PUBLICIDADE

Vettel passeia em Monza e dispara na liderança; Massa 4º

8 set 2013 - 13h04
(atualizado às 13h05)
Compartilhar

O alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, atual tricampeão da Fórmula 1, ficou mais perto do tetra ao vencer com facilidade o Grande Prêmio da Itália, neste domingo no circuito de Monza.

Largando da pole position, Vettel liderou de ponta a ponta, superando o espanhol Fernando Alonso (Ferrari, 2º) e seu companheiro de equipe na Red Bull, o australiano Mark Webber, que completou o pódio.

O brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, que saiu da quarta posição do grid, fez uma ótima largada, pulando para o segundo lugar, mas acabou sendo vítima de uma estratégia de equipe, tendo que abrir passagem para Alonso. Ele acabou chegando em quarto, já que voltou atrás de Webber depois de sua primeira passagem nos boxes, na 25ª volta.

Esta foi a 32ª da vitória da carreira de Vettel, a segunda seguida e a sexta da temporada. Com o resultado, o alemão disparou na liderança, abrindo 53 pontos de vantagem sobre Alonso.

"Estou muito feliz por ter conseguido superar os caras de vermelho (da Ferrari) aqui", provocou Vettel, que chegou a ser vaiado por torcedores da escuderia italiana.

O alemão também se emocionou por voltar a vencer no circuito em que conquistou seu primeiro triunfo na Fórmula 1, em 2008, quando ainda era piloto da modesta escuderia Toro Rosso. "Quando venci aqui em 2008, foi incrível porque estavava numa equipe italiana. Em 2011 (quando também venceu) e neste ano, o ambiente estava diferente, mas já esperava por isso", completou.

Já Alonso parecia se conformar com o segundo lugar, tanto na corrida deste domingo quanto no campeonato. "Temos que ser realistas. Sebastian abriu uma grande vantagem e sobram poucas corridas (7) até o fim da temporada para reverter a situação. Não somos rápidos o bastante para vencer várias corridas seguidas. Precisaremos contar com a sorte e com abandonos de Seb, será muito difícil", lamentou o espanhol.

O alemão Niko Hulkenberg, da Sauber, que surpreendeu a todos no sábado ao conseguir o terceiro melhor tempo do treino classificatório, chegou na quinta posição, na frente seu compatriota Nico Rosberg (Mercedes, 6º).

O australiano Daniel Ricciardo, da Toro Rosso que foi anunciado na segunda-feira como novo piloto da Red Bull para a próxima temporada no lugar do compatriota Mark Webber, ficou em sétimo, superando o francês Romain Grosjean (Lotus, 8º).

O britânico Lewis Hamilton, da Mercedes, teve que se contentar com a nova posição, mas se manteve em terceiro lugar do Mundial de pilotos na frente do finlandês Kimi Räikkönen, da Lotus, que chegou em 11º e sequer pontuou.

- Classificação do Grande Prêmio da Itália de Fórmula 1

1. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), 306,720 km em 1h18:33.352

3. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) a 6.350

5. Nico Hülkenberg (ALE/Sauber-Ferrari) a 10.355

7. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari) a 32.329

8. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) a 33.130

9. Lewis Hamilton (GBR/Mercedes) a 33.527

10. Jenson Button (GBR/McLaren-Mercedes) a 38.327

11. Kimi Räikkönen (FIN/Lotus-Renault) a 38.695

12. Sergio Pérez (MEX/McLaren-Mercedes) a 39.765

13. Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) a 40.880

14. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) a 49.085

15. Valtteri Bottas (FIN/Williams-Renault) a 56.827

16. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) a 1 volta

17. Charles Pic (FRA/Caterham-Renault) a 1 volta

18. Giedo van der Garde (HOL/Caterham-Renault) a 1 volta

19. Jules Bianchi (FRA/Marussia-Cosworth) a 1 volta

20. Max Chilton (GBR/Marussia-Cosworth) a 1 volta

Classificação do Mundial de construtores:

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade