Edições anteriores
Fórmula 1 2005
Fórmula 1 2004
Boletim
Receba as últimas notícias em seu email
Fale Conosco
Mande suas críticas e sugestões. Participe!
Fórmula 1 2006
Quarta, 14 de março de 2007, 14h29 
Alonso inicia missão de levar McLaren de volta ao topo
 
Alan Baldwin
 
 Últimas de Fórmula 1 2006
» Fernandes diz que briga pelo nome Lotus por torcedores
» Indiano conta que passou informações sobre a pista para Webber
» Antes de voltar à rotina de competições, piloto confere evento do qual é padrinho
» Chefe da Ferrari vê lado bom de ter apenas Fernando Alonso na disputa pelo título
Busca
Busque outras notícias no Terra:
O bicampeão mundial Fernando Alonso espera garantir um início de carreira na McLaren bem sucedido com uma vitória no Grande Prêmio da Austrália de domingo, que representa mais do que apenas a primeira prova da temporada.

A Fórmula 1 também está entrando numa nova era que promete ser fascinante após a aposentadoria em outubro do heptacampeão mundial da Ferrari Michael Schumacher, o piloto de maior sucesso na história da categoria.

Alonso trocou a campeã Renault pela McLaren, enquanto o homem a quem ele substituiu, o finlandês Kimi Raikkonen, foi contratado pela equipe italiana como sucessor do ídolo alemão.

O espanhol de 25 anos saiu vitorioso de Melbourne ano passado, quando a corrida foi a terceira do calendário, mas apesar de começar a nova temporada com as expectativas em alta, ele se recusa a fazer qualquer previsão.

Além do troca-troca de pilotos, a Bridgestone agora reina sozinha como única fornecedora de pneus, e o desenvolvimento dos motores foi congelado. Duas das três principais equipes — McLaren e Renault — terão pilotos estreantes no grid.

Os tempos dos testes de pré-temporada sugerem que o equilíbrio das forças mudou, com McLaren e Ferrari à frente da Renault.

"Estou otimista e confiante que poderemos ter um bom resultado. Mas a primeira corrida é sempre diferente, qualquer coisa pode acontecer na Austrália", disse Alonso em entrevista de pré-temporada da McLaren.

"Normalmente vemos alguns resultados surpreendentes, então você nunca sabe. Definitivamente não dá para fazer nenhuma previsão."

TAREFA ÁRDUA

Raikkonen e o brasileiro Felipe Massa, vencedor do último GP do ano passado em São Paulo, devem ser os principais adversários de Alonso.

O espanhol reconheceu que 2007 deve ser o seu ano mais difícil, com a McLaren estreando dois novos pilotos após passar uma temporada sem vitórias pela primeira vez em uma década.

"Acho que o futuro será fantástico para o time, nesta temporada vamos trabalhar duro para vencer, mas certamente esta será a temporada mais desafiadora que teremos juntos", disse Alonso.

Melbourne também verá a aguardada estréia do talento britânico de 22 anos Lewis Hamilton, primeiro piloto negro da Fórmula 1, que foi considerado como provável ganhador de corrida pelo compatriota e ex-campeão mundial Damon Hill.

"É difícil absorver isso e perceber que vou fazer minha estréia na Fórmula 1", disse o piloto de 22 anos.

"Meu irmão e eu sempre jogávamos no computador jogos de Fórmula 1, e agora vou ser um desses carros dos jogos."

"Sempre acordava cedo para assistir ao Grande Prêmio da Austrália, mas desta vez eu vou estar no grid", acrescentou.

A Renault terá o finlandês Heikki Kovalainen fazendo sua estréia ao lado do experiente italiano Giancarlo Fisichella, vencedor de 2005 em Melbourne, mas as chances de uma terceira vitória seguida na Austrália parecem pequenas.
 

Reuters

Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.