Fórmula 1 - 2008

› Esportes › Automobilismo › Fórmula 1 - 2008

Fórmula 1 - 2008

Lewis Hamilton - campeão 2008

Lewis Hamilton - campeão 2008

Apontado com uma das principais revelações da Fórmula 1 dos últimos tempos, o piloto inglês Lewis Hamilton, da equipe McLaren, superou o vexame de 2007, quando perdeu o título mundial na reta final da temporada, para assegurar este ano o seu primeiro título pela categoria.

O rival, desta vez, não foi o finlandês Kimi Raikkonen, da Ferrari - que o superou no último GP do calendário de 2007, no Brasil -, ou o espanhol Fernando Alonso, desafeto e ex-colega de McLaren. Em 2008, o inglês brigou ponto a ponto pelo título com o brasileiro Felipe Massa.

O embate final entre os rivais ocorreu no GP do Brasil. O incentivo da torcida verde-amarela que lotou as arquibancadas de Interlagos não foi suficiente para atrapalhar o inglês, que chegou à etapa decisiva com sete pontos de vantagem e garantiu o título com o sofrido quinto lugar, posição limite para comemorar o título. Massa venceu e por pouco não foi campeão, já que Hamilton estava em sexto até ultrapassar o alemão Timo Glock na última curva.

Hamilton e Massa também tiveram de conviver com disputas fora da pista. Punições como a imposta ao inglês no GP da Bélgica, quando ele perdeu a vitória na prova por fazer uma ultrapassagem irregular em Raikkonen, deixaram o campeonato mais acirrado.

Contudo, Hamilton também precisa reservar parte dos méritos pelo título aos erros da Ferrari. No mais notável deles, no GP de Cingapura, Massa foi autorizado a sair dos boxes enquanto ainda reabastecia o carro e levou a mangueira junto, o que comprometeu o seu desempenho.