0

Toyota poderia anunciar saída da F1 no domingo

3 nov 2009
11h21
atualizado às 14h54

A Fórmula 1 pode ter mais uma mudança na lista de equipes em 2010. De acordo com a revista alemã Auto Motor und Sport,a escuderia japonesa Toyota ainda não definiu seu futuro na principal categoria do automobilismo e pode até encerrar suas atividades em virtude de uma crise financeira. A decisão deve ser anunciada no próximo domingo.

O motivo para a saída da equipe é o fato da montadora japonesa ter suas vendas de veículos convencionais diminuídas, o que gerou na cúpula da Toyota a pergunta se vale a pena investir tanto na F1, uma vez que os carros conseguem apenas resultados medianos.

A escuderia japonesa está na Fórmula 1 desde 2002, após se preparar por dois anos para assumir o posto. Com grandes orçamentos, as maiores alegrias da equipe foram entre 2006 e 2008, quando pode competir com sua arquirrival Honda, que deixou a categoria no final do ano passado, também em virtude da crise financeira.

Neste final de ano, a Toyota já rompeu o contrato de fornecimento de motores com a Williams e dispensou seus dois pilotos, Timo Glock e Jarno Trulli. O japonês Kamui Kobayashi, que fez boas corridas no Brasil e em Abu Dhabi, é outro que pode perder o emprego com a saída dos nipônicos.

Por outro lado, quem está de olho na decisão da Toyota é a Qadbar-Sauber, que havia anunciado seu desligamento da F1 por falta de verba e depois arrumou um parceiro que financiará suas atividades. Porém, as vagas para equipes já estavam preenchidas e ela ficou apenas como uma suplente.

Sauber está de olho em possível saída da Toyota
Sauber está de olho em possível saída da Toyota
Foto: AP
Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva

compartilhe

publicidade