Contrariando prognósticos, Sebastian Vettel levou a melhor e conquistou o título da temporada de 2010 da Fórmula 1, vencendo Fernando Alonso e Mark Webber graças a seu arrojo; confira fotos da carreira do alemão, que tomou de Lewis Hamilton a coroa de mais jovem campeão da história da categoria
Foto: Getty Images
Vettel apareceu na categoria como piloto de testes da BMW-Sauber em 2006, com bons resultados nos treinos livres de sexta-feira; no ano seguinte, ganhou a chance de disputar o GP dos EUA com a equipe, substituindo Robert Kubica, que havia se acidentado na prova do Canadá
Foto: Getty Images
Com as boas apresentações na BMW-Sauber, Vettel foi recrutado para correr na Toro Rosso ainda em 2007; substituto de Scott Speed, alemão estreou no time no GP da Hungria com o 16º lugar
Foto: Getty Images
No GP da China de 2007, alemão deu show e conquistou seus primeiros pontos ao terminar a corrida em quarto lugar; desempenho foi muito comemorado pela até então pouco competitiva Toro Rosso
Foto: Getty Images
Em 2008, surpresa: mesmo sem figurar entre os favoritos, Sebastian Vettel venceu o GP da Itália, formando um pódio incomum com Heikki Kovalainen e Robert Kubica; com 21 anos e 73 dias na ocasião, alemão se tornou o mais jovem vencedor de uma corrida na história da F1
Foto: Getty Images
"Promovido" à Red Bull em 2009, Vettel formou dupla com o experiente Mark Webber; ao longo das 17 corridas do ano, conquistou oito pódios e quatro vitórias - a última delas no GP dos Emirados Árabes Unidos, que lhe valeu o vice-campeonato
Foto: Getty Images
Em 2010, com o melhor carro da categoria, Vettel consolidou sua fama de arrojado, mas também de desequilibrado; no GP da Turquia, bateu no companheio Mark Webber quando ambos disputavam a terceira posição, e ainda deixou a pista chamando o australiano de "maluco" (foto)
Foto: Getty Images
Porém, com bons resultados no final da temporada, conquistando duas vitórias e um terceiro lugar em quatro corridas, alemão deixou de lado a vantagem matemática de Webber e, com a disputa interna permitida pela Red Bull, manteve-se na briga pelo título da temporada