PUBLICIDADE

Vettel pode ser campeão no GP dos EUA; veja contas

5 nov 2012 - 09h10
(atualizado às 10h46)
Compartilhar

Terceiro colocado do Grande Prêmio de Abu Dhabi após largar dos boxes, Sebastian Vettel pode ser campeão na próxima etapa da Fórmula 1. Líder do Mundial de Pilotos com 255 pontos contra 245 de Fernando Alonso, o alemão tem a primeira chance de conquistar o título no GP dos Estados Unidos, marcado para Austin em 18 de novembro.

» Confira o resultado do Grande Prêmio de Abu Dhabi de Fórmula 1

» Diferença de Vettel para Alonso cai para 10 pontos; veja classificação

Vettel será campeão nos EUA, por exemplo, se vencer a corrida e Alonso terminar no máximo na quinta posição. O alemão pode conquistar o título ainda se for segundo colocado e o espanhol no máximo nono ou se for terceiro e o rival não pontuar no Circuito das Américas, que estreará no calendário da F1.

Atual bicampeão mundial da categoria, o piloto da Red Bull também poderia conquistar o título no GP do Brasil, que ocorrerá em 25 de novembro. Com 50 pontos em disputa, ele precisa marcar 40 para ser campeão sem depender dos resultados de Alonso, o equivalente a uma vitória e a uma segunda colocação nas duas últimas provas do calendário de 2012.

Em caso de igualdade de pontos, o alemão leva vantagem no principal critério de desempate, já que soma cinco vitórias no ano (nos GPs de Bahrein, Cingapura, Japão, Coreia do Sul e Índia) contra três do adversário (nos GPs de Malásia, Europa e Alemanha).

Apesar da vice-liderança, Alonso também só depende de seus próprios resultados para ser tricampeão mundial. O piloto da Ferrari conquistará o título caso vença as etapas dos EUA e do Brasil.

No último domingo, o espanhol terminou no segundo lugar em Abu Dhabi, um à frente de Vettel, e por isso diminuiu de 13 para dez a vantagem do líder do campeonato. O finlandês Kimi Raikkonen venceu a prova e é o terceiro colocado do Mundial. Com 198 pontos no total, porém, o representante da Lotus não tem mais chances de título.

Veja as contas para definir o título mundial de 2012:

- Vettel será campeão se somar 15 pontos a mais do que Alonso em Austin. Ou seja, se vencer e o rival for no máximo quinto colocado; se for segundo e o rival no máximo nono; se for terceiro e o rival não pontuar.
- Se Vettel conseguir um segundo e um terceiro lugares nas duas últimas provas do ano, só não será campeão se Alonso vencer ambas as corridas.
- Se Vettel conseguir dois terceiros lugares, só não será campeão se Alonso conseguir uma vitória e um segundo lugar.
- Se Vettel não somar mais pontos, será campeão de Alonso fizer no máximo dez devido ao critério de desempate.

- Alonso será campeão se vencer os GPs dos EUA e do Brasil, independentemente dos resultados de Vettel.
- Se Alonso conseguir uma vitória e um segundo lugar, será campeão se Vettel conseguir no máximo 32 pontos.
- Se Alonso conseguir dois segundos lugares, será campeão se Vettel ganhar uma corrida e não pontuar na outra.
- Se Alonso conseguir um segundo e um terceiro lugares, será campeão se Vettel for no máximo segundo colocado em uma corrida e nono na outra.
- Se Alonso conseguir dois terceiros lugares, será campeão se Vettel não somar pontos em uma corrida e for no máximo segundo colocado na outra.

Após GP de Abu Dhabi, apenas Vettel e Alonso têm chances de conquistar Mundial de Pilotos
Após GP de Abu Dhabi, apenas Vettel e Alonso têm chances de conquistar Mundial de Pilotos
Foto: Reuters
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade