0

Vettel vence GP da Europa; Hamilton é 2º e mantém liderança

27 jun 2010
10h44
atualizado às 14h31

O alemão Sebastian Vettel venceu o GP da Europa, disputado neste domingo no circuito de rua em Valência. O piloto da Red Bull largou na primeira colocação e após manter a liderança na largada confirmou com facilidade a vitória. Lewis Hamilton, da McLaren, foi o segundo, enquanto Jenson Button, também da McLaren, chegou em terceiro. O quarto colocado foi o brasileiro Rubens Barrichello, que conseguiu a quarta posição com a Williams.

Assim, Hamilton manteve a primeira colocação do Mundial, agora com 127 pontos. A segunda posição segue com Button, que chegou aos 121. Já o terceiro colocado, agora, é o alemão Vettel, que soma 115 pontos, deixando a quinta colocação e ultrapassando Mark Webber, da Red Bull, quarto, e Fernando Alonso, da Ferrari, agora quinto.

A largada foi boa para os carros da Ferrari. Alonso foi para a terceira colocação, enquanto Felipe Massa pulou para quarto após largar em quinto. A largada foi boa também para Schumacher, que ganhou quatro posições e pulou do 15º para o 11º lugar. O brasileiro Rubens Barrichello, que largou em nono, ganhou duas posições e completou a primeira volta em sétimo.

Quem largou mal foi Webber, que saiu na segunda posição, mas no final da primeira volta estava no nono lugar com a Red Bull. O final de semana não era do australiano, que na volta de número dez tentou a ultrapassagem em cima de Hekki Kovalainen, mas atingiu a traseira da Lotus e decolou, parando somente na barreira de pneus. Apesar do grave acidente, os pilotos nada sofreram.

Com a entrada do safety car na pista, os pilotos foram para os boxes e realizaram as trocas de pneus. A Ferrari se deu mal, pois Alonso voltou em décimo e Massa em 17º. Melhor para Rubens Barrichello, que na relargada apareceu na quinta posição, enquanto Vettel seguiu em primeiro e Hamilton em segundo.

Na segunda colocação, Hamilton foi punido pelos comissários de prova. O motivo da punição foi que o piloto da McLaren ultrapassou o safety car. Assim, o inglês cumpriu um drive-through (passagem pelos boxes) na 26ª volta. Alonso, que estava atrás de Hamilton, viu o ocorrido e pediu providências à Ferrari, que avisou a direção de prova. Mesmo assim, o inglês voltou na segunda posição, pois tinha boa vantagem para o terceiro colocado, o japonês Kobayashi, da BMW Sauber.

O japonês era o único entre os primeiros colocados que ainda não tinha realizado parada para troca de pneus. Kobayashi entrou nos boxes somente na volta 54. Assim, Button foi para terceiro e Barrichello herdou a quarta posição, mas não conseguiu chegar no inglês para disputar uma vaga no pódio.

Confira a classificação do GP da Europa:

1. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 57 voltas
2. Lewis Hamilton (ING/McLaren) - a 5s
3. Jenson Button (ING/McLaren) - a 12s6
4. Rubens Barrichello (BRA/Williams) - a 25s6
5. Robert Kubica (POL/Renault) - a 27s1
6. Adrian Sutil (ALE/Force India) - a 30s1
7. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber) - a 30s9
8. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 32s8
9. Sebastian Buemi (SUI/Toro Rosso) - a 36s2
10. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 44s3
11. Pedro de la Rosa (ESP/Sauber) - a 47s4
12. Vitaly Petrov (RUS/Renault) - a 48s2
13. Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 46s6
14. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) - a 48s2
15. Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 48s8
16. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India) - a 50s8
17. Lucas Di Grassi (BRA/Virgin) - a 1 volta
18. Timo Glock (ALE/Virgin) - a 2 volta
19. Karun Chandhok (IND/Hispania) - a 2 volta
20. Bruno Senna (BRA/Hispania) - a 2 volta
21. Jarno Trulli (ITA/Lotus) - a 4 volta

Deixaram a prova:
Nico Hulkenberg (ALE/Williams) - volta 50
Heikki Kovalainen (FIN/Lotus) - volta 9
Mark Webber (AUS/Red Bull) - volta 9

Volta mais rápida:
Jenson Button (ING/McLaren) - 1min38s766





Vettel chegou a sua segunda vitória na temporada 2010
Vettel chegou a sua segunda vitória na temporada 2010
Foto: AP
Fonte: Redação Terra

compartilhe

publicidade
publicidade