PUBLICIDADE

Jean Azevedo espera Rally dos Sertões mais disputado em 2014

22 ago 2014 - 08h06
Compartilhar
Exibir comentários
Jean Azevedo é um dos pilotos mais experientes da competição
Jean Azevedo é um dos pilotos mais experientes da competição
Foto: Vipcomm

Poucos pilotos conhecem o Rally dos Sertões como o brasileiro Jean Azevedo, 40 anos, que inicia neste sábado a sua 19ª participação na principal competição off-road do Brasil. O piloto de moto da equipe Honda Mobil, melhor colocado entre os brasileiros na edição passada, prevê uma prova muito mais acirrada neste ano.

O Rally dos Sertões terá largada em Goiânia, no próximo domingo, mas desta vez com a chegada prevista para Belo Horizonte. Em 2013, a prova começou e terminou na capital goiana e teve mais de quatro mil quilômetros percorridos sendo que 2.578 foram cronometrados. Neste ano, a prova será mais enxuta com 1.572 quilômetros de trecho cronometrado de um total de 2.608 de deslocamento.

Para Jean Azevedo, a distância menor da prova em relação a outros anos faz com que a margem de erro dos pilotos seja mínima. Com um trecho cronometrado menor, qualquer erro pode decisivo já que o tempo para recuperação também é mínimo.

“A prova será mais disputada, menos dias, dias mais curtos de quilometragem, então as diferenças entre os pilotos serão menores e com isso fica uma prova mais disputada. Todos os dias você tem que andar a 110%, pois qualquer erro você pode perder um tempo que não conseguirá mais recuperar”, explicou.

Ao todo serão sete etapas entre Goiânia e Belo Horizonte. A prova passará ainda pelas cidades de Caldas Novas-GO, Catalão-GO, Paracatu-MG, São Francisco-MG e Diamantina-MG. Jean Azevedo acredita que a etapa que deve decidir os campeões do Rally dos Sertões será a maratona, quinto e sexto dia de competição.

“Tem uma etapa que se chama maratona que vai ser do quinto para o sexto dia e que não temos manutenção no final do dia. A moto faz um dia de prova (335km cronometrados), chega e fica em um parque fechado onde os mecânicos não têm acesso. No outro dia você larga com ela da mesma forma que chegou no dia anterior, é uma etapa complicada, uma etapa chave”, frisou.

Preparação

Além de todos os cuidados da equipe com a moto e as estratégias de corrida, Jean Azevedo explicou que o preparo físico do piloto é fundamental em uma prova como o Rally dos Sertões. O paulista, de São José dos Campos, contou que teve um bom período de preparação e chega bem para a prova.

“O rali exige muito do piloto, são várias horas por dia em cima da moto, é extremamente desgastante. Se o piloto não está bem fisicamente não consegue aplicar toda técnica em cima da moto para ser rápido. Você estar bem fisicamente para suportar os sete dias é fundamental”, ressaltou.

Cinco vezes campeão da prova (1995, 2000, 2002, 2004 e 2005), Jean Azevedo disse que não sente uma pressão muito grande por ser um dos favoritos. O piloto afirmou que está preparado para fazer uma boa prova e que o título seria uma recompensa gratificante para o bom trabalho que pretende realizar na competição.

“Eu não coloco com essa obrigação, lógico que estou em busca da vitória, já venci a prova cinco vezes na categoria motos, então estou na busca do hexacampeonato. Não sinto o peso, a corrida é muito longa, tem muitas várias, muitos bons pilotos. Vou fazer meu melhor, treinei muito para estar 100%, vou fazer meu trabalho e se chegar com a vitória vou chegar mais feliz”, completou.

Fonte: MEI João Paulo Bezerra Di Medeiros - Especial para o Terra MEI João Paulo Bezerra Di Medeiros - Especial para o Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade