Veja números e recordes dos 19 anos de Schumacher na Fórmula 1
4 out2012 - 11h12
(atualizado em 5/10/2012 às 10h52)
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Em 19 temporadas na Fórmula 1, Michael Schumacher conseguiu reunir os principais recordes da categoria, mas, além dos sete títulos, 91 vitórias, 68 pole positions, 155 pódios e 1560 pontos, o piloto alemão coleciona outras estatísticas interessantes. Nesta sexta-feira, anunciou que decidiu se aposentar ao fim do ano.
Schumacher correu suas 301 corridas por Jordan, Benetton, Ferrari e Mercedes. Ao seu lado, estiveram 11 companheiros diferentes: Andrea de Cesaris, Nelson Piquet, Martin Brundle, Riccardo Patrese, Jos Verstappen, JJ Lehto, Johnny Herbert, Eddie Irvine, Rubens Barrichello, Felipe Massa e Nico Rosberg. Rubinho lidera a lista com 104 corridas junto do alemão.
A aposentadoria ajuda o brasileiro a manter um recorde. Schumacher vai chegar a 307 grandes prêmios até o fim de 2012 e ficará a 16 de Barrichello. Poderia ultrapassá-lo se decidisse correr mais uma temporada. O calendário de 2012 prevê 20 corridas. Ele completou 232 provas e abandonou 67 - foi desclassificado duas vezes.
Schumacher correu 79.395 quilômetros na carreira e liderou 24.148 deles. Foram 5.111 voltas sem ninguém à sua frente e 140 consecutivas entre o GP de San Marino e o da Espanha, em 1994. Foi líder de ao menos uma volta em 15 temporadas consecutivas (1992 a 2006).
O alemão precisou de 18 corridas para ganhar a primeira. Desde o GP da Bélgica, em 1992, ao da China, em 2006, foram 15 temporadas consecutivas com no mínimo uma vitória, mais que qualquer outro piloto.
Schumacher subiu no lugar mais alto do pódio em 23 circuitos diferentes. Ele é o maior vencedor dos GPs da França (8), Canadá (7), San Marino (7), Bélgica (6), Espanha (6), Japão (6), Europa (6), Estados Unidos (5), Itália (5), Austrália (4), Hungria (4), Alemanha (4) e Malásia (3). Detém o recorde de vitórias da maioria dos circuitos clássicos da Fórmula 1, como Interlagos (4), Spa-Francorchamps (6), Monza (5), Nurburgring (5) e Suzuka (6).
Também dominou os sábados da categoria. Conseguiu 116 vezes classificar-se na primeira fila. Fez sete pole positions seguidas entre 2000 e 2001, mas perde para Ayrton Senna, com 8 de 1988 a 1989. Ganhou 40 corridas quando saiu da primeira posição do grid.
O heptacampeão subiu 91 vezes ao pódio na primeira posição, 43 em segundo e 21 terceiro. São 19 seguidos entre 2001 e 2002, ano em que terminou entre os três primeiros em todas as 17 corridas.
Graças a Romain Grosjean, que tirou Fernando Alonso do GP da Bélgica, o quinto piloto mais jovem a ser campeão detém o recorde de etapas consecutivas pontuando: 24. Em 2004, anotou 148 pontos em uma única temporada e só perde para marcas a partir de 2010, quando o sistema mudou drasticamente e a vitória passou a valer 25 pontos.
Apesar de não ter conseguido o sucesso que esperava ao voltar à Fórmula 1 em 2010, foi pela Mercedes que conseguiu ganhar mais posições em uma corrida. No GP da Bélgica de 2012, pulou de 24º para quinto lugar.
De jovem de talento a maior campeão da história da Fórmula 1, Michael Schumacher foi protagonista da categoria nas duas últimas décadas, encerrando sua trajetória com o anúncio da aposentadoria para o fim desta temporada, conforme divulgou em 4 de outubro; relembre imagens, fatos e histórias da carreira do heptacampeão mundial da F1:
Foto: Getty Images
Bélgica, 1991Assume a Jordan do belga Bertrand Gachot, suspenso; larga em sétimo, mas abandona
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Itália, 1991Recrutado pela Benetton, assume a vaga do brasileiro Roberto Pupo Moreno e estreia com um quinto lugar em Monza
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Austrália, 1991Termina a primeira temporada na Fórmula 1, ao lado de Nelson Piquet
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Alemanha, 1992Em 1992, conquista os primeiros pódios da carreira: México, Brasil, Espanha, Canadá e Alemanha (foto)
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Bélgica, 1992Primeira vitória da carreira acontece onde estreou: Spa-Francorchamps
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Alemanha, 1993No GP da Alemanha, leva a torcida à loucura a conseguir um segundo lugar, atrás de Alain Prost
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Japão, 1994No Grande Prêmio do Pacífico, em Aida, conquista a vitória à frente de Gerhard Berger e Rubens Barrichello
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San Marino, 1994Vence em Ímola, na corrida em que a Fórmula 1 vitimou o último piloto de sua história: Ayrton Senna
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Mônaco, 1994Em Monte Carlo, conquista a quarta vitória seguida na temporada, feito que só repetiria em 2000, pela Ferrari
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Austrália, 1994No Grande Prêmio da Austrália, conquista o primeiro título mundial da carreira de forma polêmica: provocando uma batida com Damon Hill, seu rival na briga pelo primeiro lugar
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Austrália, 1994Apenas após deixar a pista de Adelaide é que Schumacher foi informado de seu título mundial
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Brasil, 1995No Autódromo de Interlagos, modelo posa com macacão e capacete de Michael Schumacher no box da Benetton
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Canadá, 1995Na única vitória da Ferrari na temporada, Jean Alesi pega carona na Benetton de Schumacher após a prova
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Japão, 1995No Grande Prêmio do Pacífico, Michael Schumacher conquista a vitória e o bicampeonato mundial
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Austrália, 1995Com um abandono no Grande Prêmio da Austrália, Schumacher se despede da Benetton rumo à Ferrari
Foto: Getty Images
Portugal, 1996No Circuito de Estoril, Schumacher é fotografado pela primeira vez testando pela Ferrari
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Austrália, 1996Na estreia pela Ferrari, abandona o GP da Austrália
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Brasil, 1996Na segunda corrida da temporada, em Interlagos, conquista o primeiro pódio com a nova equipe ao chegar em terceiro lugar
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Espanha, 1996Primeira vitória com a escuderia vermelha veio na quarta corrida do ano, na Espanha
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Bélgica, 1996Vencedor em Spa-Francorchamps, Schumacher cumprimenta o segundo colocado na corrida, Jacques Villeneuve
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Japão, 1996Com um segundo lugar no GP do Japão, Schumacher encerra a temporada com o terceiro lugar; Damon Hill fica com o título
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Mônaco, 1997Vitorioso em Monte Carlo, deixa para trás Rubens Barrichello (Stewart) e Eddie Irvine (Ferrari)
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Espanha, 1997Antes do GP da Espanha, encontra-se com Ronaldo, então astro do FC Barcelona
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Espanha, 1997Na disputa do GP da Europa, encerrando a temporada em Jerez de la Frontera, Schumacher tenta repetir a polêmica batida de três anos antes - agora em Jacques Villeneuve - e se dá mal; o canadense ficou com o título
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Inglaterra, 1997Em julgamento da FIA, Schumacher é desclassificado da temporada de 1997 e perde todos os pontos conquistados ao longo do ano
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Austrália, 1998Na temporada de 1998, busca mais uma vez o terceiro título da temporada
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Japão, 1998Com seis vitórias no ano, perde o título do ano para Mika Hakkinen, da McLaren
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Mônaco, 1999Antes do GP de Mônaco, Michael Schumacher participa de uma partida de futebol para caridade no Stade Louis II, em Monte Carlo
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Malásia, 1999Depois de um grave acidente em Silverstone e de passar seis corridas de fora, retorna às pistas no GP da Malásia e conquista o segundo lugar; o desempenho no fim do ano, porém, não evitou que Mika Hakkinen conquistasse o título de 1999 sobre Eddie Irvine
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Japão, 2000Com uma vitória no Japão, a oitava na temporada, conquista enfim o terceiro título mundial da carreira
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Malásia, 2000Antes da última etapa do ano, na Malásia, faz pose pilotando kart; em Sepang, vence pela nona vez na temporada
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Itália, 2001Ao lado de Luca Badoer e Rubens Barrichello, lança a Ferrari F2001 para a temporada
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Áustria, 2001Após andar atrás de Rubens Barrichello, Schumacher ganha o segundo lugar mediante ordens de equipe - o brasileiro, que deixou passar, é terceiro
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Hungria, 2001Com a sétima vitória na temporada, em Hungaroring, Schumacher conquista o quarto título mundial de sua carreira na F1
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Itália, 2001No GP da Itália, o primeiro após os atentados a Nova York em 11 de setembro, a Ferrari corre sem patrocinadores e com o bico do carro pintado de preto
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Áustria, 2002Mais uma vez na Áustria, Schumacher se vale de ordens de equipe da Ferrari para ganhar posições - desta vez, Rubens Barrichello era o líder da corrida, terminando em segundo lugar
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França, 2002Vencedor do GP da França, conquista o título do ano com seis rodadas de antecedência; alemão subiu ao pódio em todas as etapas da temporada
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Japão, 2003Mais uma vez campeão, Schumacher assegura o hexacampeonato com um oitavo lugar no Japão
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Bélgica, 2004Palco de alguns dos principais momentos de Schumacher na Fórmula 1, Bélgica também foi onde o alemão conquistou o sétimo título mundial, graças a um segundo lugar em Spa-Francorchamps
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Estados Unidos, 2005Única vitória da temporada veio em Indianápolis, em prova polêmica: após boicote das equipes que corriam com pneus Michelin, apenas seis carros (de Bridgestone) disputaram a prova
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China, 2006Em Xangai, conquista a última vitória da carreira
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Brasil, 2006Em Interlagos, despede-se pela primeira vez da Fórmula 1, levando sua Ferrari ao quarto lugar na corrida
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Espanha, 2007Aposentados das pistas, Schumacher é presença constante em eventos esportivos; na cidade de Málaga, participou em 2007 de um jogo de futebol beneficente da Organização das Nações Unidas
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Alemanha, 2009Sem conseguir se manter longe dos motores, Schumacher disputa eventos como a Corrida dos Campeões e se diverte pilotando motos; um acidente sobre as duas rodas, porém, evitou seu retorno à Ferrari no lugar do contundido Felipe Massa
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Inglaterra, 2009Após especulações, Michael Schumacher acerta seu retorno à Fórmula 1 em dezembro, mas pela Mercedes
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Espanha, 2010Confirmado o retorno à F1, Schumacher apresenta o carro da Mercedes ao lado de Nico Rosberg em Valência
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Emirados Árabes, 2010Ao fim da primeira temporada, Schumacher conversa com o campeão do ano, Sebastian Vettel (Red Bull)
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Brasil, 2011Em Interlagos, Schumacher faz pose com Felipe Massa, Fernando Alonso (Ferrari) e Rubens Barrichello (Williams)
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Espanha, 2012No primeiro pódio após a volta à Fórmula 1, Schumacher conquista o terceiro lugar no GP da Europa