Fórmula 1 - 2008

› Esportes › Automobilismo › Fórmula 1 - 2008

Fórmula 1 - 2008

Domingo, 2 de novembro de 2008, 16h48 Atualizada às 23h09

Massa é vice; Brasil mantém jejum de títulos

Desde 20 de outubro de 1991, o Brasil não comemora a conquista de um título do Mundial de Fórmula 1. Felipe Massa foi o piloto do País a chegar mais próximo neste período de 17 anos, mas ficou com o vice-campeonato, neste domingo, em Interlagos.

Veja também:
» Veja fotos do GP do Brasil
» Assista ao vídeo: Hamilton fatura título
» Assista ao vídeo: conheça a trajetória
» Massa vence; Hamilton é campeão
» Veja a classificação final da temporada
» Comente o GP do Brasil

Confira os especiais:
» Baixe wallpaper de Lewis Hamilton
» Veja fotos ampliadas de Hamilton
» Hamilton supera algoz e se torna
o mais jovem campeão da história

» Hamilton deixa trauma para trás e se redime
» Mande mensagem a Hamilton

Massa, 27 anos, chegou à categoria em 2002 como um piloto bem-sucedido em categorias de base, como a F-Renault e a F-3000 Européia, e teve a chance de estrear pela Sauber.

Após três temporadas pela escuderia suíça e um ano como piloto de testes da Ferrari, o jovem brasileiro teve a chance de correr pelo time de Maranello em 2006 como companheiro do alemão Michael Schumacher, mas conseguiu se tornar primeiro piloto apenas neste ano, quando superou o finlandês Kimi Raikkonen, campeão mundial em 2007.

Massa venceu seis corridas nesta temporada e foi o primeiro brasileiro desde Senna, em 1993, a liderar a competição em algum momento do campeonato, mas a Ferrari cometeu uma série de erros que comprometeram a chance de chegar à corrida final com mais chances de ser campeão.

Em Hungaroring, Massa fez uma das melhores largadas da sua carreira ao pular de terceiro para primeiro e dominou a corrida, mas o motor Ferrari quebrou a poucas voltas do fim.

Outro erro ainda mais grave se sucedeu em Cingapura, palco da primeira corrida do ano. Massa largou na pole e liderava quando fez a primeira parada no box. No entanto, um dos componentes da Ferrari errou ao permitir que o brasileiro deixasse o box ao sinalizar verde com o "pirulito" eletrônico, mas ainda era realizado o reabastecimento e o brasileiro acabou atropelando um mecânico e saindo do pit com a mangueira presa ao carro.

Com o erro e uma posterior punição, Massa ficou apenas em 13º lugar em Cingapura e perdendo a chance de somar pontos importantes na competição.

Com o vice, Massa repete o feito de Rubens Barrichello, segundo em 2002 e 2004, mas a diferença é que o primeiro brigou realmente pelo título, enquanto o atual piloto da Honda apenas foi o "segundo melhor" em uma competição dominada pelo ex-companheiro de Ferrari, o alemão Michael Schumacher.

Redação Terra

AP
Com título do britânico Hamilton, Massa mantém jejum para o Brasil na F-1
Com título do britânico Hamilton, Massa mantém jejum para o Brasil na F-1

Enquete

  • Quem é o maior vilão pela perda do título de Massa?
  • Motor Ferrari - GP da Hungria
  • "Pirulito" da Ferrari - GP de Cingapura
  • Timo Glock
  • Busque outras notícias no Terra