Jornal: Interlagos erra em reforma e vira motivo de chacota
20 jul2011 - 07h52
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A reforma que serviria para melhorar a segurança da Curva do Café, no Autódromo de Interlagos, virou motivo de chacota e críticas. Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, a chicane foi reconstruída com geometria invertida ao sentido da pista. Desta forma, para entrar no local que fica no lado esquerdo da curva, o carro quase teria que parar.
A Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) admite o erro e diz que a responsabilidade é da SPTuris, responsável pelo autódromo da capital paulista. Esta, por sua vez, alega que só fez o que lhe foi pedido. Pilotos e fiscais analisaram a obra na última sexta-feira e vetaram seu uso na prova realizada no último domingo válida pelo Campeonato Brasileiro de Marcas. Desde a morte de Gustavo Sondermann, em acidente em abril, são esperadas mudanças no traçado de Interlagos.
Com três mortes registradas desde dezembro de 2007, Curva do Café se tornou a grande "vilã" recente da história do Autódromo de Interlagos, em São Paulo
Foto: Ivan Pacheco / Terra
Depois de encarar uma pequena subida, pilotos chegam ao trecho com pé cravado, de quinta para a sexta marcha
Foto: Ivan Pacheco / Terra
Do alto, o trecho que os pilotos percorrem até chegar à Curva do Café
Foto: Ivan Pacheco / Terra
Carros sobem reta a toda velocidade, na entrada do agora temido trecho de Interlagos
Foto: Ivan Pacheco / Terra
Na entrada da Curva do Café, o início da proteção de sofwall (à direita, na parte mais acinzentada do muro). Muitos pilotos defendem o aumento da área de escape pelo afastamento dessa proteção em direção às arquibancadas
Foto: Ivan Pacheco / Terra
À esquerda, a chicane desativada desde a prova de MotoGP de 1992; no lado oposto, a cabine de número 17, onde ficam os bandeirinhas da Curva do Café. Muitas vezes, localização dessa sinalização pode se tornar um ponto cego, já que se localiza em uma parte alta do circuito, em relação a subida até a curva
Foto: Ivan Pacheco / Terra
Softwall é feito com aço galvanizado e espuma prensada, para tentar evitar que veículo volte à pista, em caso de choque
Foto: Ivan Pacheco / Terra
À direita, na parte mais esbranquiçada, o local onde Gustavo Sondermann se chocou, antes de ricochetear de volta à pista para sofrer uma batida violenta do piloto Pedro Boesel
Foto: Ivan Pacheco / Terra
No detalhe, o espaço entre o muro e a pista, chamada de área de escape, caso o veículo perca o controle na curva e acabe saindo do asfalto
Foto: Ivan Pacheco / Terra
Atrás da chicane desativada, o trecho que o resgate percorre até a Curva do Café, em caso de acidente
Foto: Ivan Pacheco / Terra
Passado o trecho, pilotos se encaminham para a reta dos boxes, trecho final de Interlagos