PUBLICIDADE

Fórmula Indy

Franchitti vence a 12ª etapa e encosta no líder Power

8 ago 2010 - 18h07
(atualizado às 20h41)
Compartilhar

O escocês Dario Franchitti venceu na tarde deste domingo o GP de Mid-Ohio, a 12ª etapa da Formula Indy. O piloto da Chip Ganassi largou em segundo e chegou à frente do australiano Will Power, o pole position da prova. Na terceira posição ficou o brasileiro Helio Castroneves, seguido pelo canadense Alex Tagliani e pelo neozelandês Scott Dixon.

Franchitti vence GP de Mid-Ohio e encosta no líder Power:

A corrida foi marcada por muitas bandeiras amarelas (cinco, para ser mais preciso), que levaram as emoções para as paradas nos boxes e as relargadas. A primeira parada foi ocasionada quando Justin Wilson e Ernesto Viso se tocaram na volta de número 24.

Todos foram aos boxes e, na saída dos carros, Castroneves, da Pensk, se envolveu numa confusão com o parceiro australiano Ryan Briscoe e o americano Ryan Hunter-Reay. Os pilotos da Penske fizeram praticamente um sanduíche do piloto da casa, que acabou com a suspensão quebrada.

Logo na retomada, Takuma Sato rodou e causou mais uma bandeira amarela. Os destaques desses poucos segundos de bandeira verde ficaram por conta de Franchitti e Helinho, que ultrapassaram Power e Ryan Briscoe. Alex Tagliani não parou e ficou na liderança da prova, que pouco durou após outra bandeira verde, já que Justin Wilson rodou e acabou mais uma vez com o ímpeto dos pilotos.

A prova teve outra relargada na volta 38, essa sem muitas emoções. Na volta 55, Franchitti reassumiu a liderança com o ida de Alex Tagliani aos boxes. Castroneves também fez seu pit stop e conseguiu voltar na frente do canadense, se firmando na terceira posição, atrás de Power e Franchitti.

A partir dali, as posições se mantiveram, com emoções somente nas saídas de pista de Graham Rahal e Francesco Dracone causando a quarta e a quinta bandeira amarela do GP. Com os resultados, Will Power se mantém na liderança do campeonato, tendo a distância para Franchitti reduzida em nove pontos. Seguidos por Dixon, Briscoe e Castroneves, que ultrapassou Ryan Hunter-Reay e assumiu a quinta colocação.

A 13ª da etapa da Indy será realizada 28 de agosto na Califórnia.

Confira a classificação final da corrida:

1º Franchitti (Ganassi)

2º Will Power (Penske)

3º Hélio Castroneves (Penske)

4º Alex Tagliani (Fazzt)

5º Scott Dixon (Ganassi)

6º Ryan Briscoe (Penske)

7º Raphael Matos (De Ferran Dragon)

8º Simona de Silvestro (HVM)

9º Marco Andretti (Andretti) 85

10º Ryan Hunter-Reay (Andretti)

11º Bertrand Baguette (Conquest)

12º Mario Moraes (KV)

13º Alex Lloyd (Dale Coyne)

14º Dan Wheldon (Panther)

15º Vitor Meira (Foyt)

16º J.R. Hildebrand (Dreyer & Reinbold)

17º Tony Kanaan (Andretti)

18º Hideki Mutoh (Newman/Haas)

19º Adam Carroll (AFS/Andretti)

20º Graham Rahal (Newman/Haas)

21º Danica Patrick (Andretti)

22º Francesco Dracone (Conquest)

23º Milka Duno (Dale Coyne)

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade