2 eventos ao vivo

Vettel triunfa no Bahrein e aumenta vantagem na liderança do Mundial

21 abr 2013
10h52
atualizado às 12h43

O alemão Sebastian Vettel (Red Bull) venceu o Grande Prêmio do Bahrein, disputado na manhã deste domingo. Em uma performance expressiva da Lotus, o finlandês Kimi Raikkonen e o francês Romain Grosjean completaram o pódio da quarta etapa do Mundial de Fórmula 1.

Desta forma, o representante da Red Bull aumenta sua vantagem na liderança do Mundial, já que chega aos 77 pontos ganhos, 10 a mais que Raikkonen. Com 47 pontos, o espanhol Fernando Alonso (Ferrari) cai para o quarto lugar, uma vez que o britânico Lewis Hamilton (Mercedes) já soma 50 pontos.

Com apenas 25 anos, Sebastian Vettel contabiliza 28 vitórias e supera o lendário escocês Jackie Stewart, mais um tricampeão mundial. Kimi Raikkonen, por sua vez, mantém uma regularidade impressionante e termina uma corrida na zona de pontuação pela 22ª vez consecutiva.

Em uma prova sofrível para a Ferrari, Massa terminou no 15º lugar após sofrer danos na asa dianteira e ter dois pneus furados, enquanto Alonso enfrentou problemas na asa móvel e terminou em oitavo. A próxima etapa do Mundial, prevista para o dia 12 de maio, é o Grande Prêmio da Espanha.

A corrida - O alemão Nico Rosberg (Mercedes) conseguiu manter a primeira colocação na largada. O também alemão Sebastian Vettel (Red Bull) chegou a perder o segundo lugar para o espanhol Fernando Alonso (Ferrari), mas tratou de recuperá-lo em seguida.

O brasileiro Felipe Massa (Ferrari), por sua vez, foi ultrapassado pelo escocês Paul Di Resta (Force India) na largada e ficou no quinto posto. Logo na terceira volta, Vettel tomou a liderança de Rosberg, que também acabou superado por Alonso e até por Di Resta.

Os representantes da Ferrari começaram a sofrer problemas na oitava volta, quando a asa móvel de Alonso ficou travada e levou o espanhol aos boxes. Momentos depois, a falha se repetiu e ele precisou retornar à garagem. Dez giros depois, Massa, que já estava com a asa dianteira danificada, teve o pneu traseiro direito furado.Na medida em que Rosberg não conseguiu permanecer na briga pela vitória e sem a concorrência direta da dupla da Ferrari, Vettel aproveitou para pisar fundo e construir uma vantagem segura na liderança. Na metade da corrida, ele era seguido por Di Resta e pelo finlandês Kimi Raikkonen (Lotus).

O inglês Jenson Button e o mexicano Sérgio Perez, companheiros de equipe na McLaren, travaram uma disputa acirrada pela quinta colocação da corrida. Afobado, o piloto recém-contratado pelo time britânico chegou a tocar duas vezes no britânico, que reclamou pelo rádio.

Na 43ª volta, Vettel realizou sua última parada e retornou à pista na liderança de maneira tranquila. Mesmo com a asa traseira móvel danificada, Alonso superou os pilotos da McLaren a 10 voltas do final para assumir a sétima posição. Perez chegou a dar o troco no fiinal e deixou o espanhol em oitavo. Massa, por sua vez, ficou no 15º lugar e teve mais um pneu furado ao longo da prova.

Sem sofrer qualquer tipo de ameaça, Sebastian Vettel conduziu a Red Bull para mais uma vitória, seguido por Kimi Raikkonen. A cinco voltas do final, o francês Romain Grosjean ultrapassou Paul Di Resta e garantiu seu lugar em cima do pódio no Bahrein.

Confira o resultado final do Grande Prêmio do Bahrein:

1: Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - a 1h36min26s945
2: Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) - a 9s1
3: Romain Grosjean (FRA/Lotus) - a 19s5
4: Paul Di Resta (ESC/Force India) - a 21s7
5: Lewis Hamilton (ING/Mercedes) - a 35s2
6: Sérgio Perez (MEX/McLaren) - a 35s9
7: Mark Webber (AUS/Red Bull) - a 37s2
8: Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 37s5
9: Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 41s1
10: Jenson Button (ING/McLaren) - a 46s6
11: Pastor Maldonado (VEN/Williams) - a 1min06s4
12: Nico Hulkenberg (ALE/Sauber) - a 1min12s9
13: Adrian Sutil (ALE/ Force India) - a 1min16s7
14: Valtteri Bottas (FIN/Williams) - a 1min21s5
15: Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 1min26s3
16: Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso) - a 1 volta
17: Charles Pic (FRA/Caterham) - a 1 volta
18: Esteban Gutierrez (MEX/Sauber) - a 1 volta
19: Jules Bianchi (FRA/Marussia) - a 1 volta
20: Max Chilton (ING/Marussia) - a 1 volta
21: Giedo van der Garde (HOL/Caterham) - a 1 volta

Não Completou
Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso)

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
publicidade